Proposta metodológica de ensino da flauta doce no fundamental I com elaboração de material didático
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0204Parole chiave:
flauta doce, musicalização, ensino coletivo, produto educacionalAbstract
Partindo da constatação de que a música em sala de aula deve receber maior atenção dentro da disciplina Arte, propomos a metodologia de ensino coletivo de flauta doce, buscando mostrar a importância desta na musicalização de crianças do ensino fundamental I. O estudo foi desenvolvido a partir de uma revisão sobre o histórico do ensino da flauta doce no Brasil e de seus aspectos pedagógicos inerentes. Além disso, foram incluídas uma pesquisa narrativa autobiográfica e a elaboração de um produto educacional que visa auxiliar docentes na musicalização dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I. A proposta faz do uso da flauta doce como uma alternativa viável para a inclusão de um instrumento musical na rede pública escolar. Nesse contexto, o instrumento utilizado mostra-se um recurso a ser adequado, não o único, mas importante na musicalização do ensino fundamental. Sendo um instrumento de baixo custo e de fácil aprendizado, a flauta doce é muito utilizada nos anos iniciais. Tendo em conta uma abordagem cultural que considera as músicas das diferentes regiões brasileiras, o produto educacional elaborado consiste em uma sequência didática que visa auxiliar os educadores musicais na utilização da flauta doce no ensino fundamental.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AUGUSTIN, Kristina. Um olhar sobre a música antiga: 50 anos de história no Brasil, Rio de Janeiro: Edição da autora, 1999.
BARBOSA, Joel L. S. Cosiderando a viabilidade de inserir música instrumental no ensino de Primeiro Grau. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 3, p. 39-49, 1996.
BARROS, Guilherme A. S. de. Goethe e o Pensamento Estético-Musical de Ernst Mahle: Um Estudo do Conceito de Harmonia. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO, Centro de Letras e Artes. Rio de Janeiro, 2005.
BARROS, Daniele C. A flauta doce no século XX: o exemplo do Brasil. Recife: Editora Universitária UFPE, 2010.
BEINEKE, Viviane. A educação musical e a aula de instrumento: uma visãocríticasobre o ensino da flauta doce. Expressão: Revista do Centro de Artes e Letras da UFSM. Santa Maria, Ano 1, nº ½, pp.25-32, 1997.
_______. O ensino da flauta doce na educação fundamental. In. HENTSCHKE, Liane; Del-Ben, Luciana. Ensino de música: Propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003. p.86-100.
BOLÍVAR, Antonio. A expressividade epistêmico-metodológica da pesquisa (auto)biográfica. In: M.H. Abrahão, I.F. Bragança y M. da Silva Araujo (Orgs.). Pesquisa (Auto)biográfica, fontes e questões. Curitiba: Editora CRV, 2014, pp. 113-127.
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional. Brasília, 1961. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html Acesso em jun. 2022.
_______. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em Mai. 2023.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1998.
_______. Presidência da República. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, 1971. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html Acesso em jun 2021.
_______. Presidência da República. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11769.htm Acesso em jun 2022
_______. Presidência da República. Lei n. 12.287, de 13 de julho de 2010. Altera a lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no tocante ao ensino da arte. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 jul. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12287.htm Acesso em Jun 2023.
_______. Presidência da República. Lei n.13. 278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13278.htm Acesso em fev. 2024.
CALLEGARI, Paula A. O ensino da flauta doce na escola regular: questões emergentes em publicações da área de música. 17º ENCONTRO DE REFLEXÕES E AÇÕES NO ENSINO DE ARTE ABORDARÁ A PESQUISA NO ENSINO DE ARTE. UFU. Anais..., Uberlândia, 2018. Disponível em: https://eventos.ufu.br/encontroarteensino Acesso em: 17, Mai. 2023.
_______. Prática instrumental na licenciatura em música: reflexões e práticas no ensino coletivo da flauta doce. XIII Encontro Regional Sudeste da Abem - Educação em redes: desafios e diálogos contemporâneos. ABEM, 2022. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_ersd/v5/papers/1245/public/1245-5383-1-PB.pdf
Acesso 10, Out. 2023.
CEART. Resolução Nº 04/2015 – Prof-Artes. Florianópolis: 2015. Disponível em: http://www1.ceart.udesc.br/arquivos/id_submenu/141/resolucao_04_2015___trabalho_d e_conclusao_defesa.pdf Acesso em out. 2023.
CUERVO, Luciane da C. Musicalidade na performance com a flauta doce. 2009. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/15663/000687332.pdf Acesso Out. 2023
CUERVO, Luciane da C.; PEDRINI, Juliana. Flauteando e criando: experiências e reflexões sobre a criatividade na aula de música. In: Música na educação básica. Associação Brasileira de Educação Musical. Porto Alegre, v. 2, n. 2, p.48-61, 2010. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/revista_musica/ed2/pdfs/meb2_artigo4.pdf Acesso Out. 2023.
