Cantando com as comilanças
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0301Palabras clave:
vocalise, coral infantil, canção infantil, voz infantilResumen
Este trabalho descreve e analisa a obra “Cantando com as comilanças”, sob o ponto de vista de suas contribuições para o campo da literatura do desenvolvimento músico-vocal infantil. Nesse sentido, nos treze exercícios vocais, criados por Juliana Melleiro, identificam-se suas características composicionais, bem como seus objetivos técnicos vocais, quais sejam: expandir a extensão vocal das crianças, explorar os ressonadores faciais, desenvolver diferentes zonas de articulação textual e possibilitar a flexibilidade vocal.
Descargas
Citas
CHAN, Thelma. Divertimentos de corpo e voz. São Paulo: T. Chan, 2001.
DWYER, Ruth. Harmony in Sequence. In: LECK, Henry; JORDAN, Flossie. Creating Artistry Through Choral Excellence. 1 ed. Milwaukee: Hal Leonard, 2009.
GOULART, Diana; COOPER, Malu. Por todo canto: exercícios de técnica vocal para o canto popular. Rio de Janeiro: D. Goulart, 2000.
MARSOLA, Mônica; BAÊ, Tutti. Canto uma expressão: Princípios básicos de técnica vocal. São Paulo: Irmãos Vitale, 2001.
RHEINBOLDT, Juliana Melleiro; SINI, Jefferson; CAVALLARI, Karelin. Cantando com as comilanças. Campinas: Ed. dos Autores, 2023.
SCHNAPPER, Laure. Ostinato. In: SADIE, Stanley (Ed.). The New Groove: Dictionary of music and musicians. 2ed., vol. 18. New York: Oxford University Press, 2001.
ZANDER, Oscar. Regência coral. Porto Alegre: Movimento/Instituto Estadual do Livro, 1979.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Débora Andrade

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
 
							




 Este site está licenciado sob uma licença
 Este site está licenciado sob uma licença 