Rascunho: a presença do papel, da escuta e do tempo
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530405012020230Parole chiave:
Canto de pássaro, Simondon, composição musical, processo de criaçãoAbstract
Neste texto, que segue em fluxo de vai e vem, quase metáfora do processo composicional que narra, faço um apanhado de procedimentos composicionais recorrentes em meu trabalho de criação e que tem por ponto de partida o canto dos pássaros e modelos simples como princípio de gênese ritmo-melódica e mesmo harmônica. Em sua parte central, apresento a fundamentação teórica em uma leitura poética (relacionada não à filosofia ou
teorias, mas a modelos de criação), com base na alagmática proposta por Gilbert Simondon em seu L’individuation à la lumière des notions de forme et d’information e no conjunto de aulas reunidas no livro Imagination et Invention. Busco deste modo pensar a continuidade musical entre heterogêneos por consistência local, em alternativa à noção tradicional de unidade lógica e ideal entre homogêneos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AGAWU, K. Representing African Music. Nova York: Routledge, 2003.
AROM, Simha. Une méthode pour la transcription de polyphonies et polyrythmies de
tradition orale. Revue de musicologie, Paris, Société française de Musicologie, v. 59, n.
, 1973.
BERGSON, H. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 1990 [1939].
BERRY, Wallace. Structural Functions in Music. Englewood Cliffs: Dover, 1987.
BONAFÉ, Valéria M. Estratégias composicionais de Luciano Berio a partir de uma análise da Sonata per Pianoforte (2001). Dissertação (Mestrado em música) – Escola de Comunicações e Arte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
BOULEZ, Pierre. Points de repère I: imaginer. Paris: Christian Bourgois, 1995.
CAMPILLO, Antonio. Aión, Chrónos y Kairós (la concépcion del tiempo en la Grecia Clássica). La(s) Otra(s) Historia(s),
Bergara, Departamento de Historia UNED, n. 3, 1991.
CASTELLANI, Felipe Merker. Textura-Figura-Gesto: O dinamismo processual na composição contemporânea. In: ENCONTRO DE TEORIA E ANÁLISE MUSICAL UNESPUSP-UNICAMP, 2., 2011, São Paulo. Anais […]. São Paulo: Unesp, 2011. p. 188-199.
CASTRO, Eduardo Viveiros. Araweté, os deuses canibais. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mille Plateaux. Paris: Minuit, 1980.
DELEUZE, Gilles. Aula de 20 de abril de 1982. Disponível em: http://webdeleuze.com.fr/archive.
DELEUZE, Gilles. Cinema 1: l’image mouvement. Paris: Minuit, 1983.
DUNSBY, Jonathan. Considerations of Texture. Music & Letters, Oxford University Press, v. 70, n. 1, p. 46-57, feb. 1989.
FERRAZ, S. Análise e percepção textural: Peça VII, de 10 Peças para de Gyorgy Ligeti. Cadernos de Estudo: Análise Musical, São Paulo, Através, n. 3, p. 68-79, 1990.
FERRAZ, S. Kairos: ponto de ruptura. OuvirOUver, Uberlândia, UFU. v. 11, n. 1, p. 34-52, 2015.
FERRAZ, S. Páginas sobre tempo e espaço na composição musical (caderno amarelo espiral). In: XAVIER, Jussara et al. (org.). Tubo de Ensaio: Composição [Interseções + Intervenções]. 1. ed. Florianópolis: Instituto Meyer Filho, 2016.
FRISCH, Johan Dalgas. Vozes da Amazônia. São Paulo: Hifi-Sabiá, 1963. 1 disco vinil, 33rpm, estereofônico.
KLEE, Paul. La Pensée Créatrice. Paris: Dessain et Tolra, 1980.
KRAMER, Jonathan. The time of music. New York: Schirmers, 1988.
LACERDA, Marcos. Música Instrumental no Benim. São Paulo: Edusp. 2014.
LIGETI, G. Neuf essais sur la musique. Genève: Contrechamps, 2001.
MÂCHE, F.-Bernard. Musique, mythe, nature ou les Dauphins d’Arion. Paris: Klincksieck, 1986.
McDERMOTT, J. H.; SIMONCELLI, E. P. Sound texture perception via statistics of the auditory periphery: evidence from sound synthesis. Neuron, v. 71, n. 5, 2011.
PICASSO, Pablo. Propos sur l’art. Paris: Gallimard, 1998.
RUWET, Nicolas. Méthode d’Analyse en Musicologie. Revue Belge de Musicologie / Belgisch Tijdschrift voor Muziekwetenschap, v. 20, n. 1/4, 1966.
SIMONDON, Gilbert. L’individuation à la lumière des notions de forme et d’information. Grenoble: Millon, 2005.
SIMONDON, Gilbert. Imagination et Invention (1965-1966). Paris: Editions de la Transparence, 2008.
SOLOMOS, Makis. De la musique au son. L’émergence du son dans la musique des XXe-XXIe siècles. Paris: Presses Universitaires de Rennes, 2013.
STOÏANOVA, Ivanka. Luciano Berio, Chemins en musique. Paris: Richard-Masse, 1985.
STRAVINSKY, I. The Rite of spring: Sketches 1911-1913. Nevers: Boosey & Hawkes, 1969.
VIELLIARD, Jacques. Cantos de aves do Brasil. Campinas: Unicamp, CNPq e SBO, 1995. 1 CD, estereofônico.
VON UEXKHÜLL, Jakob. Milieu animal et milieu humain. Paris: Payot, 2010 [1956].
VUYLSTEKE, Michel. Musiques traditionnelles vivantes. n5. Paris: RTF. 1970. 1 disco vinil, 33rpm mono.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 ORFEU
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.