Walking – um recurso técnico-estratégico

proposições para o planejamento da ação de mão esquerda ao violão

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0102

Abstract

This paper discusses one of the steps in the application of a technical-strategic resource in formulation, Walking. Walking is a left-handed behavior on the guitar, which can be defined as the succession of movements that makes it possible to sustain the sound between the notes, a succession of intentions. The steps involved in applying the resource are planning or organizing the practice, training and evaluation, the first of which is the subject of this paper. Performance planning is understood as the systematization of the practice, a context in which the decoding of the musical text makes it possible to segment it into parts that can be practiced using systems and/or methods of progressive parts. When segmenting, it is recommended to consider which components (movements) of the left-hand action on the guitar are independent and which are grouped together as interdependent, thus avoiding the isolated practice of movements that would be better performed if practiced together. The practical applications of these propositions will be illustrated through a description of the planning of the left-hand movement in an excerpt from Luis Milán’s Pavan II (1536). Preliminary results point to the possible application of the guidelines proposed here, as well as further research.

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Author Biographies

Raquel Turra Loner, Universidade do Estado de Santa Catarina

Raquel Turra Loner é graduada em Cinema e Vídeo pela Faculdade de Artes do Paraná (Universidade Estadual do Paraná – Campus de Curitiba II) e Bacharel e Mestre em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Universidade Estadual do paraná – Campus de Curitiba I). Sua pesquisa aborda a técnica violonística, especificamente o planejamento da ação de mão esquerda ao violão como fator determinante na fluência mecânica e sonora em uma execução musical. Atualmente, cursa o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina, onde investiga processos colaborativos interartísticos e suas possíveis contribuições para a construção interpretativa ao violão.

Maria Bernardete Catelan Póvoas, Universidade do Estado de Santa Catarina

Maria Bernardete Castelan Póvoas é professora titular na UDESC e atua no programa de Pós-Graduação em Música. É doutora, mestre e bacharel pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com estágio na Iowa University e pós-doutorado na Universidade de Aveiro, INET-md, Portugal. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa interdisciplinar sobre prática instrumental, realização de repertório solo e de câmara, e estratégias técnico-funcionais relacionadas a áreas que tratam do movimento humano, com foco no desempenho e resultado sonoro. Participa de apresentações em eventos e publicações nacionais e internacionais. Como pianista, foi orientada por Dirce Knignik (Brasil), Sebastian Benda (Suíça/Brasil), Eveline Flaow (França) e René Lecuona (EUA). Realiza recitais solo e de câmara, estreia de obras e gravação de CD de obras solo e de câmara.

Alisson Alípio, Universidade Estadual do Paraná

Alisson Alípio é doutor e mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bacharel em Música (Violão) pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. É professor associado da Universidade Estadual do Paraná – Campus I (Embap), orientador no Programa de Pós-Graduação em Música da mesma instituição e um dos líderes do Grupo de Estudos em Performance Musical e do Grupo de Pesquisa em Violão. Além da atividade docente e de pesquisa, atua como concertista, com apresentações solo e produções audiovisuais dedicadas ao repertório do violão.

References

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Published

2025-06-01

How to Cite

LONER, Raquel Turra; PÓVOAS, Maria Bernardete Catelan; ALÍPIO, Alisson. Walking – um recurso técnico-estratégico: proposições para o planejamento da ação de mão esquerda ao violão. Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. e0102, 2025. DOI: 10.5965/2525530410012025e0102. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/27171. Acesso em: 29 jul. 2025.