Uma Bateria de Bolso:

o groove na perspectiva do Pandeiro Grave

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409022024e0202

Palabras clave:

pandeiro, música popular, percussão, música brasileira

Resumen

Este artigo busca investigar algumas das transformações na linguagem do pandeiro brasileiro que ocorreram a partir dos anos 90, em especial através do trabalho do percussionista Marcos Suzano e da geração de pandeiristas que seguiram seu legado, referida neste trabalho como Pandeiro Grave. Esta nova escola pandeirística tem como uma de suas características a ampliação do repertório do pandeiro para além dos estilos tradicionais em que este instrumento está inserido, aproximando o pandeiro de gêneros da música pop estadunidense como o funk e o rock. Esta abertura do pandeiro para novos estilos, exóticos a música brasileira e que tem na ideia de groove uma pedra fundamental, fez com que ele absorvesse muito da linguagem da bateria, instrumento hegemônico nestes gêneros. Isto possibilitou a criação de novos horizontes técnicos, estéticos e tecnológicos para o pandeiro brasileiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricardo Augusto de Lima Brandão, UNICAMP

Graduado em Bacharelado em música (bateria e percussão) pela Universidade do Vale do Itajaí (2017). Tem experiência em artes com ênfase em música. Atuou como instrumentista em diversos trabalhos, principalmente ligados a música instrumental. Entre elas o Grupo de Percussão de Itajaí, e com o grupo circulou o espetáculo Ritmos do Mundo por algumas cidades de Santa Catarina pelo prêmio Elisabete Anderle, e no Rio de Janeiro no festival Floripa Tap nas Olimpíadas. É cofundador do Orfeu trio, grupo de música instrumental com quem lançou o disco Orfeu!, que concorreu ao prêmio de Melhor disco Instrumental no Prêmio da Música Catarinense de 2017. Participou ainda da gravação do disco Ainda há tempo do pianista Giovanni Sagaz. Fez parte do Ateliê contemporâneo da Escola Municipal de Música em São Paulo, e atualmente cursa mestrado em música na UNICAMP.

Leandro Barsalini, UNICAP

Docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, responsável pelas disciplinas Percussão Popular (bateria) e Ritmica. Doutor em MUSICA (2014) pela mesma instituição. Mestre em MUSICA (2009), graduado em MUSICA (Música Popular e Erudita-Percussão - 2005 e 2006, respectivamente) e em FILOSOFIA (1999) também pela UNICAMP. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Práticas Interpretativas.

Citas

BALI, Gustavo; KRAKOWSKI, Sérgio.Bate-papo com Sérgio Krakowski - Parte II. 29/05/2020 [live] [59:50]. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CAy2T4qno40 Acesso em: 15/02/2024.

BARBOSA, Katiusca Lamara. Marcos Suzano: inovações técnicas, tecnológicas e influências na performance do pandeiro. 80 p. Dissertação (mestrado em música). Centro de Comunicação, Turismo e Artes, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2015.

BARSALINI, Leandro. Modos de execução da bateria no samba. Campinas, 2014. 264 p. Tese (Doutorado em música na área de concentração Práticas interpretativas). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014

BARSALINI, Leandro; BRANDÃO, Ricardo. Articulando o passado: Como a tradição pandeirística do choro é apropriada pela geração do Pandeiro Grave. In: Anais do XXXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. João Pessoa, 2021 p. 1-12.

BRANDÃO, Ricardo; BARSALINI, Leandro. Notas sobre o pandeiro brasileiro, suas notas e suas escritas. In: Anais do XXXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Natal, 2022 p. 1- 11.

BRENNAN, Matt The drum kit in theory. In: The Cambridge companion to the drum kit. Cambridge UK, Cambridge University Press, 2021. 478p.

CHANDLER, Eric Alan. A History of Rudimental Drumming in America From the Revolutionary War to the Present. LSU Historical Dissertations and Theses. Louisiana State University and Agricultural & Mechanical College. 1990 121p.

COHON, João Casimiro Kahil. A bateria aberta e suas performances: misturando bateria e percussão. 132p. Dissertação (Mestre em Música, na área de Música: Teoria, Criação e Prática.) Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021.

COMO Fazer flam (apogeatura) no pandeiro?. Bernardo Aguiar. 10/06/2022. 1 vídeo [8:50]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rlSXM0AO8WY Acesso em: 15/02/2024.

HOBSBAWM, Eric. The Jazz Scene. London Faber e Faber ltd,1993. 430p

IYER, Vijay. Embodied mind, situated cognition, and expressive microtiming in African-American music. Music Perception: An Interdisciplinary Journal. vol. 19 n. 3. p. 387-414, 2002.

KEIL, Charles. Defining ‘groove’. PopScriptum n. 11- the groove issue. Forschungszentrum Populäre Musik der Humboldt-Universität zu Berlin. p. 1-5, 2010

MARCOS Suzano- Bate Papo de Pandeiro Etc. Pandeiro Etc 04/09/2020. 1 vídeo [59:56] Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aSJjv_qTVkU Acesso em 15/02/2024.

MOEHN, Frederik. A Carioca Blade Runner, o How Percussionist Marco Suzano Turned the Brazilian Tambourine into a Drum Kit, and Other Matters of (Politically) Corect Music Making. Ethnomusicology, v.53, n.2, p. 277-307, 2009.

MONSON, Ingrid, Say Something: Jazz Improvisation and Interaction. Chicago: University of Chicago Press, 1996. 253 p.

NACHO Delgado- Bate Papo de Pandeiro Etc. Pandeiro Etc. 06/05/2020. 1 vídeo [59:57]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=o_MP0Y4cD00 Acesso em: 15/02/2024

PANDEIRO Talk com Túlio Araújo - Marco Suzano (RJ). Túlio Araújo. 06/06/2021a 1 vídeo [2:45:50] Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AtHJfK-ZC-w Acesso em: 15/02/2024.

PANDEIRO Talks com Túlio Araújo- Bernardo Aguiar (RJ). Túlio Araújo. 23/05/2021b. 1 vídeo [2:18:32]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4DUDKllh4dI Acesso em: 15/02/2024.

POTTS, Brian. Marco Suzano and the amplified pandeiro: Techniques for non traditional performance. 89 p. Tese (Doutorado em artes musicais). University of Miami, Florida, 2012.

UM PAPO descontraído com o cara do rulo duplo pra Pandeiro: Nacho Delgado. Bora Pandeirá. 04/05/2020 1 vídeo [2:05:40]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1-pKJQAzCyg Acesso em: 15/02/2024

VIDILI, Eduardo. Pandeiro Brasileiro: Transformações técnicas e estilísticas conduzidas por Jorginho do Pandeiro e Marco Suzano. 228 p. Dissertação (Mestrado em música). Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

Publicado

2024-08-30

Cómo citar

DE LIMA BRANDÃO, Ricardo Augusto; BARSALINI, Leandro. Uma Bateria de Bolso:: o groove na perspectiva do Pandeiro Grave. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. e0202, 2024. DOI: 10.5965/2525530409022024e0202. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25295. Acesso em: 31 ago. 2024.