Patrimônio musical bibliográfico na Seção de Obras Raras da Biblioteca Fran Paxeco do Grêmio Literário e Recreativo Português em Belém do Pará: um estudo acerca de memórias e identidades em uma coleção especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405032020444

Palavras-chave:

Marcas de proveniência, patrimônio musical bibliográfico, história religiosa da Amazônia, memórias, identidades e acervos, livrarias das casas religiosas de Lisboa

Resumo

Embora menos mencionados no campo da musicologia histórica no Brasil do que os arquivos, os acervos das bibliotecas também contêm fontes de interesse para o estudo da música. Neste trabalho, busca-se compreender a constituição da Seção de Obras Raras da Biblioteca do Grêmio Literário e Recreativo Português do Pará, observando-se indícios que sugiram ou afastem a hipótese de que os itens da seção e, mais especificamente, aqueles de interesse musical – manual de procissões, livros de teoria e libretos encadernados, datados dos séculos XVII e XVIII – tenham tido usos locais ao tempo de sua produção. Para tanto, foi pesquisa de campo no Pará e em Lisboa, recorrendo-se ainda ao quadro  teórico de Cataldo e Loureiro, Mouren e Candau. Os resultados apontam para a provável aquisição dos itens bibliográficos no século XIX, que, embora não pareçam ter relação com práticas musicais locais, sua seleção reflete a afirmação intencional de uma identidade luso-amazônida.

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Biografia do Autor

Fernando Lacerda Simões Duarte, UFPA

Bacharel em Música pela UNESP e em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre e doutor em Música pela UNESP. Realizou estágios pós-doutorais junto ao PPG-Música/UFMG e PPG-Artes/UFPA, ambos com bolsa PNPD/CAPES. Autor de um livro e cerca de cento e vinte títulos, publicados ou em processo, entre artigos e trabalhos completos em eventos, três deles premiados. Sua pesquisa de campo por acervos musicais alcança mais de cento e vinte cidades brasileiras. Foi segundo secretário da ANPPOM na gestão 2015-2017. Dedica-se principalmente às temáticas da música religiosa, acervos musicais e patrimônio musical. Atualmente é docente da carreira EBTT na Escola de Música da UFPA e líder do PatriMusi - Grupo de Pesquisa Patrimônio Musical no Brasil.

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Publicado

2020-12-16

Como Citar

DUARTE, Fernando Lacerda Simões. Patrimônio musical bibliográfico na Seção de Obras Raras da Biblioteca Fran Paxeco do Grêmio Literário e Recreativo Português em Belém do Pará: um estudo acerca de memórias e identidades em uma coleção especial. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 3, 2020. DOI: 10.5965/2525530405032020444. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17873. Acesso em: 28 mar. 2024.