Em busca de um estudo eficiente e autônomo: abordagens na música e a integração através do gerenciamento de projeto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530406012021e0004

Palavras-chave:

gerenciamento de projeto do estudo, integração, eficiência, autonomia, performance musical

Resumo

A escassez de tempo (característica da contemporaneidade), a dependência em relação ao professor durante o estudo individual e a generalização dos problemas apontam a necessidade de um estudo eficiente e autônomo que se adéque às particularidades do indivíduo. Através de uma revisão da literatura na área da música, podemos verificar que os trabalhos existentes estão voltados, em sua maioria, para problemas específicos, normalmente práticos e técnico-instrumentais. A partir disso, buscamos ofertar aos músicos um caminho para integrar todos os âmbitos do estudo já tratados pelos pesquisadores: a prática deliberada, a organização, o planejamento, a autorregulação, as estratégias e ferramentas. Considerando a construção de teorias por meio da abstração (DEWEY, 1920), nossa proposta se baseia no gerenciamento de projetos ao traduzir para a música as principais práticas de acordo com o Guia PMBOK® (PMI, 2017). Como se trata de uma pesquisa ainda em desenvolvimento, ajustes serão necessários.

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Biografia do Autor

Laís Fernandes dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Possui especialização em Educação Musical pelo Centro Universitário Claretiano, assim como Bacharelado em flauta transversal pela Faculdade de Música do Espírito Santo. Atualmente é mestranda em Música pela Universidade Estadual de Maringá (UEM - PMU), membro do grupo de pesquisa Problemas da Interpretação, e tem como foco de pesquisa o estudo musical na preparação para a performance.

Alfeu Rodrigues de Araújo Filho, Universidade Estadual de Maringá

Natural de São Paulo, formado em Bacharel em Música (1989), Mestrado em Artes (1996) e Doutorado em Música (2011) na área de práticas interpretativas - piano - todos realizados na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Em seu mestrado, foi bolsista da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Atualmente é professor efetivo de piano da Universidade Estadual de Maringá (UEM), assim como professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Música - PMU - da UEM. Dentre as ações administrativas na Universidade Estadual de Maringá, exerceu o cargo de Coordenador do Curso de Artes Cênicas no período de 06/2016 a 06/2019 e , atualmente, é chefe adjunto do Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC).

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Publicado

2021-06-17

Como Citar

SANTOS, Laís Fernandes dos; ARAÚJO FILHO, Alfeu Rodrigues de. Em busca de um estudo eficiente e autônomo: abordagens na música e a integração através do gerenciamento de projeto. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2021. DOI: 10.5965/2525530406012021e0004. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/19082. Acesso em: 19 abr. 2024.