Reasons and means for involvement with Heinrich Schenker's proposal

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530406032021234

Keywords:

Heinrich Schenker, Musical motif, Musical counterpoint, Musical harmony, Musical multilevel graphic

Abstract

The expansion of the three-dimensional perception of musical works that emerges from the contact of musicians with the Schenkerian proposal is valued in this article. To this end, the authors share with the reader their experience with the teaching of this interpretative practice, in dialogue with harmonic, contrapuntal and textural processes.

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Author Biographies

Adriana Lopes da Cunha Moreira, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP

Adriana Lopes da Cunha Moreira é Doutora em Música (UNICAMP, 2008), pianista, professora livre-docente no Departamento de Música (CMU) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP, 2004-) e professora efetiva no Programa de Pós-Graduação em Música da ECA-USP (2010-). É coordenadora da Graduação do CMU (2017-21), coordenadora do Grupo de Pesquisa TRAMA: Teoria e Análise Musical, voltado à aplicação de conceitos teóricos emergentes para a prática analítica de obras musicais (USP, CNPq, 2015-), e co-coordenadora dos Encontros Internacionais de Teoria e Analise Musical, EITAM (2009, 2011, 2013, 2017, 2019). Foi editora-chefe de publicações da ANPPOM (2011-15), que englobam a Revista OPUS (Qualis-CAPES A1), série Pesquisa em Música no Brasil e coordenação científica dos congressos anuais.

Maria Lúcia Pascoal, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Maria Lúcia Pascoal é Doutora em Música (UNICAMP), professora e pesquisadora na área de Teoria e Análise no Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Seu trabalho de Análise Musical desenvolve principalmente o estudo da música brasileira dos séculos XX e XXI. Colabora nas principais publicações especializadas em música no Brasil e participa de encontros e congressos nacionais e internacionais, entre os quais o Orpheus Music Theory Seminar em Ghent (Bélgica) e Seminário Internacional Jorge Peixinho “Mémoires” (Portugal). É autora de Estrutura Tonal: Harmonia (Cia. Editora Paulista). Foi editora da revista OPUS da ANPPOM e é membro fundador da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical TeMA, da qual é vice-presidente no biênio 2021-2023.

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Published

2021-10-14

How to Cite

MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha; PASCOAL, Maria Lúcia. Reasons and means for involvement with Heinrich Schenker’s proposal. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 3, 2021. DOI: 10.5965/2525530406032021234. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20081. Acesso em: 26 nov. 2024.