Baden Powell's Tamborim Groove

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0101

Keywords:

Baden Powell, levada, tamborim, samba, linha-guia

Abstract

This article examines one of Baden Powell’s most recurring groove patterns (levada), which is nicknamed “levada-tamborim” due to its resemblance to the tamborim’s samba practice. After revisiting the definition of groove as a circular pattern of repetition and variation, understanding how guitar grooves imitate percussion instruments, and observing tamborim practice in samba, we draw a parallel between the levada-tamborim and the idea of a time-line that permeates most of Afro-Brazilian music. Once the theoretical premises are defined, we approach this groove type by examining five examples taken from recordings and videos by Baden and Marcel Powell. Our analysis reveals many ways of realizing the levada-tamborim, which, nonetheless, understand the guitarist’s right-hand action as integrated by two complementary groups whose action mirrors the non-stop rhythm of the samba groove played by the tamborim.

Downloads

Author Biographies

Lucas Martins Corrêa, Santa Catarina State University

Bacharel em Música (Opção: Violão) pela UDESC, Lucas Martins Corrêa atua como músico acompanhador de samba e choro desde 2017. Foi bolsista do Coral da UDESC nos anos de 2015 e 2016, e da Rádio UDESC em 2018 e 2019. Em 2016, participou do espetáculo A Era do Rádio como violonista do grupo Choro Ilhado, que se apresentou na capital e interior do estado de Santa Catarina.

Luiz C Mantovani Jr, Santa Catarina State University

Vencedor do Pro Musicis International Award (Nova York, 2002), o violonista brasileiro Luiz Mantovani se apresenta regularmente como solista e camerista no Brasil e exterior. Em 2011 recebeu o Grammy Latino pelo álbum Brazilian Guitar Quartet plays Villa-Lobos, tendo ainda gravado para os selos Delos (EUA) e Stradivarius (Itália). Doutor pelo Royal College of Music em Londres, tem publicado com frequência em periódicos especializados e em 2022 foi agraciado com o Best Paper Award da Musicologica Austriaca, em Viena. Luiz é professor da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC desde 2003, onde trabalha nos âmbitos da graduação e pós-graduação.

References

ABRAMOVITZ, Rodrigo Sebastian de Moraes. O ensino de contrabaixo-elétrico baseado em levadas de samba. 1999. 46 p. Monografia (Licenciatura em Educação Artística) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999.

BADEN POWELL. Ensaio. São Paulo: TV Cultura, 1990. Programa de televisão. Disponível em: https://youtu.be/gOHimzE9EiE. Acesso em: 9 jul. 2024.

BADEN POWELL. Violão com Fábio Zanon. São Paulo: Rádio Cultura FM, 14 fev. 2007. Disponível em: https://vcfz.blogspot.com/2007/02/59-baden-powell.html. Acesso em: 8 jul. 2024.

BADEN POWELL À VONTADE. BrazilOnGuitar. 2002. Disponível em: https://www.brazil-on-guitar.de/opus/orig/1963_avontade.html. Acesso em: 13 jul. 2024.

BARROS, Vinícius de Camargo. O uso do tamborim por Mestre Marçal: legado e estudo interpretativo. 2015. 178 p. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.

BECKER, José Paulo. Levadas brasileiras para violão. Rio de Janeiro: Vitta Books & Music, 2013.

BITTAR, Iuri Lana. Fixando uma gramática: Jayme Florence (Meira) e sua atividade artística nos grupos Voz do Sertão, Regional de Benedito Lacerda e Regional do Canhoto. 2011. 146 p. Dissertação (Mestrado em Música) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

BOLÃO, Oscar. Batuque é um privilégio: a percussão na música do Rio de Janeiro. São Paulo: Lumiar, 2010.

BRAZILONGUITAR. BrazilOnGuitar. 2002. Disponível em: https://www.brazil-on-guitar.de/home.html. Acesso em: 15 jun. 2024.

CARVALHO, José Alexandre Leme Lopes. O ensino do ritmo na música popular brasileira: proposta de uma metodologia mestiça para uma música mestiça. 2011. 203 p. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

CAZES, Henrique Leal. Palhetadas estruturantes: o acompanhamento do samba ao cavaquinho. 2019. 187 p. Tese (Doutorado em Música) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

DREYFUS, Dominique. O violão vadio de Baden Powell. São Paulo: Editora 34, 2020.

KOETTING, James. Analysis and notation of West African drum ensemble music. UCLA Selected Reports (Institute of Ethnomusicology), Los Angeles, v. 1, n. 3, p. 116–146, 1970.

LE MONDE MUSICAL DE BADEN POWELL. BrazilOnGuitar. 2002. Disponível em: https://www.brazil-on-guitar.de/opus/orig/1964_le_monde.html. Acesso em: 13 jul. 2024.

MIDDLETON, Richard. Form. Em: SWISS, Tom; HORNER, Bruce. Key terms in popular music and culture. Malden: Blackwell Publishing, 1999. p. 141–155.

PEREIRA, Marco. Ritmos brasileiros. Rio de Janeiro: Garbolights Produções Artísticas, 2007.

POWELL, Marcel. As levadas da mão direita de Baden Powell. São Paulo: KaiserPlay, 2022. Curso online. Disponível em: https://kaiserplay.com.br/badenpowell. Acesso em: 15 jun. 2024.

POWELL, Marcel. A mão direita de Baden Powell. São Paulo, Marcos Kaiser Cast, 31 jan. 2020. Entrevista a Marcos Kaiser. Disponível em: https://youtu.be/h8cdPmye8mI. Acesso em: 7 jul. 2024.

POWELL, Marcel. O filho prodígio de Baden Powell. São Paulo, Marcos Kaiser Cast, 7 out. 2022. Entrevista a Marcos Kaiser. Disponível em: https://youtu.be/tfN6oHRG8Wc. Acesso em: 7 jul. 2024.

PUJOL, Emilio. Escuela razonada de la guitarra – Libro IV. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1971. 4 v.

ROCHA, Paula Faour de Oliveira. Acompanhamento pianístico em bossa nova: análise rítmica em duas performances de João Donato e Cesar Camargo Mariano. 2006. 124 p. Dissertação (Mestrado em Música) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

SANDRONI, Carlos. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2012.

SANTOS, Arildo Colares dos. Aprendiz de samba: oralidade, corporalidade e as estruturas do ritmo. 2018. 119 p. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

SANTOS, Gustavo de Medeiros. Baden Powell à vontade: recursos técnicos para arranjos de violão solo. 2016. 181 p. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

SILVA, Felipe Corbani da. Couros e cordas, levadas de violão baseadas em toques do Candomblé-Ketu: Ijexá, Aderejá e Ilu. 2019. 81 p. Monografia (Licenciatura em Música) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

SILVA, Felipe Corbani da; MADEIRA, Bruno. O Ijexá nas levadas de violão: análise de três casos no repertório popular. Per Musi, Belo Horizonte, n. 41, p. 1–14, 2021.

TEMPORADA 1: EPISÓDIO 7. Chico & Caetano. Rio de Janeiro: TV Globo, 30 out. 1986. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/9481178. Acesso em: 9 de julho de 2024.

TRAVASSOS, Elizabeth. Apontamentos sobre estudantes de música e suas experiências formadoras. Revista da ABEM, Brasília, v. 13, n. 12, p. 11–19, 2005.

Published

2025-05-24

How to Cite

MARTINS CORRÊA, Lucas; MANTOVANI JR, Luiz C. Baden Powell’s Tamborim Groove. Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. e0101, 2025. DOI: 10.5965/2525530410012025e0101. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/26925. Acesso em: 29 jul. 2025.