O Teatro Carlos Gomes de Blumenau – SC: música e política na identidade cultural blumenauense

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0107

Keywords:

Teatro Carlos Gomes, History of Music in Blumenau/SC, Monu-ment, Identity, Representation

Abstract

Originaly the old Frohsinn Theater, Teatro Carlos Gomes, in Blumenau, Santa Catarina, remodeled its physical and auditory structure throughout the development of the municipality's history. It shows itself to be a living monument of the History of Blumenau, taken as such not only because it hosts a large part of artistic performances in Blumenau, but because it is synonymous with the representation of memories, power struggles and identities built from cultural structures. This article deals with the Teatro Carlos Gomes (Blumenau) as an object, instrument and space of power, considering in its monumentality the civilizing heritage that it carries. The text is based on documents found in the José Ferreira da Silva Historical Archive and the book commemorating the 145th anniversary of the Theater to further discuss the identity representations that the Theater evokes through its repertoire.

Keywords: Teatro Carlos Gomes, History of Music in Blumenau/SC, Monument, Identity, Representation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Camila Werling, Santa Catarina State University

Camila Werling possui graduação em Música - Licenciatura pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2011) e mestrado em Musicologia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2016). Atualmente é doutoranda em Música também na UDESC e integra o Laboratório de Imagem e Som (LIS/UDESC), o Grupo de Pesquisa Música, Cultura e Sociedade - (MUSICS/UDESC) e o Grupo de Pesquisa em Musicologia no Vale do Itajaí (GMUVI). Atua como docente na Universidade Regional de Blumenau (FURB) na disciplina de Flauta Doce e Gêneros e Formas Musicais. Além da atuação universitária é professora efetiva do município de Blumenau no Programa de Musicalização Bandas e Fanfarras, na Escola Básica Municipal Almirante Tamandaré. Atua ainda como docente na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Integrou o grupo Confraria do Samba, grupo Sopratutto e a Banda Fridas. Foi flautista na Orquestra da FURB e na Jazz Band, além de participar do Coro da Universidade.

Márcia Ramos de Oliveira, Santa Catarina State University

Márcia Ramos de Oliveira é graduada em História pela Universidade do Rio Grande do Sul, onde realizou mestrado (1995) e doutorado em História (2002). Aposentou-se como Professora Associada do Departamento de História/UDESC em 2023, dando continuidade ao vínculo na Instituição como Professora Colaboradora no PPGMus/UDESC desde 2021. Pesquisadora associada do Grupo de Pesquisa Memória e Sociedade – MUSICS. Integra as associações ANPUH e ANPPOM. É pesquisadora vinculada ao  INET-md, pólo da Universidade de Aveiro/UA. 

Em 2017, vinculou-se a Universidade de Aveiro (Portugal) para desenvolvimento de estágio pós-doutoral e atuação como docente visitante. Como Professora do Departamento de História, atuou como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em História (até 2021) e no Mestrado Profissional em Ensino de História / ProfHistória. Foi Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Linguagens e Representação (CNPq/UDESC). Fundou e foi Coordenadora do Laboratório de Imagem e Som (LIS/FAED/UDESC) , do qual participou até 2020.

References

ACIB 90 anos de memória. Blumenau: Fundação Casa Dr. Blumenau. Blumenau, SC, 1989.

ANDERSON, Benedict: Comunidades Imaginadas. São Paulo: Cia das Letras, 2008.

ANNUSECK, Ellen. Nos bastidores da festa: Outras histórias, memórias e sociabilidades em um bairro operário de Blumenau (1940-1950). Dissertação (História) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

BHABHA, Homi. The Location of Culture. London: Routledge, 1994.

BAUMGARTEN, Christina. Dos camarins ao grande espetáculo: 145 anos de história do Teatro Carlos Gomes. Blumenau: HB Editora, 2006.

BLUMENAU EM CADERNOS. “Anita Garibaldi”. Blumenau em Cadernos. Blumenau/SC – tomo 1, n.2, p.36-37, fev. 1957.

BRASIL, Presidente (1934-1945: Getúlio Vargas) Discurso pronunciado no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, por ocasião do banquete oferecido pela municipalidade, Blumenau, 10 de março de 1940. Disponível em: http.www.biblioteca.presidencia.gob.br. Acesso: 5 de maio de 2023.