FERNANDES, José N. Caracterização da Didática Musical. Debates - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música, v. 4, 2001. Disponível em: https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/4143 Acesso em 12 de fev. de 2025.
FONTERRADA, Marisa T. O. De tramas e fios – um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Editora da UNESP, 2008.
FRANK, Isolde Mohr. Pedrinho toca flauta doce – 1º e 2º vol. São Leopoldo: Sinodal, 2004.
GRUMAN, Marcelo. Caminhos da cidadania cultural: o ensino de artes no Brasil. Educar em Revista, p. 199-211, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602012000300014 Acesso em 12 de fev. de 2025.
HOLLER, Marcos T. Uma história de cantares de Sion na terra dos Brasis: a música na atuação dos jesítas na america Portuguesa (1549-1759). Campinas, 2006. 949 f., 2 v. Tese (Doutorado em Música). Instituto de Artes, Universidade estadual de Campinas, Campinas, 2006. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2006.367588
HUNT, Edgar. The recorder and its music. London: Ernst Eulenburg, 2002.
KIEFER, Bruno. História da Música Brasileira: dos primórdios ao início do século XX. Porto Alegre RS, Editora Movimento, 4ª Ed. 1997.
LIRA, Ilma. Rumo a um novo papel da flauta doce na educação musical brasileira. 1984. 105 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade de Nova York, York, 1984.
MAHLE, Maria Aparecida R. P. Primeiro Caderno de Flauta Block (músicas e exercícios). Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1959.
MARQUES, Mônica. O Ensino da Flauta Doce nas Aulas de Música na Escola, UEM: Maringá, 2012. Disponível em:
http://www.dmu.uem.br/pesquisa/index.php?conference=forumed&schedConf=forum
edmus01&page=paper&op=viewFile&path%5B%5D=82&path%5B%5D=51 Acesso jun. 2023.
PAOLIELLO, Noara de Oliveira. “A flauta doce e sua dupla função como instrumento artístico e iniciação musical.” Monografia (Licenciatura). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UFRJ, Centro de Letras e Artes. Rio de Janeiro (2007)
PEDRINI, Juliana. Flauteando e criando: reflexões e experiências sobre criatividade na aula de música. Música na educação básica. Porto Alegre, v. 2, n. 2, 2010. Disponível em: https://revistameb.abem.mus.br/meb/article/view/122 Acesso jun. 2023.
SILVA, Fabrício O.; RIOS, Jane A. V. P. Aprendizagem experiencial da docência no PIBID. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 1, p. 202-218, jan./abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.13i1.0012
SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
SOUZA, Elizeu C. de. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In: NASCIMENTO, A. D.; HETKOWSKI, T. M. (Org.). Memória e formação de professores. (online). 31 Salvador: EDUFBA, 2007. 310p. ISBN 978-85-232-0484-6. Disponível em: https://books.scielo.org/id/f5jk5/pdf/nascimento-9788523209186-04.pdf Acesso em jul. 2023.
SWANWICK, Keith. A basis for music education. Routledge, 1979.
_______. Musical knowledge: intuition, analysis and music education. London and New York: Routledge, 2002.
_______. Música, mente e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
TOURINHO, Cristina. A formação de professor para o ensino coletivo de instrumentos. XII ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL E COLÓQUIO DO NEM, Florianópolis, SC. Anais..., XII Encontro Anual da ABEM, Florianópolis, SC, Outubro 21 a 24, 2003, p. 51-57. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ABEM_2003.pdf Acesso em jul. 2023.
_________. Ensino coletivo de instrumentos musicais: crenças, mitos, principios e um pouco de história. XVI ENCONTRO NACIONAL DA ABEM E CONGRESSO NACIONAL DA ABEM E CONGRESSO REGIONAL DA ISME América Latina. Anais..., Campo Grande, 2007. (s.p.). Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/anais2007/inicio.html Acesso em jan. 2023.
WEILAND, Renate L. Considerações sobre o ensino de flauta doce a partir de uma abordagem cognitiva musical. Anais do VI Fórum de Pesquisa Científica em Arte, Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Curitiba, v. 2009.
ZABALA, Antoni. Os enfoques didáticos. In: COLL, Cesar et al. (Orgs.), O construtivismo na sala de aula, São Paulo: Ática, 1996.
_______. A prática educativa como ensinar. Tradução: Ernani F. da F. Rosa. Reimpressão 2010. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Eliton Perpetuo Rosa Pereira, Marcelo de Almeida, Cristiano Aparecido da Costa, Ronan Gil de Morais

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.