Processos Composicionais e Sistemas Interativos na Música Experimental:

Entrevista com Sergio Freire

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530410022025e0102

Keywords:

Processos composicionais, Sistemas interativos, Música experimental, Sergio Freire

Abstract

Sergio Freire Garcia é compositor, pesquisador e professor associado da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atuando nas áreas de composição, orquestração e sonologia. Desde 1998, coordena o Laboratório de Performance com Sistemas Interativos (LaPIS), espaço de experimentação e desenvolvimento de novas interfaces para a criação musical. Com graduação em composição pela UFMG, mestrado em sonologia pelo Instituto de Sonologia de Haia (Holanda) e doutorado em comunicação e semiótica pela PUC-SP, sua trajetória acadêmica e artística é marcada pela investigação das interseções entre prática musical acústica e novas tecnologias.

Nesta entrevista, realizada no dia 27 de fevereiro de 2025, via Google Meet, Sergio Freire compartilha suas experiências e reflexões sobre temas centrais de sua produção, como a composição com sistemas interativos, a relação entre tecnologia e obsolescência, e a prática de ensino e performance no contexto da música experimental. A conversa também aborda sua atuação no desenvolvimento dos sistemas Obié, Pandora e GuiaRT, bem como os desafios da música de borda na América Latina.

A entrevista foi conduzida por Belquior Guerrero e Rodrigo Frade e concebida de forma semiestruturada, com o roteiro enviado previamente ao entrevistado. Após a transcrição, o material foi revisado e validado por Sergio Freire, garantindo a fidelidade ao conteúdo discutido.

 

Os sistemas indicados podem ser visualizados no canal do Youtube do LAPIS, através do seguinte link: https://www.youtube.com/@lapisufmg5465

[2]O Prof. Dr. Sergio Freire Garcia assinou o Termo de Consentimento para a publicação da entrevista no Dossiê “Músicas de Borda - Propostas para pensar a noção de centro e a periferia no campo da música contemporânea na academia” da revista Orfeu.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Belquior Guerrero Santos Marques, Faculdade de Música do Espírito Santo

Belquior Guerrero é Doutor e Mestre em Performance Musical pela Universidade de Aveiro (Portugal) e Bacharel em Violão Erudito pela Universidade Estadual de Maringá. Iniciou seus estudos musicais aos 5 anos e, aos 12, dedicou-se a instrumentos de cordas dedilhadas. O músico é responsável pela estreia de várias obras de compositores europeus e latino-americanos e atua como solista, regente e camerista em ciclos de concertos e festivais no Brasil e em Portugal. Atualmente, é professor de Violão Clássico na Faculdade de Música do Espírito Santo e Coordenador da Pós-Graduação em Performance e Pedagogia do Instrumento/Canto na Parceria Fames/UnAC.

Rodrigo Manoel Frade, Federal University of Minas Gerais

Rodrigo Frade é Doutor em Sonologia (2022), Mestre em Performance Musical (2018) e Bacharel em Flauta (2014) pela UFMG. Iniciou seus estudos no Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier. Teve aulas com Daniel Della Sávia, Artur Andrés e Maurício Freire, além de masterclasses com flautistas renomados. É intérprete e organizador do Festival 'Escuta Aqui!', dedicado à música contemporânea brasileira. Estreou obras de compositores latino-americanos e se apresentou em festivais como FMCB, SiMN e Oficina de Música de Curitiba. Recebeu bolsa para o FluteXpansions Sonic Immersion (2021). Como pesquisador, participou de congressos internacionais. Atualmente, é Professor Adjunto de Flauta Transversal na UFMG.

References

FREIRE, Sérgio. Reflexões sobre o ensino e o aprendizado da composição no centenário de Guerra-Peixe. In: BARBEITAS, F.; ASSIS, A. C. (Org.). Guerra-Peixe: 100 anos. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2015. p. 163-171. Disponível em: https://musica.ufmg.br/selominasdesom/wp-content/uploads/sites/3/2018/09/Guerra-Peixe-100-Anos.pdf

FREIRE, Sérgio. Apresentação. In: IAZZETTA, Fernando. Música e mediação tecnológica. São Paulo: Perspectiva, 2009.

MENESES, Eduardo. Iterative design in DMIs and AMIs: Expanding and embedding a high-level gesture vocabulary for T-Stick and GuitarAMI. 2022. (Tese de Doutorado) – McGill University, Canadá, 2022. Disponível em: https://escholarship.mcgill.ca/concern/theses/bg257k661

Published

2025-09-29

How to Cite

MARQUES, Belquior Guerrero Santos; FRADE, Rodrigo Manoel. Processos Composicionais e Sistemas Interativos na Música Experimental:: Entrevista com Sergio Freire. Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. e0102, 2025. DOI: 10.5965/2525530410022025e0102. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/27059. Acesso em: 1 oct. 2025.