A Criação musical em estúdio: da produção pop à música experimental

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0203

Mots-clés :

música pop, análise musical, composição, criação musical

Résumé

Este trabalho apresenta um estudo sobre a criação musical feita em estúdios por meio da mediação tecnológica, com foco nas práticas aplicadas à canção popular e na utilização do computador como ferramenta criativa. Assim, objetiva-se compreender as principais técnicas de criação e manipulação sonoras utilizadas neste contexto, a fim de aplicá-las em processos de criação experimentais. Para isso, foi feito um apanhado histórico das principais mudanças tecnológicas do século XX e início do século XXI que impactaram o pensamento composicional do período, somando-se à análise dos processos criativos do álbum "When We All Fall Asleep, Where Do We Go?" da cantora Billie Eilish, abordando aspectos da criação musical em home studio. Utilizou-se como recurso metodológico para as análises depoimentos e entrevistas dos compositores, além de revisões bibliográficas de produções acadêmicas que abordem a temática. Por fim, é apresentado o relato composicional da peça para violoncelo intitulada "UCO", que foi concebida pelos autores a partir das análises realizadas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ingrid Mayumi Yamazato de Souza, Federal University of Mato Grosso do Sul

Ingrid Yamazato é compositora licenciada em Música pela UFMS e mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens da mesma universidade, sob orientação do Dr. William Teixeira.

William Teixeira da Silva, Federal University of Mato Grosso do Sul

William Teixeira é Professor Adjunto no Curso de Música da UFMS (desde 2016) e Pesquisador Visitante (Fulbright Junior Faculty 2022/2023) da Harvard University. Bacharel em música com habilitação em violoncelo pela UNESP (2012), Mestre em música pela UNICAMP (2014) e Doutor em música pela USP (2017). 

Références

ABLETON. Ableton Reference Manual: Session View. Berlin. Disponível em: https://www.ableton.com/en/manual/session-view/. Acesso em: 10 nov. 2021.

AWAL. SPACES: Inside the Tiny Bedroom Where FINNEAS and Billie Eilish Are Redefining Pop Music. [S. l.], 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZBJ914ha6LQ. Acesso em: 18 jun. 2021.

BARROW, T; NEWBY, J. Inside the Music Business: Career Builders Guides. 1. ed. Londres: Routledge, 2003.

BARTEL, Dietrich. Musica Poetica: Musical-Rhetorical Figures in German Baroque Music. Lincoln: University of Nebraska Press, 1997.

BON IVER. Bon Iver - 22, A Million Press Conference. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=eNqCVfC4oj4&t=1108s>. Acesso em: 24 abr. 2021.

CACERES, Guillermo; FERRARI, Lucas; PALOMBINI, Carlos. “A Era Lula/Tamborzão política e sonoridade”. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 58, p. 157-207, 2014.

CHION, Michel. La Musique Electroacoustique. Paris: Presses Universitaires de France, 1982.

CINQUEMANI, Sal. Patrick Leonard Talks Madonna, Leonard Cohen, and Bring the Circus Home. Slant Magazine. 2018. Disponível em: https://www.slantmagazine.com/music/interview-patrick-leonard-talks-madonna-leonard-cohen-and-instagram-fame. Acesso em: 20 abr. 2021.

COPPERMAN, Joshua. Rob Kinelski Talks Mixing For Billie Eilish, Working With Young Artists, and Keeping His Approach Simple. Billboard. 2019. Disponível em: https://www.billboard.com/articles/columns/pop/8512952/rob-kinelski-billie-eilish-engineer-interview. Acesso em: 10 jun. 2021.

EILISH, Billie. A Snippet into Billie's Mind - xanny. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ms5yMta2p9A. Acesso em: 17 jun. 2021.

EILISH, Billie. A Snippet into Billie’s Mind - bury a friend. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kvo_R9eKpVc. Acesso em: 17 jun. 2021.

EMERIC, Geoff; MASSEY, Howard. Here, There and Everywhere: My Life Recording the Music of the Beatles. 1. ed. Nova York: Gotham Books, 2007.

EMMERSON, Simon. Music, Electronic Media and Culture. Londres: Ashgate, 2000.

FREITAS, C. F. S. O home studio e o novo mercado musical: Monografia (Especialização em Sociologia da Educação e da Cultura) - Faculdade Unyleya. 1. ed. São Paulo: SP, 2017.

GUMBLE, Daniel. 'It’s important you can trust your ears': Catching up with Billie Eilish's Grammy-winning mastering engineer John Greenham. Pro Sound Network. 2020. Disponível em: https://www.prosoundnetwork.com/international/john-greenham. Acesso em: 10 jun. 2021.

HARDING, Charles; SLOAN, Nate. Switched On Pop: How Popular Music Works and Why it Matters. 1. ed. Nova York: Oxford University Press, 2020.

HOWELL, Steve. The Lost Art Of Sampling: Part 1. Sound on Sound. 2005. Disponível em: https://www.soundonsound.com/techniques/lost-art-sampling-part-1. Acesso em: 1 abr. 2021.

IAZZETTA; A, F. importância dos dedos para a música feita nas coxas.: In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MUSICA, 15. 15. ed. Rio de Janeiro: Anppom, 2005. p. 1238-1245.

JENKINS, Craig. Inside the Making of Billie Eilish's When We All Fall Asleep, Where Do We Go?. Vulture. 2019. Disponível em: https://www.vulture.com/2019/04/the-making-of-billie-eilish-when-we-all-fall-asleep.html. Acesso em: 17 jun. 2021.

