O que os professores podem aprender com os músicos populares?
DOI :
https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0401Mots-clés :
educação musical escolar, aprendizagem musical informal, música popularRésumé
Esta é uma tradução da entrevista que Lucy Green deu a Flávia Narita no Instituto de Educação, em Londres, em 2011. A escolha de traduzir esta entrevista se deve ao fato de que ela traz os princípios da aprendizagem musical informal, onde a orientanda entrevista sua orientadora sobre sua área de expertise. Após mais de 10 anos de realização desta entrevista, vejo que seu conteúdo é extremamente atual e relevante. A obra de Lucy Green tem fundamentado várias pesquisas acadêmicas e práticas pedagógicas na área da educação musical no Brasil. Green investigou as práticas de aprendizagem informal dos músicos populares no contexto do Reino Unido (2002) e sistematizou uma proposta pedagógico-musical a ser aplicada em escolas regulares (2008). Essa proposta pode aumentar o engajamento de alunos e alunas na aprendizagem musical quando eles tocam ou cantam músicas de suas preferências, têm autonomia e realizam atividades que envolvem a tomada de decisões. Esta entrevista traz também as motivações de Green em relação ao tema de sua pesquisa e o impacto da pesquisa sobre a sua própria prática musical. Além disso, este texto revisita os cinco princípios da aprendizagem informal da música que foram adaptados para as salas de aula escolares e ressalta que somente incluir a música popular no currículo escolar não garante uma experiência musical completa.
Téléchargements
Références
GREEN, L. How popular musicians learn: A way ahead for music education. London: Ashgate Press, 2002.
GREEN, L. Music, informal learning and the school: a new classroom pedagogy. Aldershot: Ashgate Press, 2008.
GREEN, L. How popular musicians learn: A way ahead for music education. London: Ashgate Press, 2002.
GREEN, L. Music, informal learning and the school: a new classroom pedagogy. Aldershot: Ashgate Press, 2008.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Lucy Green; Flávia Motoyama Narita, Luciana Hamond 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .