Adequações do Protocolo para Screening de Habilidades Musicais e Instrumentos Adicionais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0101

Palabras clave:

educação musical, educação especial, identificação, talento

Resumen

Objetivou-se analisar a qualidade dos itens e dimensões do Protocolo para Screening de Habilidades Musicais (PSHM) e alinhar seus instrumentos adicionais. Participaram 433 estudantes de escolas públicas e privadas brasileiras e três juízes. Trata-se de uma pesquisa experimental pautada nos métodos psicométricos e psicofísicos. Empreendeu-se análise estatística descritiva, binomial, fatorial exploratória, correlação (item/dimensão e entre juízes). Os resultados indicaram médias diferentes entre as redes de ensino. A análise binomial foi p=0,000 e há correlação significativa entre as dimensões e itens no nível 0,01 no Tau de Kendell. O PSHM se organiza em um fator, na rede privada, e dois fatores na pública. A correlação entre as versões, virtual e impressa atingiram nível de significância 0,01 e p<0,05 no teste de Wilcoxon. A correlação entre a análise dos juízes foi significativa no nível 0,01 e 0,05. Concluiu-se, que o PSHM mensurou adequadamente as aptidões musicais e seus instrumentos adicionais foram delineados.

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Biografía del autor/a

Fabiana Oliveira Koga, Federal University of São Carlos

Pós-doutoranda do Departamento de Psicologia e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Rosemeire de Araújo Ragni, Federal University of São Carlos

Professora Associada 1, Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Citas

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Publicado

2023-06-17 — Actualizado el 2023-06-17

Cómo citar

KOGA, Fabiana Oliveira; RAGNI, Rosemeire de Araújo. Adequações do Protocolo para Screening de Habilidades Musicais e Instrumentos Adicionais. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0101, 2023. DOI: 10.5965/2525530408012023e0101. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/22837. Acesso em: 22 nov. 2024.