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O saxofone na música de câmara de Francisco Braga

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530406012021e0013

Abstract

Abstract. From the works Cantiga e Danças dos pretos - for quartet of saxophones
(1905) and 'Diálogo sonoro à luar' - seresta for alto saxophone and bombardino in C, by
Francisco Braga (S/D), in a succinct way, this article brings up the representativeness of the
saxophone in Francisco Braga's chamber repertoire. The text also argues about the composer's
pioneering and language when writing for the instrument and, as a result, presents, based on the
studies by Oliveira (2019a) and Macedo (2019), significant aspects regarding Francisco Braga's
relations with the saxophone. In addition to observations on incongruous aspects regarding the
composition date and other issues that permeate the 'Diálogo Sonoro ao Luar', there are also
notes on the stylistic interfaces between the influence Ars Gallica and the genres, seresta,
maxixe and habanera, based on the studies by Nascimento (2009), Soares (2015) and Cazes
(2019).

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Author Biographies

José de Carvalho Oliveira, UNIRIO

Natural de Matias Olímpio, Piauí, José de Carvalho é doutorando em Música com pesquisa na área de Teoria e Prática da Interpretação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Musicologia (Teoria e Análise Musical) pela Universidade de São Paulo, USP (pesquisa apoiada pela agencia de fomento CAPES). Graduado em Licenciatura em Música pelo Centro Universitário Sant´Anna, SP. É autor do livro Fantasia para saxofone soprano e pequena orquestra de Villa-Lobos: Aspectos Contextuais e Análise Estrutural do Primeiro Movimento (Ed. Diálogo Freiriano, 2021). Pertence ao grupo de pesquisa PAMVILLA (Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos).

Marco Túlio de Paula Pinto, UNIRIO

Doutor em música (Teoria e prática da interpretação) e Mestre em música (Práticas interpretativas) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bacharel em saxofone pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor associado de saxofone na UNIRIO, atuando na graduação e pós-graduação (mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado).  Atualmente exerce a função de coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais (PROEMUS) da UNIRIO.

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Published

2021-06-26

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How to Cite

OLIVEIRA, José de Carvalho; TÚLIO DE PAULA PINTO, Marco. O saxofone na música de câmara de Francisco Braga. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2021. DOI: 10.5965/2525530406012021e0013. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/19575. Acesso em: 22 dec. 2024.