Composição musical a partir da modelagem sistêmica dos contornos texturais do início do Quarteto de Cordas nº 17 de Heitor Villa-Lobos
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0203Palabras clave:
modelagem sistêmica, particionamento rítmico, contorno da textura, teoria dos contornos, composição musicalResumen
Apesar de Daniel Moreira e coautores (2021) já terem abordado a modelagem sistêmica da textura musical, a modelagem de determinados aspectos dessa dimensão, tais como o contorno dos níveis de complexidade do particionamento rítmico da textura e da densidade-compressão, ainda permanece inexplorada. A Modelagem Sistêmica é uma metodologia pré-composicional que examina a estrutura de uma obra musical, empregando parâmetros específicos para gerar uma nova composição, utilizando suas relações abstratas como fundamento. Neste trabalho, descrevemos e discutimos o processo de modelagem sistêmica do contorno da textura sob a perspectiva dos níveis de complexidade do particionamento rítmico e da densidade-compressão no primeiro movimento do Quarteto de Cordas n. 17, de Heitor Villa-Lobos, para gerar a obra Devaneios 5. Concluímos que a modelagem sistêmica, na perspectiva dos contornos da textura, tem potencial para novas abordagens composicionais criativas.
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