A modelagem digital do timbre da viola caipira como fundamento para a composição de Bestiário III

Autori

  • Rodolfo Nogueira Coelho de Souza USP
  • Guilherme Henrique Santos da Costa

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530404012019166

Parole chiave:

Viola Caipira, Modelagem Física, Csound, Síntese Karplus-Strong, Música Eletroacústica Mista

Abstract

Numa perspectiva parcial, este é um relato de experimentos que visa a produzir a síntese de sons semelhantes aos da viola caipira, empregando variações do método Karplus-Strong. Esse método de síntese sonora baseia-se em filas de atraso (delay-lines) e implementa o modelo de guias de onda (waveguides). Nesse sentido trata-se de um estudo de modelagem física no sentido clássico. As variantes desenvolvidas tiveram como ponto de partida os algoritmos de Lazzarini et al. (2016) e Mikelson (2000). Numa perspectiva ampliada, o estudo buscou incorporar ao modelo simulações de outras características acústicas do instrumento, como o choque de cordas duplas, os componentes modais, os formantes e a ressonância do corpo do instrumento. O algoritmo híbrido resultante incorporou uma variedade de outros métodos, como a síntese por soma de ondas senoidais e resíduo de ruído de Serra (1997) e a técnica FOF descrita por Clarke (2000). A pesquisa de Paiva (2017) forneceu os valores experimentais usados na parametrização desse modelo. Os resultados foram aplicados na composição de Bestiário III para violão e sons eletrônicos gerados com esse modelo da viola caipira. A matriz de alturas e as proporções de complexos rítmicos foram livremente inspiradas na análise espectral da viola por Paiva (2017).

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

COELHO DE SOUZA, R. The use of Brazilian folk instrument sounds in a concerto for computer and orchestra. Organised Sound. v. 10, p.31-36. 2005.

COELHO DE SOUZA, R. Um modelo de kalimba em Csound usado em O Livro dos Sons. Música Hodie, v. 11, p.87-102. 2011.

COELHO DE SOUZA, R. Harmonic perception and voice leading spaces of set classes related by unordered interval classes. Musica Theorica v. 3, n. 2, p.46-85. 2019.

CLARKE, M. FOF and FOG Synthesis in Csound. In: BOULANGER, R. (ed.). The Csound Book: perspectives in software synthesis, sound design, signal processing and programming. Cambridge, MA: The MIT Press. 2000.

CORRÊA, R. N. Viola caipira: das práticas populares à escritura da arte. Tese de doutorado em Musicologia. Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo. São Paulo. 2014.

DE POLI, G.; ROCCHESSO, D. Physically based sound modelling. Organised Sound v. 3, n. 1, p.61-76. 1998.

FLETCHER, N; ROSSING, T. The Physics of Musical Instruments. 2 ed. New York: Springer. 1998.

HENRIQUE, L. L. Instrumentos Musicais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 2004.

KARPLUS, K.; STRONG, A. Digital synthesis of plucked string and drum timbres. Computer Music Journal, v. 7, n. 2. 1983.

KELLER, D.; FERNEYHOUGH, B. Analysis by modeling: Xenakis’s ST/10-1 080262. Journal of New Music Research, v. 33, n. 2, p.161-171. 2004.

LAZZARINI, V; YI, S.; FFITCH, J.; HEINTZ, J.; BRANDTSEGG, O.; McCURDY, I. Csound: a sound and music computing system. Cham, Switzweland: Springer. 2016.

LOY, G. 2007. Musimathics: the mathematical foundations of music, v. 2. Cambridge, MA: The MIT Press. 2007.

MIKELSON, H. Mathematical modeling with Csound: from waveguides to caos. In: BOULANGER, R. (ed.). The Csound Book: perspectives in software synthesis, sound design, signal processing and programming. Cambridge, MA: The MIT Press. 2000.

PAIVA, G. O. Vibroacoustic characterization and sound synthesis of the viola caipira. Tese de doutorado - Faculdade de Engenharia Mecânica. UNICAMP. Campinas. 2017.

SERRA, X. Musical sound modeling with sinusoids plus noise. In: ROADS, C. (ed.). Musical Signal Processing. Lisse: Swets & Zeitlinger. 1997.

SMITH III, J. O. Physical Audio Signal Processing: for virtual musical instruments and digital audio effects. Stanford: W3K Publishing. 2010.

Pubblicato

2019-09-11

Come citare

SOUZA, Rodolfo Nogueira Coelho de; COSTA, Guilherme Henrique Santos da. A modelagem digital do timbre da viola caipira como fundamento para a composição de Bestiário III. Orfeu, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 166–183, 2019. DOI: 10.5965/2525530404012019166. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530404012019166. Acesso em: 19 mag. 2024.