Colonização, religião e música sacra no Planalto Norte de Santa Catarina (1891-1923)
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530407022022e0201Palabras clave:
Paróquia de Santa Cruz de Canoinhas, História da Música de Santa Catarina, Colonização em Santa Catarina, Música Sacra em Santa Catarina, Guerra do ContestadoResumen
Neste artigo abordo a relação entre o processo de colonização do Planalto Norte catarinense e o concomitante desenvolvimento da Paróquia de Santa Cruz de Canoinhas, entre fins do século XIX e início do XX, com vistas a uma descrição da presença da música sacra naquele cenário. Através de fontes primárias (documentos da paróquia, cartoriais, iconografia) e bibliografia das áreas abarcadas, apresento um mapeamento do processo de desenvolvimento da estrutura musical da paróquia, tendo como marcos temporais o início das missões jesuíticas na região (1891) e o ano de mudança do primeiro vigário (1923). A discussão é pautada em aspectos da igreja romanizada de Pio IX e das determinações do Motu Proprio “Tra le sollecitudini” de Pio X. A partir do exposto, compreende-se que para a comunidade saxônica da região a igreja e seus aparatos (incluindo a música) tinham uma representatividade particular, compondo a rede social em suas permanências nas jovens vilas do estado. Procuro, ainda, chamar a atenção para a necessidade de expansão de investigações musicológicas para campos atualmente menos privilegiados, tais como o interior de Santa Catarina.
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