Compositional poetics in the première works of the 21st concert season of grupo Prelúdio 21

Authors

  • José Orlando Alves Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Alexandre Schubert Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Marcos Lucas Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Pauxy Gentil-Nunes Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405012020437

Keywords:

Composer´s groups, Prelúdio 21, compositional poetics, procedure description

Abstract

This article presents aspects of the different compositional poetics adopted in works premièred in the 2019 concert season of grupo Prelúdio 21. The objectives are to demonstrate the variety of procedures, techniques and resources used in works composed by four among the six members of the group, and to describe general aspects of their creation and of the 21st season, which happened in 2019. In order to tackle the proposed objectives, the four composers selected one of the pieces premièred in 2019 to comment and describe some of the relevant features of their poetics, through a specific methodology for each of the works. Among the different procedures featured in the works we can mention: twelve tone composition, modal writing, klangfarbenmelodie, use of pointilistic textures, aspects of instrumental theatre, characteristic intervallic usage, self-intertextuality, electronic resources and remission to traditional cultures by native peoples. We conclude that, besides the wide compositional output and the participation of renowned interpreters throughout its 21 years of existence, the joint work of the composer-members, who also acted as producers, was decisive for the existence and maintenance of the group´s concert seasons. Thus we hope the collective experience of the 21 years of the group´s joint compositional work, which is arguably unique in the world´s contemporary concert music scene, will encourage the appearance of other similar groups.

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Author Biographies

José Orlando Alves, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

J. ORLANDO ALVES é natural de Lavras - MG (13 mar. 1970). Bacharel e Mestre em Composição Musical pela UFRJ e Doutor em Música – Processos Criativos – pela UNICAMP (2005). Professor Associado de Composição Musical da UFPB. Faz parte do grupo Prelúdio 21. Premiado em 1.º lugar no Primeiro Concurso FUNARTE de Composição. Recebeu Menção Honrosa no Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri, promovido pela Orquestra Sinfônica da USP. Em 2014 foi premiado no Concurso Funarte de Composições Clássicas com a obra Concerto Grosso, estreada na Bienal da Música Brasileira em 2015. Publicou artigos em diversas revistas (Hoodie, OPUS, Debates, Claves) e em diversos anais dos congressos da ANPPOM.

Alexandre Schubert, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor de Harmonia, Análise e Composição do Departamento de Composição da Escola de Música da UFRJ. Doutor em Composição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Mestre em Composição pela UFRJ. Bacharel em Composição na UFRJ. Membro do Prelúdio 21 desde 2003. Atualmente é chefe de departamento do Departamento de Composição da UFRJ. Compositor com diversas premiações, com obras executadas no Brasil e no Exterior. Publicações de artigos nos Anais do Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação da UFRJ, no livro Atualidades da Ópera, vinculado ao Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, nos Anais do II Simpósio Nacional Villa-Lobos e do SIMPOM. Publicações de composições no Banco de Partituras da Academia Brasileira de Música, no Projeto SESC Partituras e no Clube de Autores.

Marcos Lucas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Marcos Lucas é compositor e membro do grupo Preludio 21 desde 2005. É doutor em composição musical pela University of Manchester/Inglaterra. Desde 2002 leciona Composição, Harmonia e Análise na UNIRIO onde ainda dirigiu por 14 anos o grupo de música contemporânea GNU. Em 2017 Foi compositor visitante na Indiana University, como bolsista da Fulbright Foundation. Dentre sua produção composicional destacam-se suas óperas O Pescador e Sua Alma (CCBB 2006/7) e Stefan and Lotte in Paradise (BBC Media City UK). Possui vários prêmios com destaque para o recente Franz Liszt Foundation (Torino/Italia).

Pauxy Gentil-Nunes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Compositor e flautista, Pauxy Gentil-Nunes é Mestre em Composição e Doutor em Línguagem e Estruturação Musical. Professor de Harmonia, Análise e Composição na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1993, tem atividade contínua de criação, com obras musicais executadas e gravadas no Brasil e no exterior. Membro do grupo de pesquisa MusMat, focado em aplicações de modelos matemáticos em composição, do ABSTRAI Ensemble desde 2011 e do grupo de compositores Preludio 21 desde 2019.

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em: 27 jun. 2020.

Published

2020-10-18

How to Cite

ALVES, José Orlando; SCHUBERT, Alexandre; LUCAS, Marcos; GENTIL-NUNES, Pauxy. Compositional poetics in the première works of the 21st concert season of grupo Prelúdio 21. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2020. DOI: 10.5965/2525530405012020437. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17313. Acesso em: 22 dec. 2024.