“O quanto é preciosa ao Compositor a Instrução Literária”: o projeto criativo em Arte explicada do contraponto de André da Silva Gomes (1752-1844)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2525530405032020146

Mots-clés :

Teoria TópicaMusical, André da Silva Gomes, Contraponto, Composição, Teoria e História da Música no Brasil

Résumé

A crescente produção de trabalhos acadêmicos, inclusive no Brasil, inspirados na teoria das schematae de Gjerdingen, em paralelo com a discussão no âmbito da teoria das tópicas musicais, a partir das ideias de Ratner, vem estimulando a busca de significados resultantes da interação entre aspectos sintáticos e semânticos da obra musical, especialmente aquela desenvolvida entre os séculos XVIII e XIX. Tais trabalhos, reunidos a partir da junção da musicologia com vários outros campos de estudo, na música ou fora dela, reacendem o debate sobre o uso da Retórica e da Poética como orientação dos projetos composicionais dos autores daquele período. Neste sentido, o presente artigo discute as estratégias criativas de André da Silva Gomes (1752-1844) à luz da sua Arte explicada do Contraponto.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Marcio Leonel Farias Reis Páscoa, Universidade do Estado do Amazonas

Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes e da Graduação em Música da Universidade do Estado do Amazonas.

Références

ALLANBROOK, Wye Jamison. The secular commedia: comic mimesis in late eighteenth century music. Oakland: University of California Press, 2014.

ALLANBROOK, Wye Jamison. Rhythmic gesture in Mozart: Le nozze di Figaro and Don Giovanni. Chicago: University of Chicago Press, 1983.

BLUTEAU, Raphael. Vocabulario portuguez, e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico ... : autorizado com exemplos dos melhores escritores portuguezes , e latinos; e offerecido a El Rey de Portugal D. Joaõ V. Coimbra, Collegio das Artes da Companhia de Jesu : Lisboa, Officina de Pascoal da Sylva, 1712-1728. 8 v; 2 Suplementos.

BURMEISTER, Joachim. Hypomnematum Musica Poetica. Rostock: Myliander, 1599.

BYROS, Vasili. Foundations of tonality as situated cognition, 1730-1830: An enquiry into the culture and cognition of eighteenth-century tonality, with Beethoven's "Eroica" symphony as a case study. Tese de Doutorado, 2009.

BYROS, Vasili. Topics and Harmonic Schemata: A Case from Beethoven. In: MIRKA, Danuta (Ed.) The Oxford Handbook of Topic Theory. New York: Oxford University Press, 2014. p. 381-414.

DUPRAT, Régis. Música na Sé Colonial de São Paulo. São Paulo, Paulus, 1995.

DUPRAT et al. Arte explicada do contraponto. São Paulo, Arte & Ciência, 1998.

FERNANDES, Cristina. “Boa voz de tiple, sciencia de música e prendas de acompanhamento”, o real seminário da patriarcal: 1713-1834, Lisboa: BNP/INET, 2013.

FORKEL, Johann N. Allgemeine Geschichte der Music. Leipzig: Schwickert, 1788-1801

KIRCHER, Athanasius. Musurgia universalis sive ars magna consoni et dissoni. Roma: Ex typographia Haeredum Francisci Corbelletti, 1650.

GJERDINGEN, Robert O. Music in the Galant Style. Oxford/New York: Oxford University Press, 2007.

HEARTZ, Daniel. Music in European Capitals: The Galant Style, 1720-1780. New York/London: Norton, 2003.

KISIELEWSKA, Olga Sánchez. Interactions between topics and schemata: the case of the Sacred Romanesca. Theory and Practice, vol.41, p.47-80, 2016.

LANDI, Marcio Spártaco. Lições de contraponto segundo a arte explicada de André da Silva Gomes, Fortaleza: Expressão Gráfica, 2006.

MATTHESON, Johann. Das neu-Eroffnete Orchestre. Hamburgo: Benjamin Schillers Witwe, 1713.

MATTHESON, Johann. Der Volkommene Capellmeister, Hamburgo: Christian Herold, 1739. Reimpr. Kassel: Baerenreiter, 1954.

MEYER, Leonard B. Emotion and Meaning in Music. Chicago: The University of Chicago Press, 1956.

MEYER, Leonard B. Style and Music. theory, history and ideology. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1989.

MIRKA, Danuta (org). The Oxford handbook of topics, Oxford: Oxford University Press, 2014.

MIRKA, Danuta; AGAWU, Kofi (Ed.). Communication in Eighteenth-Century Music. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

MONELLE, Raymond. The Musical Topic: Hunt, Military and Pastoral. Bloomington e Indianapolis: Indiana University Press, 2006.

PALUMBO, Lidia. Mimesis. Rappresentazione, teatro e mondo nei dialoghi di platone e nella poética do aristotele.. Napoli: Loffredo editore, 2008.

RAMEAU, Jean-Phillippe. Traité de l’harmonie reduit a ses príncipes naturels. Paris: Ballard, 1722.

RATNER, Leonard G. Music: The Listener’s Art. New York: McGraw-Hill, 1957.

RATNER, Leonard G. Music: The Listener’s Art. 2ª ed. New York: McGraw-Hill, 1966.

RATNER, Leonard G. Classic music: Expression, form, and style. New York: Schirmer, 1980.

ROUSSEAU, Jean Jacques. La nouvelle Heloise, ou Lettres de deux amans [i.e. amants], habitans [i.e. habitants] d'une petite ville au pied des Alpes / recueillies et publiées par J.-J. Rousseau. Neuchatel/Paris, Duchesne: 1764. (Parte primeira).

ROUSSEAU, Jean Jacques. Lettre sur la musique française, Paris: s.n. 1753.

RUMPH, Stephen. Mozart and Enlightenment Semiotics. Berkeley: University of California Press, 2012.

SANGUINETTI, Giorgio. The art of partimento: history, theory and practice. Oxford: Oxford University Press, 2012.

SILVA, Antonio Moraes. Diccionario da lingua portugueza composto pelo padre D. Rafael Bluteau, reformado, e accrescentado por Antonio de Moraes Silva natural do Rio de Janeiro. Lisboa: Officina de Simao Thadeo Ferreira, 1789.

SULZER, Johann Georg Sulzer. Allgemeine Theorie der Schonen Kunste. Leipzig: Weidmann, 1792-1794, 4 vols. Reimp. Hildesheim: Georg Olms, 1994.

TRILHA, Mario Marques. Teoria e prática do baixo contínuo em Portugal (1735-1820). Tese de Doutorado, 2010.

VIEIRA, Ernesto. Diccionario Biographico dos Musicos Portuguezes. Lisboa: Typ. Mattos, Moreira & Pinheiro, 1900, 2vol.

Téléchargements

Publiée

2020-12-16

Comment citer

PÁSCOA, Marcio Leonel Farias Reis. “O quanto é preciosa ao Compositor a Instrução Literária”: o projeto criativo em Arte explicada do contraponto de André da Silva Gomes (1752-1844). Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 3, 2020. DOI: 10.5965/2525530405032020146. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17834. Acesso em: 30 juin. 2024.