Música Como Cinema, Cinema Como Música

Um estudo a partir do processo de criação de “O Homem Subterrâneo”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530410022025e0108

Palabras clave:

música concreta, cinema, filme-sinfonia, texto

Resumen

O presente artigo investiga, a partir do processo de criação do curta-metragem “O Homem Subterrâneo” (proposto enquanto atividade pedagógica no contexto da disciplina de Piano do curso de Graduação em Música da UDESC), possíveis lugares de artistas ligados(as) à música enquanto experimentadores(as) da composição fílmica, disciplinas artísticas que se aproximam tanto em sua natureza temporal quanto em seus procedimentos. Utilizando-se de textos prévios enquanto pré-textos, o processo de criação do filme nos conduz ao conceito de texto em Barthes (2004) e a pensar a relação entre autoria e leitura, o que nos leva ao mesmo autor e a Lyotard (2021). O artigo apresenta referências, materiais e procedimentos presentes no processo de produção do curta, identificando-o à tradição dos filmes-sinfonia e aproximando-se de Schaeffer (2010) na reflexão sobre a (quase) ausência da palavra. Discute ainda possíveis relações entre som e imagem (vertical e horizontalmente) a partir de Schaeffer (2010) e Chion (2011). Portanto, o texto recorre sobretudo à corrente teórica francesa para fundamentar sua argumentação. Por fim, defende a capacidade do cinema de servir de via de aproximação à música de vanguarda.

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Biografía del autor/a

Arthur Zucchi Boscato, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestre em Processos Criativos pelo Programa de Pós-graduação em Música da UDESC, Florianópolis; Graduado em Música-Licenciatura pelo Departamento de Música - DMU, da mesma instituição. Atua como pesquisador, produtor musical, instrumentista, cantor, compositor e arranjador.

Guilherme Sauerbronn de Barros, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutor em Musicologia pela UNIRIO; Mestre em piano pela UFRJ; Bacharel em Piano pela UNIRIO. Professor Titular no Departamento de Música da UDESC e orientador na linha de Processos Criativos no PPGMUS/UDESC, Florianópolis.

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Publicado

2025-12-14

Cómo citar

ZUCCHI BOSCATO, Arthur; SAUERBRONN DE BARROS, Guilherme. Música Como Cinema, Cinema Como Música: Um estudo a partir do processo de criação de “O Homem Subterrâneo”. Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. e0108, 2025. DOI: 10.5965/2525530410022025e0108. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/27241. Acesso em: 15 dic. 2025.