Sentidos e significados para a escolha da profissão professora de música: por uma compreensão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0111Parole chiave:
autobiografização, narrativas escritas, experiências vividasAbstract
O objetivo deste trabalho é tornar perceptíveis os sentidos e significados da narrativa de uma estudante de pós-graduação, a fim de compreender como ocorreu sua escolha pela profissão professora de música. Os ensaios autobiográficos, orais e escritos, entendidos como prática de formação e método de investigação foram produzidos durante quinze semanas em uma disciplina do curso de Mestrado em Educação Musical, oferecida durante o ano de 2019. Dez temáticas foram abordadas: escolha da profissão; antecedentes familiares, musicais e educacionais; ser professor e músico; atuação profissional com música; aprendizagem musical; música no contexto escolar; experiências formativas marcantes; experiências com composição e improvisação; experiências com educação musical não formal; e como as experiências musicais se relacionam aos estudos teóricos e às visões epistemológicas de autores das áreas de educação e, especialmente, de educação musical. Para apresentar a história da estudante, uma série de cortes foi realizada para permitir olhar sua trajetória para além do percurso biográfico. A pergunta que norteou esta pesquisa foi: qual o caminho trilhado por ela para decidir pela profissão professora de música? Ao interpretar as narrativas, foram destacadas as relações entre as dimensões pessoais e profissionais que conduziram suas escolhas de formação, assim como os processos de mudança que se refletem em sua história de vida. Os eixos selecionados para discussão foram: os primeiros anos escolares, as experiências musicais e de formação e a decisão pela educação musical. É uma história singular que pretende, acima de tudo, ser educativa.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABREU, Delmary. O FAEM como espaço de formação em educação musical: uma investigação-formação a partir de memoriais de mestrandos da UnB. Revista da ABEM, Londrina, v. 25, n. 38, p. 89-104, 2017a. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/655. Acesso em: 18 ago. 2020.
ALMEIDA, Jéssica. Biografia músico-educativa: produção de sentidos em meio à teia da vida. 2019. 368 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.
ARANGO, Gabriel Jaime Murillo. La investigación biográfico-narrativa en educación en Colombia siglo XXI. Tesis (Doctorado) – Facultad de Educación, Universidad de Antioquia, Medellín, 2016.
BACH JÚNIOR, Jonas. A Pedagogia Waldorf como educação para a liberdade: reflexões a partir de um possível diálogo entre Paulo Freire e Rudolf Steiner. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
BOLÍVAR, António Botía. “¿De nobis ipsis silemus?”: Epistemología de la investigación biográfico-narrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 4, n. 1, 2002. Disponível em: http://redie.uabc.uabc.mx/vol4no1/contenido-bolivar.html. Acesso em: 3 mar. 2021.
BORÉM, Fausto; ARAÚJO, Fabiano. Hermeto Pascoal: experiência de vida e a formação de sua linguagem harmônica. Per Musi, Belo Horizonte, n. 22, p. 22-43, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pm/a/mNYpgJT3xRKRFpvJmDNsZwh/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 abr. 2021.
BORGES, Rodrigo; PÁDUA, Mônica de. Política, dialogismo e historicidade em Clube da Esquina no.2, de Lô Borges, Milton Nascimento e Márcio Borges: análise do discurso poético-musical a partir de reflexões de Foucault. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 29., 2019, Pelotas. Anais [...]. Pelotas: ANPPOM, 2019. Música e Interculturalidade, v. 29. Disponível em: https://anppom.org.br/congressos/anais/v29/. Acesso em: 31 jan. 2022.
COSTA-LIMA NETO, Luiz. O cantor Hermeto Pascoal: os instrumentos da voz. Per Musi, Belo Horizonte, n. 22, p. 44-62, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pm/a/G4RLyxmWV4qPsDbqwtpLyDc/?lang=pt. Acesso em: 6 mar. 2020.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, p. 523-740, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5JPSdp5W75LB3cZW9C3Bk9c/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 fev. 2020.
DINIZ, Sheyla Castro. “Nuvem cigana”: a trajetória do Clube da Esquina no campo da MPB. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – UNICAMP, Campinas, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GADOTTI, Moacir. Paulo Freire e a educação popular. Revista Proposta, n. 113, p. 21-27, 2007. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/2886. Acesso em: 23 mar. 2021.
