A pedra de uma tonelada: como o rock ‘n’ roll ficou pesado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0103

Palabras clave:

música pesada, rock, guitarra, saturação, peso

Resumen

O presente artigo apresenta pesquisa bibliográfica, dentro do campo de estudo de gêneros musicais, acerca do desenvolvimento do que convencionou-se chamar de som “pesado” (heaviness) ao longo de aproximadamente sete décadas da história do rock. Embora em sua origem essa característica da estética sonora ainda não fosse determinante, o artigo mostra como ela foi se evidenciando progressivamente com o passar do tempo, tornando-se uma preocupação constante de muitos músicos e até mesmo uma característica definidora de diversos subgêneros do rock.

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Biografía del autor/a

Leonardo Porto Passos, Universidade Estadual de Campinas

Profesor de la carrera de Cine y Audiovisuales de la Unimep. Maestría y candidata a doctorado en Música por el Instituto de Artes de la Universidad Estadual de Campinas (IA-Unicamp). Estudiante de posgrado en Procesos Didáctico-Pedagógicos para Cursos a Distancia en la Univesp. Postgrado en Formación de Escritores por el Instituto Vera Cruz (2013). Licenciada en Letras por la Unip (2008). Investigador de Nics. Miembro de los grupos de investigación C4 y Genecine. Investigación en las áreas de composición musical, diseño sonoro (diseño de sonido), banda sonora, comunicación sonora para juegos (audio de juegos), diseño y desarrollo de juegos, ludología (estudios de juegos), programación de audio, música computacional, cognición musical, procesamiento de señales de audio (ASP), accesibilidad, géneros musicales, sonología (estudio del sonido), musicología sistemática, etnomusicología y narratología. Trabaja profesionalmente como compositor, diseñador de sonido, programador de audio y diseñador narrativo (guionista). Guitarrista. Programador aficionado. Brasileño, casado, nacido en 1978. https://www.leoportopassos.com.br/

Manuel Silveira Falleiros, Universidade Estadual de Campinas

Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da Unicamp - NICS/Unicamp. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Música do I.A./UNICAMP. Pesquisador carreira PQ-UNICAMP, CIDDIC/COCEN. Compositor, improvisador, saxofonista. Desenvolve pesquisa em improvisação musical, práticas musicais contemporâneas, análise de música improvisada, criatividade e processos criativos. Coordena o grupo Improvisação Contemporânea, Processos Criativos e Cognição Musical dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5225053539670789. Dirige o grupo de música experimental Coletivo Improvisado. manufalleiros.com

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Publicado

2023-09-08

Cómo citar

PASSOS, Leonardo Porto; FALLEIROS, Manuel Silveira. A pedra de uma tonelada: como o rock ‘n’ roll ficou pesado. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. e0103, 2023. DOI: 10.5965/2525530408022023e0103. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/24006. Acesso em: 23 nov. 2024.