KING, Ashley. Billie Eilish's Bedroom Studio Costs Less Than $3,000 — What’s Your Excuse? Digital Music News. 2020. Disponível em: https://www.digitalmusicnews.com/2020/01/30/billie-eilish-bedroom-studio/. Acesso em: 17 jun. 2021.

MARTIN, George. Paz, Amor e Sgt. Peppers. Rio de Janeiro: Sonora Editora, 2021.

MANNING, Peter. Electronic and Computer Music. 3. ed. Nova York: Oxford University Press, 2004.

MCNAMEE, David. Hey, what’s that sound: Sampler. The Guardian. 2009. Disponível em: https://www.theguardian.com/music/2009/sep/28/whats-that-sound-sampler. Acesso em: 1 abr. 2021.

MONTEIRO, Adriano; BONDUKI, Said. Compositional influences in Jonchaies from La Légende d'Eer. In: Xenakis: The Electroacustic Music, 2012.

MOORE, Steve. The Truth About the Music Business: A Grassroots Business and Legal Guide. 1. ed. Boston: Artist Pro, 2005.

MOOREFIELD, Virgil. The Producer as Composer: Shaping the Sound of Popular Music. 1. ed. Cambridge: MIT Press, 2010.

PHILLIPS, Noel. A perigosa moda de se tomar remédio contra ansiedade como droga recreativa. [S. l.], 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-43310964. Acesso em: 17 jun. 2021.

PITCHFORK. FINNEAS Explains How He Builds Songs For Billie Eilish | Critical Breakthroughs | Pitchfork. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FsSkRjgjFvU>. Acesso em: 17 jun. 2021.

REED, Ryan. Hear Billie Eilish’s Pensive New Song 'When the Party’s Over'. Rolling Stone. 2018. Disponível em: https://www.rollingstone.com/music/music-news/billie-eilish-new-song-when-the-partys-over-739034/. Acesso em: 17 jun. 2021.

REID, Gordon. Mellotron MkVI. Sound on Sound. 2002. Disponível em: https://www.soundonsound.com/reviews/mellotron-mkvi. Acesso em: 23 mar. 2021.

ROLI. 5D Touch on the Seaboard RISE. [S. l.], 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Q6bvRj4GTQ4. Acesso em: 17 jun. 2021.

ROLLING STONE. Billie Eilish and Finneas Break Down Her Hit Song 'Bad Guy'. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kpx2-EMfdbg. Acesso em: 12 fev. 2021.

SAVAGE, Steve. Mixing and Mastering in the Box: The Guide to Making Great Mixes & Final Masters on Your Computer. 1. ed. Nova York: Oxford University Press, 2014.

SAVAGE, Steve. The Art of Digital Audio Recording: A Practical Guide for Home and Studio. 1. ed. Nova York: Oxford University Press, 2011.

SLOAN, Nate; HARDING, Charlie. Switched on Pop: How Popular Music Works, and Why It Matters. Oxford: Oxford University Press, 2019.

SMITH, Thomas. Billie Eilish – 'When We All Fall Asleep, Where Do We Go?' review. NME. 2019. Disponível em: <https://www.nme.com/reviews/billie-eilish-album-review-when-we-all-fall-asleep-where-do-we-go-2467653>. Acesso em: 17 jun. 2021.

SONIXINEMA. Walkthrough - Contemporary Soloists: Cello. [S. l.], 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4oLEcSWo4dA&ab_channel=Sonixinema. Acesso em: 10 nov. 2021.

SOUNDCLOUD. The Mastering Show #70 - Mastering Billie Eilish - Loudness versus Art. Disponível em: <https://soundcloud.com/themasteringshow/70-billie-eilish>. Acesso em: 10 jun. 2021.

THE TONIGHT SHOW STARRING JIMMY FALLON. Finneas Reveals Everyday Sounds Hidden in "Bury a Friend" and "Bad Guy". Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=I-zeJRjP6xA>. Acesso em: 17 jun. 2021.

TINGEN, Paul. Inside Track: Billie Eilish 'Bad Guy'. Sound on Sound. 2019. Disponível em: <https://www.soundonsound.com/techniques/inside-track-billie-eilish-bad-guy>. Acesso em: 10 jun. 2021.

WAZLAWICK, Raul Sidnei. História da computação. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

WETMORE, Brendan. Billie Eilish Talks Teen Substance Abuse and Grief. Papermag. 2019. Disponível em: https://www.papermag.com/billie-eilish-xanny-2634481923.html?rebelltitem=3#rebelltitem3. Acesso em: 17 jun. 2021.

WHITE, Paul. Q. What exactly is comb filtering?. [S. l.], 2013. Disponível em: https://www.soundonsound.com/sound-advice/q-what-exactly-comb-filtering. Acesso em: 9 nov. 2021.

WILLEN, Claudia. Billie Eilish says the only reason she began wearing baggy clothes was because 'I hated my body'. Insider. 2020. Disponível em: https://www.insider.com/billie-eilish-hated-body-baggy-clothes-reason-dazed-interview-2020-4. Acesso em: 8 jun. 2021.

ZEMLER, Emily. Watch Billie Eilish Team Up With Alicia Keys for 'Ocean Eyes' on 'Corden'. Rolling Stone. 2019. Disponível em: https://www.rollingstone.com/music/music-news/billie-eilish-alicia-keys-ocean-eyes-duet-924577/. Acesso em: 17 jun. 2021.

Téléchargements

Publiée

2023-10-20

Comment citer

SOUZA, Ingrid Mayumi Yamazato de; SILVA, William Teixeira da. A Criação musical em estúdio: da produção pop à música experimental. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0203, 2023. DOI: 10.5965/2525530408012023e0203. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/24168. Acesso em: 25 nov. 2024.