Dar corpo às ideias: performance como processo de incorporação
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530406012021e0006Palabras clave:
performance musical, música popular, ideologia, comunidade musical, localidadeResumen
Este ensaio propõe a discussão sobre a performance para além de suas dimensões transitórias e espontâneas, pensando no material a ser performado a partir de sua dimensão textual (técnicas, estéticas e valores), que, como espectro, circula sobre o imaginário de certa comunidade e se manifesta durante a performance, incorporando-se no corpo social. A partir de autores como Shelemay e Appadurai, é possível entender as práticas performativas como representações e encenações destes textos e, ao mesmo tempo, como formas de introjetá-los nos sujeitos, criando unidade dentro de tal comunidade, promovendo assim sua reprodução. Sendo assim, é possível imaginar a performance como uma reencenação de antigos valores e significados que voltam, como reminiscências imaginárias, a andar entre os vivos, moldando suas histórias.
Descargas
Citas
AGAWU, Kofi Contesting Difference. In: CLAYTON, Martin; HERBERT, Trevor; MIDDELTON, Richard. The cultural studies of music. New York: Routledge, 2003. p. 227-237.
ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. Trad. Joaquim José de Moura Ramos. Lisboa: Presença; Martins Fontes, 1970.
APPADURAI, Arjun. The production of locality. In: APPADURAI, Arjun. Modernity at large: cultural dimensions of globalization. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1996. p. 178-99.
BRANDÃO, Ricardo Augusto de Lima; PAIVA, Rodrigo Gudin. Toicinho Batera: notas e reflexões sobre a trajetória do baterista Lourival Galliani. Opus, v. 25, p. 122-143, maio/ago. 2019a.
BRANDÃO, Ricardo Augusto de Lima; PAIVA, Rodrigo Gudin. Toicinho batera: reflexões sobre o desenvolvimento musical de Lourival Galliani. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PERCUSSÃO, 2., 2019, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte, 2019b. p. 65-73.
CARVALHO, José Alexandre. Infraestrutura e Superestrutura na rítmica da Música Popular. Anais do SEFIM, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 356-358, 2016.
COOK, Nicholas. Fazendo música juntos ou improvisação e seus outros. Trad. Fausto Borém. Per Musi, Belo Horizonte, n. 16, p. 7-20, 2007.
COOK, Nicholas. Beyond the score: music as performance. 1. ed. New York: Oxford University Press, 2013.
JAMES, Cyril L. R. Os Jacobinos Negros: Toussaint L’Overture e a revolução de São Domingos. Trad. Afonso Teixeira Filho. São Paulo: Boitempo, 2010.
KAPCHAN, Deborah A. Performance. In: FEINTUCH, Burt (ed.). Eight Words for the study of Expressive Cultures. Urbana: University of Illinois Press, 2003.
LIMA, Rodrigo. Edgar Varése e Pierre Schaeffer: por uma emancipação do som. In:CONGRESSO DA ANPPOM, 17., 2007, São Paulo. Anais [...]. São Paulo, 2007.
MARSALIS, Wynton. Moving to the higher ground: how jazz can change your life. United States: Wynton Marsalis Enterprises, 2008.
MARX, Karl. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte. Trad. Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2011.
MEYER, Leonard. El estilo en la música: teoría musical, historia e ideología. Madrid: Pirámides, 2000.
MONSON, Ingrid. Saying Something: Jazz Improvisation and Interaction. Chicago: University of Chicago Press, 1996.
NATTIEZ, Jean-Jacques. O combate entre Cronos e Orfeu: ensaios de semiologia musical aplicada. Trad. Luiz Paulo Sampaio. 1. ed. São Paulo: Via Lettera, 2005.
PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
RUFINO, Luiz; SIMAS, Luiz Antonio. Fogo no Mato: a ciência encantada das macumbas. Rio de Janeiro: Mórula, 2018.
SHELEMAY, Kay. Musical communities: rethinking the collective in music. Journal of the American Musicological Society, v. 64, n. 2, 2011.
SMALL, Christopher. Musicking: the meanings of performance and listening. Middletown, CT: Wesleyan University Press, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Ricardo Augusto de Lima Brandão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.