Intertextualidade no Lento (Assai) da Sinfonia n. 8 de Heitor Villa-Lobos
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530402012017048Palabras clave:
Intertextualidade na música, Sinfonias, Análise musical, Heitor Villa-LobosResumen
Este texto consiste na análise dos aspectos intertextuais presentes no Lento (Assai) da Sinfonia n. 8 de Heitor Villa- -Lobos (1887-1959), composta em 1950. É observado de que forma essas relações intertextuais incidem, apresentando as influências musicais exercidas no compositor, compreendendo o contexto em que o mesmo estava inserido, observando com quais compositores Villa-Lobos dialogava e de que forma isso ocorria. O fenômeno intertextual na música é abordado através da análise tradicional conexa com conceitos intertextuais, apresentados em categorias. Estas categorias englobam elementos gestuais, motívicos e estilizações. Os elementos relacionados às estilizações, em especial da música popular brasileira, serão discutidos através das tópicas musicais.Descargas
Citas
BARBOSA, Lucas de Paula; BARRENECHEA, Lúcia Silva. A intertextualidade musical como fenômeno. Per Musi, Belo Horizonte, v. 8, p. 125-136, 2003.
BLOOM, Harold. A Angústia da Influência: Uma Teoria da Poesia. 2. ed. Tradução Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2002.
______. Um mapa da desleitura. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2003.
BURKHOLDER, J. Peter. Intertextuality. Grove Music Online, Oxford University Press. Disponível em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/ music/52853>. Acesso em: 9 out. 2015.
CANO, Rúben López. Más allá de la intertextualidad. Tópicos musicales, esquemas narrativos, ironía y cinismo en la hibridación musical de la era global. Nassarre: Revista aragonesa de musicología, La Rioja, v. 21, n. 1, p. 59-76, 2005.
CANO, Rúben López. Música e intertextualitad. Cuadernos de teoria y crítica musical 104, Habana, p. 30-36, 2007.
CASTRO, Daniel Fraga de. A complexidade da angústia da influência de Harold Bloom. XI Semana de Letras. Porto Alegre: 2011. p. 1-14.
COLARUSSO, Osvaldo. Villa-Lobos, um grande sinfonista?. 2013. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/falando-de-musica/villa-lobos-um-grandesinfonista/>. Acesso em: 25 jan. 2017.
CROWL, Harry. A Música de Richard Wagner e a sua Influência no Brasil. 2013. Disponível em:<http://blog.goethe.de/wagner/uploads/RichardWagnereoBrasil.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2016.
D’INDY, Vincent. Cours de composition musicale, v. 2, n. 1. Paris: Durand e Cie Éditeurs, 1909.
FREITAS, Antônio Carlos Rodrigues de. O desenvolvimento do conceito de intertextualidade. Revista Icarahy, Rio de Janeiro, n. 6, 2011.
GONTIJO, Marisa Helena Simões. Francisco Braga: uma análise poética e musical de sua canção Virgens mortas, sobre soneto homônimo de Olavo Bilac. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.
GUÉRIOS, Paulo Renato. Heitor Villa-Lobos e o ambiente artístico parisiense: convertendo-se em um músico brasileiro. Mana, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 81-108, 2003.
GUÉRIOS, Paulo Renato. Heitor Villa-Lobos: o caminho sinuoso da predestinação. Curitiba: Edição do autor, 2009.
HYDE, Martha M. Neoclassic and Anachronistic Impulses in Twentieth-Century Music. Music Theory Spectrum, California, v. 18, n. 2, p. 200-235, 1996.
KIEFER, Bruno. Villa-Lobos e o Modernismo na Música Brasileira. 2. ed. Porto Alegre: Movimento, 1986.
KLEIN, Michael Lawrence. Intertextuality in Western Art Music. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press, 2005.
KORSYN, Kevin. Toward a new poetics of musical influence. British Jounal-Music Analysis, v. 10, n. 1/2, p. 3-72, 1991.
KRISTEVA, Julia. Introdução à Semanálise. São Paulo: Editora Perspectiva, 1974.
LAGO, Manoel Aranha Corrêa do. O Círculo Veloso-Guerra e Darius Milhaud no Brasil. Rio de Janeiro: RELER Editora, 2010.
MONELLE, Raymond. The Musical Topic: Hunt, Military and Pastoral. Bloomington: Indiana University Press, 2006.
MOTTE, Diether de La. Contrapunto. Barcelona: Editorial Labor, 1995.
MUSEU VILLA-LOBOS. Villa-Lobos: sua obra. Rio de Janeiro: MinC; IBRAM; Museu Villa-Lobos, 2009.
NOGUEIRA, Ilza. A estética intertextual na música contemporânea: considerações estilísticas. Brasiliana, v. 13, p. 2-12, 2003.
PIEDADE, Acácio Tadeu de Camargo. Expressão e sentido na música brasileira: retórica e análise musical. Revista eletrônica de musicologia, Curitiba, v. 11, p. 1-11, 2007.
PIEDADE, Acácio Tadeu de Camargo. Musical topics, intertextuality and rhetoricity in Heitor Villa-Lobos Bachianas Brasileiras Nr.2. Topical Encounters and Rhetorics of Identity in Latin American Art Music, Oxford, 2015.
PIEDADE, Acácio Tadeu de Camargo. Tópicas em Villa-Lobos: o excesso bruto e puro. Simpósio Internacional Villa-Lobos, São Paulo, v. 11, p. 127-147, 2009.
RATNER, Leonard Gilbert. Classic Music: Expression, form, and style. New York: Schirmer Books, 1980.
ROSEN, Charles. Influence: Plagiarism and Inspiration. 19th - Century music, California, v. 4, n. 2, p. 87-100, 1980.
SALLES, Paulo de Tarso. O acorde de Tristão em Villa-Lobos. Fórum do Centro de Linguagem Musical, São Paulo, v.1, p. 1-6, 2004.
SALLES, Paulo de Tarso. Villa-Lobos: Processos Composicionais. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.
SANT’ANNA, Afonso Romano de. Paródia, paráfrase & Cia. São Paulo: Ática, 2007.
STRAUS, Joseph Nathan. Remaking the Past: Musical Modernism and the Influence of the Tonal Tradition. Cambridge: Havard University Press, 1990.
TAFFARELLO, Tadeu Moraes. O percurso da intersecção Olivier Messiaen-Almeida Prado: Momentos, La Fauvette des Jardins e Cartas Celestes. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 ORFEU
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.