Diálogos desclassificados: a música e a voz por trás da teoria da desclassificação, segundo passo

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DOI :

https://doi.org/10.5965/2525530406012021e0019

Résumé

O conceito de desclassificação tem vindo a ser edificado e consolidado pelo epistemólogo espanhol Antonio García Gutiérrez, desde 2006. Centrada numa perspectiva epistemológica que postula a diversidade dos mundos, da história, da cultura e de nossa própria vida, a desclassificação é um fermento de luta contra a imutabilidade que as categorias e as suas respectivas ordenações impõem amplamente a existência das diferenças. Entre o plano teórico-analítico e o plano prático das vivências e dos afetos, o presente escrito traz a exposição de experiências pessoais narradas numa entrevista concedida pelo próprio autor.
Professor por mais de quatro décadas nas universidades de Madri e Sevilha, García Gutiérrez é investigador visitante em vários centros latino-americanos, consultor de instituições internacionais e autor de prestigiadas obras no campo da desclassificação do conhecimento. Baseado na experiência deste livre-pensador o presente artigo procura dar luz à voz por trás da teoria da desclassificação. O objetivo central é oferecer subsídios teóricos e analíticos para o debate acerca dos desafios epistemológicos da desclassificação no domínio da Música, explorando possibilidades e variados modos de interlocução. Na entrevista, optamos por utilizar todo o conteúdo das respostas na sua forma original e em língua espanhola. O intuito principal é não distorcer a voz, conservar expressões, preservar todo o conteúdo em essência e, as suas possibilidades de sentido, o que provavelmente qualquer tradução violentaria. Mantivemos, sem qualquer alteração, a ordem como o nosso interlocutor preferiu agrupar questões e respostas. Incluindo-se, na seção final, fragmentos selecionados e partilhados pelo próprio Gutiérrez, remetendo à suas obras, mais especificamente Frentes Digitales (2016).

 

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Biographie de l'auteur

Klênio Barros, University of Aveiro

Klênio Barros é Técnico em Música (2005), Bacharel em Música (2009) e pós-graduado em Música (2011) - Práticas Interpretativas do Século XX e XXI -, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Brasil). É mestre em Música (2014), numa articulação entre os Estudos em Performance e a Etnomusicologia, pela Universidade de Aveiro (Portugal). Atualmente, é aluno do Programa Doutoral em Música da Universidade de Aveiro, no ramo da Etnomusicologia. Possui trabalhos acadêmicos publicados e apresentados na área de análise musical e intertextual, da Etnomusicologia, dos Estudos em Performance e em Música Popular, em eventos acadêmicos nacionais e internacionais. 

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Publiée

2021-09-12

Comment citer

LIMA, Erickinson Bezerra de; BARROS, Klênio. Diálogos desclassificados: a música e a voz por trás da teoria da desclassificação, segundo passo. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2021. DOI: 10.5965/2525530406012021e0019. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/19805. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Resenhas, Ensaios e Entrevistas