Escuta, construção, composição

Autores/as

  • Rogério Vasconcelos Barbosa UFMG - Escola de Música

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405012020318

Palabras clave:

Composição, modelo, material musical, escuta, CAC

Resumen

O texto discute o processo de composição de quatro obras do autor utilizando as noções de “material musical” e “modelo”. Modelo seria uma combinação de traços formais que se extrai de um material musical com o objetivo de se projetar em outro contexto. Os modelos envolvem princípios de organização que se aplicam a diferentes aspectos da dimensão formal da música. São analisados diversos trechos de peças do autor a partir das mesmas noções. Discute-se também a utilização da modelagem computacional (CAC) no processo de composição.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rogério Vasconcelos Barbosa, UFMG - Escola de Música

Rogério Vasconcelos Barbosa é graduado em música e doutor em composição. É professor da Escola de Música da UFMG (Departamento de Teoria Geral da Música) onde leciona composição e análise musical. Em seu trabalho, ferramentas tecnológicas participam de modo íntimo da gênese e do desdobramento das ideias criativas. Sua produção inclui peças de câmara, orquestra e meios eletroacústicos.

Citas

AGON, C.; ASSAYAG, G.; BRESSON, J. OpenMusic: software. Versão 6.15. [S. l.: s. n.], 1998-2020. Disponível em: https://openmusic-project.github.io/. Acesso em: 29 mar. 2020.

BIRTWISTLE, H. The Axe Manual. London: Boosey & Hawkes, 2001.

CANNAM, Chris; LANDONE, Christian; SANDLER, Mark. Sonic Visualiser: an open source application for viewing, analysing, and annotating music audio files. In: ACM

MULTIMEDIA 2010 INTERNATIONAL CONFERENCE, 2010. Proceedings […]. [S. l.: s. n.], 2010. p. 1467-1468.

CARTER, E. A Symphony of Three Orchestras. New York: Associated Music Publishers, 1978.

DUCHEZ, M. E. L’évolution scientifique de la notion de matériau musical. In: BARRIÈRE, J.-B. (ed.). Le timbre, métaphore pour la composition. Paris: Christian Bourgois, 1991. p. 47-81.

HUBER, K. Complete Cello Works. Compositor: Klaus Huber. Intérprete: A. Descharmes. [S. l.]: Aeon, 2010. 1 CD.

LAURSON, M.; KUUSKANKARE, M.; SPROTTE, K. PWGL: software. Versão RC 19. [S. l.: s. n.], 2006-2017 Disponível em: http://www2.siba.fi/PWGL/downloads.html. Acesso em: 29 mar. 2020.

LINK, J. F. Long-range polyrhythms in Elliott Carter’s recent music. Tese (Doutorado em Música) – City University of New York, New York, 1994.

Publicado

2020-10-18

Cómo citar

BARBOSA, Rogério Vasconcelos. Escuta, construção, composição. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2020. DOI: 10.5965/2525530405012020318. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17316. Acesso em: 22 nov. 2024.