O Pandeirista e sua múltipla atuação no campo de trabalho musical
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530409012024e0112Palabras clave:
pandeiro, trabalho, históriaResumen
Este artigo revisa parte da produção bibliográfica acerca da atuação de destacados pandeiristas brasileiros no campo de trabalho musical. Foram obtidos registros disponíveis em momentos distintos da historiografia da música brasileira. Para falar sobre o período contemporâneo, foram utilizados dados sobre quatro pandeiristas, cujas trajetórias vêm sendo acompanhadas em uma pesquisa de doutorado ainda em andamento.
Descargas
Citas
ACAMUFEC- Amigos do Museu Folclore Edson Carneiro. Seminário: Choro Patrimônio Cultural do Brasil- Instrumentistas. Veiculado em 26 jul. 2021. Dur.: 02:55:40. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TNpn_0m_Is4. Acesso em: 15/05/2024.
ANDRADE, Mário de. Pequena História da Música. Belo Horizonte: Itatiaia, 2003. 245p.
BESSA, Virgínia de Almeida. A Escuta Singular de Pixinguinha- História e música popular no Brasil dos anos 1920 e 1930. São Paulo: Alameda, 2010. 348p.
BRASILEIRINHO- Tributo ao Choro. Mika Kaurismaki. Rio de Janeiro, 2005 [disponibilizado em: 23 abr. 2024]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vY8o_HvV7ac. Acesso em 15/05/2024.
CAMPOS, Lúcia. Tudo isso junto de uma vez só: o choro, o forró e as bandas de pífano na música de Hermeto Pascoal. 2006. Dissertação (Mestrado em Música). Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
CARDOSO FILHO, Marcos Edson. Pelo gramofone: a cultura da gravação e a sonoridade do samba (1917-1971). 2008. Dissertação (Mestrado em Música). Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
CARDOSO FILHO, Marcos Edson. Memórias, Discos e outras notas: uma história das práticas musicais na era elétrica (1927-1971). 2013. Tese (Doutorado em Música). Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
FERREIRA, Gustavo Surian. Pandeiro de Náilon: Os estilos interpretativos de Bira Presidente e Carlos Café. (Dissertação) Universidade Estadual Paulista- UNESP, São Paulo, 2020.
HERTZMAN, Marc. Making samba: a new history of race and music in Brazil. Durham and
London: Duke University Press, 2013.
HOBSBAWN, Eric. História Social do Jazz. São Paulo: Paz e Terra, 1990.
JOÃO da Bahiana (João Machado Guedes). In. DICIONÁRIO Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Instituto Cultural Cravo Albin, 2021. Disponível em: https://dicionariompb.com.br/artista/joao-da-bahiana/ . Acesso em: 15/05/2024.
LIM, Malcolm. Marcos Suzano: Expanding the Pandeiro. Percussive notes, v.47, n.2, p.22-
, abr. 2009. Entrevista.
MIRANDA, Suzana Reck. Background Musicians and Their (In)Visibilities. Alphaville:
Journal of Film and Screen Media, n. 19, p. 31–47, 2020.
NERES LIMA, Hudson Cláudio. O Trabalho de Pesquisa sobre o Trabalho Musical: uma abordagem preliminar do encontro com o acervo do Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro. In: Anais do SIMPOM VI. 2020, Rio de Janeiro.
PEÇANHA, João Carlos de Souza. A Trindade da Música Popular (Afro)Brasileira- João da Bahiana, Donga e Pixinguinha: Redimensionamentos das contribuições das matrizes africanas na formação do choro e do samba. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade de Brasília-UNB, Brasília, 2013.
JOÃO da Bahiana (João Machado Guedes). In. DICIONÁRIO Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Instituto Cultural Cravo Albin, 2021. Disponível em: https://dicionariompb.com.br/artista/russo-do-pandeiro/. Acesso em: 15/05/2024.
SANDRONI, Carlos. Dois Sambas de 1930 e a Constituição do Gênero: Na Pavuna e Vou Te Abandonar. Cadernos do Colóquio. Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Rio de Janeiro, V.4 n. 1., 2001, p. 8-21.
SCHETTINI, Marcos Vinícius Lacerda. Tambores Emoldurados e o Ensino do Pandeiro Brasileiro por Meio de Materiais Didáticos. Tese (Doutorado em Música). Universidade Federal do Paraná- UFPR, Curitiba, 2024.
STASI, Carlos. Representations of Musical Scrapers: The disjuncture between simple and complex in the study of a percussion instrument. Tese (Doutorado em Música). Faculdade de Humanidades da Universidade de Natal, Durban, 1998.
TABORDA, Márcia Ermelindo. As Abordagens Estilísticas no Choro Brasileiro (1902-1950). HAOL, Núm. 23 (Otoño, 2010)137-146, 2010.
UMAYTÁ, Larissa. [Entrevista concedida a Túlio Araújo]. Pandeiro Talk, 2020. Duração: 02:17:44. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bgnQ9LL5KgM. Acesso em: 15/05/2024.
VIDILI, Eduardo Marcel. Pandeiro Brasileiro: Transformações técnicas e estilísticas conduzidas por Jorginho do Pandeiro e Marcos Suzano. Dissertação (Mestrado em Música). Centro de Artes, UDESC, Florianópolis, 2017.
VIDILI, Eduardo Marcel. Russo e o Pandeiro Brasileiro: trajetórias entre marginalidade e glamour. In: Anais do I Congresso Brasileiro de Percussão. 2017, Campinas.
VIDILI, Eduardo Marcel. A vida social do pandeiro no Rio de Janeiro (1900-1939): trânsitos, significados e a inserção no rádio e fonografia. Tese (Doutorado em Música). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO, 2021.
VIDILI, Eduardo Marcel. A atuação de pandeiristas brasileiros no rádio e suas repercussões na imprensa nos anos 1930. In: Anais do II Congresso Brasileiro de Percussão. 2019, Belo Horizonte.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Mateus Espinha Oliveira, Lúcia Campos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.