A musicobiografização como intriga narrativa: um ensaio teórico entre pesquisa (auto)biográfica e educação musical

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0102

Palabras clave:

Educação Musical, musicobiografização, intriga narrativa, ensaio teórico

Resumen

Este artigo tem como objetivo içar a dialética da musicobiografização como intriga narrativa entre o campo da pesquisa (auto)biográfica e da educação musical, de forma ensaística. Numa filosofia da ipseidade, a posse de um termo nocional – musicobiografização – não é o que importa e sim o engendramento da narrativa como uma dialética do entre, encontrando a cumplicidade desse movimento (auto)biográfico na área da educação musical no Brasil. Nesse momento adâmico, em que estamos dando nome aos conceitos que dialogam com o campo da Pesquisa Autobiográfica e da Educação Musical, a tese aqui defendida é de que a musicobiografização é compreendida por delegar a si a operação de composição desses campos do conhecimento. Trata-se de mostrar como esta se inscreve nos polos de permanência entre educação musical e pesquisa (auto)biográfica para, assim, fazer a mediação entre elas, abrangendo o espectro de significações de um campo investigativo a outro em que se sobrepõe aquilo que difere e se associa inteiramente.

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Biografía del autor/a

Delmary Vasconcelos de Abreu, Universidad de Brasilia

Docente de música da Universidade de Brasília (UnB), com doutorado em música pela UFRGS, mestrado em linguagem (UFMT), graduação em letras (Unemat) e graduação em música (IPA/RS). Possuiu pós-doutorado em educação na linha cultura, escrita e linguagens pela UFPel. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música da UnB e líder do grupo de pesquisa Educação Musical e Autobiografia.

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Publicado

2022-04-28

Cómo citar

ABREU, Delmary Vasconcelos de. A musicobiografização como intriga narrativa: um ensaio teórico entre pesquisa (auto)biográfica e educação musical. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. e0102, 2022. DOI: 10.5965/2525530407012022e0102. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/2525530407012022e0102. Acesso em: 22 dic. 2024.