Editorials
Abstract
Este Dossiê, coordenado pelas editoras convidadas Viviane Beineke e Sandra Mara da Cunha, ambas professoras dos cursos de Licenciatura em Música, Mestrad e Doutorado em Educação Musical do Programa de Pós-Graduação da Udesc, reafirma os estudos sobre práticas criativas em educação musical. Foram aprovados 14 manuscritos, incluindo ensaios, artigos e uma tradução. As diversas temáticas são apresentadas e discutidas por autores representativos da área, destacando-se por exemplo, a professora Marisa Trench Fonterrada, da Unesp. Viviane Beineke desenvolve pesquisas sobre práticas criativas em educação musical, aprendizagem criativa, didática e metodologias do ensino de música, ensino instrumental, produção de material didático e formação do professor de música. Buscando contribuir na construção de fundamentos teórico-metodológicos para a educação musical, procura articular teoria e práticas pedagógicas em diferentes contextos de ensino e aprendizagem musical. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Inventa Educação Musical. As pesquisas de Sandra Mara da Cunha articulam os campos da educação musical, estudos da infância, sociologia da infância, formação de professores e educação infantil. Os estudos e investigações mais recentes têm se constituído com base nas interlocuções entre música, educação e infância, com o objetivo de pensar o lugar das crianças na educação musical, a partir de marcadores como processos criativos e aprendizagens colaborativas intergeracionais e intrageracionais. É líder do Grupo de Pesquisa música, educação e infância (mei). Agradecemos às editoras convidadas a dedicação e parceria durante todo o processo editorial, conscientes que somos do enorme trabalho que é estar à frente de um periódico científico, para além de todas as demais atividades de ensino, pesquisa e extensão que desenvolvemos no contexto universitário. Recomendamos a todos e todas a leitura dos textos deste dossiê.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Teresa Mateiro, Guilherme Sauerbronn de Barros
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who submit their manuscripts to be published in this journal agree to the following terms:
1. Authors retain the copyright and grant to the journal the right of first publication, whilst simultaneously permitting their work to be licensed under the Creative Commons License Attribution, which allows the sharing of work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.
2. Contributions in this journal are open access; this means they are based in free use, and non-commercial applications.