Pensamento Composicional Dialógico de Cada Ano Sem Debussy: dez versos sobre o seu nome

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DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405012020260

Parole chiave:

Dialogismo musical, Enunciado musical, Composição, Citação, Bakhtin

Abstract

Este artigo investiga as relações dialógicas presentes no processo composicional da peça orquestral Cada ano sem Debussy: dez versos sobre o seu nome (2019). Busca, à luz do dialogismo bakhtiniano, refletir sobre composição e os conceitos de enunciado e dialogismo musical. Apoiado em três conceitos de dialogismo (FIORIN, 2016) – constitutivo, mostrado e entre sujeitos –, examina como a peça musical pode ser enfocada sob essas perspectivas. Para isso, a análise ressalta a interatuação entre o material próprio e o de outrem empregados na composição. Conclui que, frente a um pensamento composicional dialógico, as propostas de Bakhtin podem ser ferramentas eficazes de investigação.

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Biografia autore

Felipe Mendes Vasconcelos, Universidade Federal de Minas Gerais

doutor em Música pela UFMG (bolsista Capes) orientado pelo prof. dr. Oiliam Lanna e mestre em Música pela UFRGS (bolsista CNPq) orientado pelo prof. dr. Celso Chaves. Atuou como professor auxiliar na Fames e como professor substituto na UFMG. Primeiro lugar no Concurso Nacional de Composição “Guerra-Peixe: 100 anos”. Primeiro lugar no “4º Concurso Latinoamericano de Composición Electroacústica y Electrónica Gustavo Becerra Schmidt”. Tem se dedicado à composição musical e à pesquisa em Música. Atualmente trabalha como regente e professor.

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Pubblicato

2020-10-18

Come citare

VASCONCELOS, Felipe Mendes. Pensamento Composicional Dialógico de Cada Ano Sem Debussy: dez versos sobre o seu nome. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2020. DOI: 10.5965/2525530405012020260. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17670. Acesso em: 22 nov. 2024.