Acervo da Banda de Música da 10ª Região Militar: uma investigação acerca das rotas geográficas / musicais por meio da ferramenta Análise Diplomática Musical

Autores/as

  • Antonio Tenório Filho Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405032020481

Palabras clave:

Acervos musicais brasileiros, bandas militares, análise diplomática musical, práticas musicais no Ceará, trânsitos geográficos de partituras e partes

Resumen

Bandas de música concentram parte expressiva da documentação musical prduzida ou acumulada no Brasil, sobretudo entre as últimas décadas do século XIX e a primeira metade do XX. Este trabalho tem como tema o acervo da Banda de Música da 10a Região Militar, grupo formado por músicos militares do Exército Brasileiro, sediado no estado do Ceará. O início das atividades da agremiação remonta ao entresséculos, mas, ao longo do século XX, bastante material foi produzido e conservado em seu acervo. Nesta investigação, objetiva-se compreender as proveniências dos documentos musicográficos, de modo a traçar rotas geográficas do processo de constituição do acervo. Para tanto, empreendeu-se Análise Diplomática Musical em diversos conjuntos de fontes do acervo. Os resultados apontam para compositores e copistas ainda pouco conhecidos no panorama nacional, bem como para  rotas de circulação das fontes que incluem as cidades de Manaus (AM), Ceará-Mirim (RN), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Tenório Filho, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado em Música pela Universidade Federal de São João del Rei - MG; musicólogo atuante na área de pesquisas em acervos musicais; mestrando em Musicologia pela Universidade Federal da Paraíba.

Citas

ALVES, I. N. C. N.; SILVA, M. A. T. Análise diplomática da autenticidade de documentos de arquivo pessoal. Páginas a&b, S. 3, n. 6, p. 84-96, 2016.

ARAÚJO, P. I. V. A. Patrimônio musicográfico e iconográfico musical no Brasil: Problemas e soluções. 2018. 647 f. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.

BELLOTTO, H. L. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. Arquivo do Estado e Imprensa Oficial do Estado, São Paulo, 2002.

BLANCO, P. S. Considerações e modelos para uma ação musicológica consistente na Paraíba. Claves, n. 6, nov. 2008.

BLANCO, P. S. Estratégias visuais na definição da identidade iconográfica do Grupo de Compositores da Bahia. In: BLANCO, Pablo Sotuyo (org.). Estudos Luso-Brasileiros em Iconografia Musical. Salvador: Ed. UFBA, 2015.

BLANCO, P. S.; ARAÚJO, P. I. Acciones estructurantes para la musicología en Brasil: el banco de datos RIdIM-Brasil para fuentes documentales visuales relativas a la cultura musical. In: CONGRESO DE LA ARLAC/IMS, 2., 2016, Santiago de Chile. Anais [...]. Santiago de Chile, 12 al 16 de enero de 2016.

CARVALHO SOBRINHO, J. B. A música no Maranhão Imperial: um estudo sobre o compositor Leocádio Rayol baseado em dois manuscritos do Inventario João Mohana. Em Pauta, Porto Alegre, v. 15, n. 25, jul./dez. 2004.

CASTAGNA, Paulo. A musicologia enquanto método científico. Revista do Conservatório de Música da UFPel, Pelotas, n. 1, p. 7-31, 2008.

CERQUEIRA, Daniel Lemos. Uma edição diplomática do Hymno (1826) de Raimundo José Marinho. Debate, Unirio, Rio de Janeiro, n. 17, p. 137-171, 2016.

CERQUEIRA, Daniel Lemos. “Acervo João Mohana” do Arquivo Público do Estado do Maranhão: algumas observações. Revista Música, Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 1, 2018.

DANTAS FILHO, ALBERTO. Acervo Musical João Mohana: Posição regional, situação documental. In: COLÓQUIO/ENCONTRO NORDESTINO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA BRASILEIRA, 1., 2012, Salvador. Atas [...]. Salvador, 2012.

DUARTE, F. L. S. A história das práticas musicais e os estudos Musicologia histórica: saberes e diálogos interdisciplinares na pesquisa arquivística da música no Brasil. In: ENCONTRO INTERNACIONAL E ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO, 18., 2018, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Anpuh-RJ, 2018a. p. 1-11.

DUARTE, F. L. S. A fonte de uma missa no acervo de Dom Marcolino Dantas recolhido ao arquivo arquidiocesano de natal: um estudo exploratório do contexto de sua produção e uso. In: ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA DO CAMPO DAS VERTENTES, 2., 2018, São João del-Rei. Anais [...]. São João del-Rei: Universidade Federal de São João del-Rei, 2018b. p. 113-128.

FIGUEIREDO, Carlos Alberto. Tipos de edição. Debates, n. 7, p. 39-55, 2004.

FIGUEIREDO, Carlos Alberto. Música sacra e religiosa brasileira dos séculos XVIII e XIX: teorias e práticas editoriais. 2. ed. Rio de Janeiro: S2 Books, 2017.

GONÇALVES, I. B. C. M. Banda de Música da Força Policial Militar do Ceará: uma história social de práticas e identidades musicais (c.1850-1930). 2017. 483 f. Tese (Doutorado em História e Ciências Musicais) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte; Programa de Pós-Graduação em Ciências Musicais Históricas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas; Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2017.

LÍNS, Ricardo Meira. O Legado de Jaime Diniz. Revista Brasileira de Música, UFRJ, Rio de Janeiro, v. 24 n. 1, p. 193-203, 2011.

RABELO, Thaís Fernanda Vicente. Estudo histórico e organológico em torno do órgão de tubos de Laranjeiras (SE). 2014. 161 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

ROSSBACH, R. F.; PEREIRA, T. Acervo Heinz Geyer, da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes de Blumenau: catalogação e edição. Opus, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 73-100, 2012.

SÁNCHEZ PRIETO, A. B. Documentos administrativos: un ensayo de diplomática contemporánea. Documentación de las Ciencias de la Información, Universidad Complutense, Madrid, n. 18. 1995.

SEVERINO, J. A.; FONSECA, M. F. C. José Alves da Trindade: análise primária de suas cópias em arquivos musicais mineiros sob a ótica da diplomática. In: Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música 28., 2018, Manaus. Anais [...]. Manaus, 2018.

SILVA, Kevenn Arnold dos Santos; FONSECA, Modesto Flávio Chagas. A transmissão da obra musical em documentos localizados em arquivos mineiros. In: Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, 1., 2017, São João del Rei. Anais [...]. São João del-Rei: Universidade Federal de São João del-Rei, 2017. p. 162-171.

SOUZA, Nilton da Silva. Mapeamento de Arquivos Musicais Públicos e Particulares do Baixo São Francisco: novas perspectivas à luz de novos documentos. In: COLÓQUIO/ENCONTRO NORDESTINO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA BRASILEIRA, 1., 2012, Salvador. Atas [...]. Salvador, 2012.

Publicado

2020-12-16

Cómo citar

TENÓRIO FILHO, Antonio. Acervo da Banda de Música da 10ª Região Militar: uma investigação acerca das rotas geográficas / musicais por meio da ferramenta Análise Diplomática Musical. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 3, 2020. DOI: 10.5965/2525530405032020481. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17866. Acesso em: 23 nov. 2024.