CARMINATTI, Karol Diego. Cidade, Apropriação e Urbanidade: O traçado urbano de Blumenau como sistema de espaços públicos. Dissertação (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

CASTAGNA, Paulo. Acervos Musicais em Políticas Públicas e Institucionais de Gestão de Acervos. Debates. UNIRIO, Rio de Janeiro, v. 26, nº 1, p. 159-172, nov. 2022.

CHAUÍ, Marilena. Brasil: Mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Ed. Perseu Abramo, 2000.

GERLACH, Gilberto S., KADLETZ, Bruno K., MARCHETTI, Marcondes. Colônia Blumenau no Sul do Brasil. Vol. 1 e 2. Florianópolis: Clube de Cinema N. Sra. do Desterro, 2019.

HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.

HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence (orgs). A Invenção das Tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

KORMANN, Edith. Blumenau: arte, cultura e as histórias de sua gente (1850-1995). v. 3. Blumenau: Edith Kormann, 1995.

LACERDA, Aline Lopes. A fotografia nos arquivos: produção e sentido de documentos visuais. História, Ciências, Saúde. Manguinhos, Rio de Janeiro, v.19, n.1, jan.-mar. 2012, p.283-302.

LEFEBVRE, Henri. A Revolução Urbana. Minas Gerais: Editora UFMG, 2002.

MARÍN, Miguel Ángel. Música y ciudad desde la musicologia urbana. Neuma: Revista de Música y Docencia Musical. Talca, Chile, ano 7, v. 2, 2014, p.10-30.

NORA, Pierre; AUN KHOURY, Yara (tradução). Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, [S. l.], v. 10, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101. Acesso em: 10 maio. 2023.

PEREIRA, Tiago. Música e instituições culturais: contribuições para uma musicologia urbana na Blumenau do século XX. Revista Música, São Paulo, v.23, n.1, julho de 2023, p. 451-473.

PEREIRA, Tiago. Pela Escuta de Heinz Geyer na “cidade ressoante”: música e Campanha de Nacionalização no cotidiano urbano de Blumenau – SC (1921-1945). Dissertação (Mestrado em Musicologia) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis 2014.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Cidades visíveis, cidades sensíveis, cidades imaginárias. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 27, n. 53, 2007, p. 11-23.

RICOEUR, Paul. “Entre mémoire et histoire”. Projet. Paris: numéro 248, p.11, 1996.

RODRIGUES, Cristiane Moreira. Cidade, Monumentalidade e Poder. GEOgraphia, v.3, n.6, 2001, p 42-52.

ROSSBACH, Roberto Fabiano. As sociedades de canto da região de Blumenau no início da colonização alemã (1863- 1937). Dissertação (Mestrado em Musicologia) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

ROSSBACH, Roberto Fabiano. Catalogação sistemática e descritiva de obras e fontes musicais no Brasil: o catálogo temático de Heinz Geyer (1897-1982). Tese (Doutorado em Música) – Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2020.

SERRONI, José Carlos. Teatros: uma memória do espaço cênico do Brasil, São Paulo: Editora Senac, São Paulo, 2002.

SEYFERTH, Giralda. Identidade étnica, assimilação e cidadania: A imigração alemã e o Estado brasileiro.In: Revista Brasileira de Ciências Sociais. v.26, n.9, 1994a.

SEYFERTH, Giralda. A identidade teuto-brasileira numa perspectiva histórica. Os alemães no Sul do Brasil: cultura – etnicidade – história. Canoa: Ulbra, 1994b.

SIEBERT, Cláudia Freitas. A produção do espaço urbano de Blumenau a partir dos seus instrumentos de controle urbanístico: 150 de história. Seminário de História da Cidade e do Urbanismo - Cinco Séculos de Cidade do Brasil. Anais. Natal, v. 6, n. 3, 2000.

WERLING, Camila. A música como representação dos movimentos germânicos e não-germânicos em Blumenau nas décadas de 1970 e 1980. Dissertação (Mestrado em Musicologia/Etnomusicologia) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

Published

2023-10-27

How to Cite

WERLING, Camila; OLIVEIRA, Márcia Ramos de. O Teatro Carlos Gomes de Blumenau – SC: música e política na identidade cultural blumenauense. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. e0107, 2023. DOI: 10.5965/2525530408022023e0107. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23849. Acesso em: 23 nov. 2024.