GONTIJO, Millena Brito Teixeira. O movimento (auto) biográfico no campo de Educação Musical no Brasil: um estudo a partir de teses e dissertações. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
HERNÁNDEZ, Fernando. Poner en cuestión el significado de “generar conocimiento” en la investigación educativa de carácter biográfico. In: LOPES, Amélia; HERNÁNDEZ, Fernando; SANCHO GIL, Juana Maria; RIVAS FLORES, José Ignacio (coord.). Histórias de vida em educação: a construção do conhecimento a partir de histórias de vida. Barcelona: Universitat de Barcelona. Dipòsit Digital, 2013. p. 14-25.
JULIÃO, Rafael. Encontros, imagens e cruzamentos no álbum Clube da Esquina (1972). Criação & Crítica, n. 28, dez. 2020. Disponível em: http://revistas.usp.br/criacaoecritica. Acesso em: 2 fev. 2022.
LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 mar. 2020.
MADEIRA, Ana Ester Correia; MARQUES, Mônica Luchese; PEDROLLO, Silani; MATEIRO, Teresa. Pesquisa (auto)biográfica em educação musical: análise da construção do conhecimento em teses e dissertações. In: CONGRESSO
NACIONAL DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 25., 2021, Mato Grosso do Sul [On-line]. Anais [...]. Mato Grosso do Sul: UFMS, 2021. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v4/papers/975/public/975-4019-1-PB.pdf. Acesso em: 2 fev.2022.
MARQUES, Mônica Luchese; PEDROLLO, Silani; MADEIRA, Ana Ester Correia. Neologismos entre educação musical e pesquisa (auto)biográfica. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 25., 2021. Anais [...]. A educação musical brasileira e a construção de um outro mundo. [S. l.]: ABEM, 2021. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v3/index.html. Acesso em: 2 fev. 2022.
MATEIRO, Teresa. Ensinar música: ocupação individual ou profissão aprendida? In: SILVA, Helena Lopes; ZILLE, José Antônio Baêta (org.). Música e Educação. Barbacena: EdUEMG, 2015. p. 171-187. Disponível em: https://editora.uemg.br/images/livros-pdf/catalogo-2015/2015_MUSICA_E_EDUCACAO_SERIE_DIALOGOS_COM_O_SOM_VOL_2.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.
MATEIRO, Teresa. Produção Acadêmica sobre Formação Docente em Educação Musical. In: SCHAMBECK, Regina; FIGUEIREDO, Sérgio; BEINECKE, Viviane (org.). Processos e Práticas em Educação Musical: formação e pesquisa. Belo Horizonte: Fino Traço, 2019. p. 267-281.
PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8697. Acesso em: 20 ago. 2021.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativa, experiencia y reflexión auto-biográfica: por una epistemología del sur en educación. In: MURILLO ARANGO, Gabriel Arango (comp.). Narrativas de experiencia em educación y pedagogía de la memoria. Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras, 2015. p. 69-88.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Reflexividade narrativa e poder auto(trans)formador. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 44, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8018. Acesso em: 12 out. 2021.
PEDROLLO, Silani; MATEIRO, Teresa; MARQUES, Mônica Luchese; MADEIRA, Ana Ester Correia. Pesquisas (auto)biográficas: abordagens metodológicas na produção acadêmica em Educação Musical. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 25., 2021, Mato Grosso do Sul [On-line]. Anais [...]. Mato Grosso do Sul: UFMS, 2021. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v4/papers/975/public/975-4019-1-PB.pdf. Acesso em: 2 fev. 2022.
PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Ensino Superior em Música, colonialidade e currículos. Revista Brasileira de Educação, v. 25, e250054, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5xrpGmgvKpQ8tfrMgb4cLyt/?lang=pt. Acesso em: 31 jan. 2022.
SANCHO, Juana María; HERNÁNDEZ, Fernando. Las historias de vida y las experiencias del profesorado ante los cambios. In: SANCHO, Juana María (coord.). Con voz propia. Los cambios sociales desde la experiencia de los docentes. Barcelona: Ediciones Octaedro, 2011. p. 8-23.
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Teresa Mateiro, Giulliana Audrá
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.