A humanidade do fazer musical com as Tocatas

Auteurs

  • Raphael Duarte Alves Augusto
  • Lucas Sielski Kinceler
  • Leonardo Lima da Silva

DOI :

https://doi.org/10.5965/2525530401022016021043

Mots-clés :

Tocata, Reuniões Musicais, Improvisação Musical, Processo Criativo, Colaboração, Relatos de Experiência

Résumé

O objetivo deste artigo é traçar a relevância social e musical do evento conhecido por “Tocata”, em Florianópolis/ SC. Proposta com a forma de um encontro informal, aberto e não restrito a músicos, a Tocata se abre como uma experiência compartilhada que favorece diferentes potencialidades do fazer musical, assim como a reinvenção da relação dos participantes com a música. Dada esta especificidade das interações e do convívio humano, tal como ali ocorrem, a Tocata nos possibilita uma experiência artístico-musical que se dá no devir de um processo criativo, simultâneo e coletivo, onde a ação musical pretende se apresentar de forma afetiva, espontânea e intuitiva. Os dados da pesquisa partem dos relatos de participantes registrados entre 2015 e 2016 para o Trabalho de Conclusão de Curso: Convívio Experimental e Improvisação Musical na Tocata: da produção de uma atitude ético-estética. Situamos estes relatos em articulação com a nossa própria experiência, enquanto participantes e pesquisadores no campo da música e artes visuais, e em diálogo com estes campos introduzimos descrições da Tocata e reflexões que nos acompanham no decorrer dos últimos anos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Raphael Duarte Alves Augusto

Especialista em Arte no Campo, CEART - UDESC

Lucas Sielski Kinceler

Especialista em Arte no Campo, CEART - UDESC

Leonardo Lima da Silva

Mestre em Artes Visuais, CEART - PPGAV- UDESC

Références

BAILEY, Derek. Improvisation: Its nature and practice in music. Da Capo press, inc: United States of America, 1993.

BONDIA. Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Nº 19. 2002.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Flow: the psychology of optimal experience. New York: Harperperennial Modernclassics, 2008.

GREEN, Lucy. How popular musicians learn: a way ahead for music education. Farnham, Surrey: Ashgate Publishing Company, 2002.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1991. (Epistemologia e sociedade) ISBN (Broch.).

LADDAGA, Reinaldo. Estética da emergência: a formação de outra cultura das artes. Tradução de: Magda Lopes. São Paulo: Martins Fontes – Selo Martins, 2012.

SMALL, Cristopher. Musicking: the meanings of performing and listening. Middletown: Wesleyan University Press, 1998. 230 p.

Téléchargements

Publiée

2017-05-17

Comment citer

AUGUSTO, Raphael Duarte Alves; KINCELER, Lucas Sielski; SILVA, Leonardo Lima da. A humanidade do fazer musical com as Tocatas. Orfeu, Florianópolis, v. 1, n. 2, p. 021–043, 2017. DOI: 10.5965/2525530401022016021043. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530401022016043. Acesso em: 17 juill. 2024.