Cantando com as comilanças
DOI :
https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0301Mots-clés :
vocalise, coral infantil, canção infantil, voz infantilRésumé
Este trabalho descreve e analisa a obra “Cantando com as comilanças”, sob o ponto de vista de suas contribuições para o campo da literatura do desenvolvimento músico-vocal infantil. Nesse sentido, nos treze exercícios vocais, criados por Juliana Melleiro, identificam-se suas características composicionais, bem como seus objetivos técnicos vocais, quais sejam: expandir a extensão vocal das crianças, explorar os ressonadores faciais, desenvolver diferentes zonas de articulação textual e possibilitar a flexibilidade vocal.
Téléchargements
Références
CHAN, Thelma. Divertimentos de corpo e voz. São Paulo: T. Chan, 2001.
DWYER, Ruth. Harmony in Sequence. In: LECK, Henry; JORDAN, Flossie. Creating Artistry Through Choral Excellence. 1 ed. Milwaukee: Hal Leonard, 2009.
GOULART, Diana; COOPER, Malu. Por todo canto: exercícios de técnica vocal para o canto popular. Rio de Janeiro: D. Goulart, 2000.
MARSOLA, Mônica; BAÊ, Tutti. Canto uma expressão: Princípios básicos de técnica vocal. São Paulo: Irmãos Vitale, 2001.
RHEINBOLDT, Juliana Melleiro; SINI, Jefferson; CAVALLARI, Karelin. Cantando com as comilanças. Campinas: Ed. dos Autores, 2023.
SCHNAPPER, Laure. Ostinato. In: SADIE, Stanley (Ed.). The New Groove: Dictionary of music and musicians. 2ed., vol. 18. New York: Oxford University Press, 2001.
ZANDER, Oscar. Regência coral. Porto Alegre: Movimento/Instituto Estadual do Livro, 1979.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Débora Andrade 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .