Educação musical, relações étnico-raciais e decoloneidade: tensões, perspectivas e interações para a Educação Básica

Authors

  • Leonardo Moraes Batista Departamento Nacional do Sesc Conservatório Brasileiro de Música - CBM-CEU Fladem Brasil/FLADEM

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530403022018111

Keywords:

basic education, curriculum, decoloneity, racial ethnic relations, musical education

Abstract

This article points out tensions and approaches perspectives and interactions for decolonization in the field of Music Education, focusing on Basic Education, passing through the debate about Ethnic-Racial Relations Education for the teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture. The text points to silences and invisibilities caused by the epistemicides present in curricula and pedagogical-musical practices, given by a Negrocide and presents epistemological perspectives and curricular interactions, for a pedagogical-musical action another. The article focuses on subjectivist research, covering the theoretical field based on political-epistemological and legislative perspectives, in dialogue with the voices of authors and authors that I invite to discuss the theme. I propose a path disobedient to the hegemonic actions established by the structures of patriarchalism, capitalism and colonialism, impregnated and institutionalized, in society that subalternizes, silences and invisibilizes the idea of emancipatory educational project, seen from a pedagogical-musical scope.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Leonardo Moraes Batista, Departamento Nacional do Sesc Conservatório Brasileiro de Música - CBM-CEU Fladem Brasil/FLADEM

É Licenciado em Música e Especialista em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música (UNICBM). Mestre em Educação Musical, Doutorando em Etnomusicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Integrante do Laboratório de Etnomusicologia da mesma universidade (LABETNO UFRJ). É docente na Especialização em Educação Musical do CBM-CEU e é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Musical (GEPEM/Fladem Brasil/UNICBM), com ênfase em pesquisas que tratam de abordagens relacionadas à formação docente, aos estudos decoloniais e interculturais, com projeto de pesquisa intitulado “Música, Cultura, Educação: pensando a Educação Musical nos/dos/com os múltiplos espaços de ensinoaprendizagem”. É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). É membro e compõe o Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), na gestão 2017-2019. É membro e Presidente da Seção Nacional do Fórum Latino-Americano de Educação Musical (FLADEM) - Fladem Brasil, na gestão 2017-2019. Tem interesse nas seguintes áreas de investigação: Educação Musical, etnomusicologia, decolonialidade, interculturalidade, diversidade cultural, educação, cultura, relações étnico-raciais formação de professores, políticas educacionais, com ênfase especial na atuação do movimento negro brasileiro.

 

References

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma única história. 2009. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wQk17RPuhW8> . Acesso em: 18 fev. 2018.

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda (Org.). Pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis: DP et Alii, 2008.

ARAÚJO, Samuel. Acoustic labor in the timing of everyday life. A critical contribution to the history of samba in Rio de Janeiro. Tese de doutorado em Musicologia. Urbana, IL: University of Illinois em Urbana-Champaign, 1992. Disponível em: <https://www.ideals.illinois.edu/handle/2142/72434>. Acesso em: 9 out. 2018.

ARAÚJO, Samuel. Brega, samba e trabalho acústico: variações em torno de uma contribuição teórica à etnomusicologia. Revista Opus, v. 6, Belo Horizonte: ANPPOM, 1999. Disponível em: <https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/69>. Acesso em: 9 out. 2018.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. República Federativa do Brasil, Brasília, 1996. Disponível em: <http://www6.senado.gov.br/ legislacao/ListaPublicacoes.action?id=102480>. Acesso em: 12 fev. 2018.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. República Federativa do Brasil, Brasília, 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 12 fev. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução n. 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. República Federativa do Brasil, Brasília, 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov. br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf>. Acesso em: 4 fev. 2018.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. República Federativa do Brasil, Brasília, 2008b. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>. Acesso em: 24 mar. 2018.

BRASIL. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. República Federativa do Brasil, Brasília, 2008c. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20072010/2008/Lei/L11769.htm>. Acesso em: 12 fev. 2018.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 2, de 10 de maio de 2016. Define Diretrizes Nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica. Brasília, DF, 2016b. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2018.

BRASIL, Anistia Internacional. 2014. Campanha Jovem Negro Vivo. Disponível em: <https://anistia.org.br/campanhas/jovemnegrovivo/>. Acesso em: 12 janeiro de 2018.

CANDAU, Vera Maria Ferrão; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 15-40, 2010. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982010000100002&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 18 de fev. 2018.

CAMPBELL, Patricia Shehan. Etnomusicología y educación musical: punto de encuentro entre música, educación y cultura. RIEM: Revista Internacional de Educação Musical, n. 1, p. 42-52, 2013. Disponível em: <http://www.revistaeducacionmusical.org/index.php/rem1/article/view/29>. Acesso em: 9 out. 2018.

CARVALHO, José Jorge de. Los estudios culturales en América Latina: interculturalidad, acciones afirmativas y Encuentro de Saberes. Tabula Rasa, Bogotá, n. 12, p. 229-251, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/pdf/tara/n12/n12a14.pdf>. Acesso em: 9 out. 2018.

CARVALHO, José Jorge de; ÁGUAS, Carla. Encontro de Saberes: um desafio teórico, político e epistêmológico. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; CUNHA, Teresa (Org.). Actas do Colóquio Internacional Epistemologias do Sul: aprendizagens globais sul-sul, sul-norte e norte-sul. Democratizar a Democracia. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2015. v. 1. Disponível em: <http://alice.ces.uc.pt/coloquio_alice/wp-content/uploads/2015/08/Livro_DD.pdf>. Acesso em: 9 out. 2018.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano, 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Bahia: Editora Edufba, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação, descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras. v. 12, n. 1, jan/abr, 2012. p. 90-109. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss1articles/gomes.pdf>. Acesso em: 9 out. 2018.

GOMES, Nilma Lino. A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei 10.629/03. In: Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. (Org.) Antônio Flávio Moreira, Vera Marai Candau. 10. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes 2013.

GROSFOGUEL, Ramón. Descolonizando los universalismos occidentales: el pluri-versalismo transmoderno decolonial desde Aimé Césaire hasta los zapatistas. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago & GROSFOGUEL, Ramon (coords.) El giro decolonial: reflexiones para uma diversidad epistêmica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos, Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar. 2007

HALL, Stuart. Identidades culturais na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva; Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. 2017. Atlas da Violência. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/download/2/atlas-2017>. Acesso em 12 jan. 2018.

LUCAS, Glaura; QUEIROZ, Luis Ricardo Silva; PRASS, Luciana; RIBEIRO, Fábio Henrique; AREDES, Rubens de Oliveira. Culturas Musicais Afro-Brasileiras: perspectivas para concepções e práticas etnoeducativas em Música. In: Etnomusicologia no Brasil, (Org.) de Angela Luhning e Rosângela Pereira de Tugny. Salvador, BA: Editora UFBA, 2017.

LÜHNING, Ângela. Temas emergentes da etnomusicologia brasileira e seus compromissos sociais. In: Música em perspectiva, v. 7, nº 02, pp. 07-25. Curitiba: UFPR, 2014. <https://revistas.ufpr.br/musica/article/view/41501>. Acesso em: 9 out. 2018.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Pensamiento crítico desde la sub-alteridad: los estudios étnicos como ciencias descoloniales o hacia la transformación de las humanidades y las ciencias sociales en el siglo veintiuno. In: Saavedra, José Luis (Ed.). Educación superior, interculturalidad y descolonización, p. 145-174. La Paz: Programa de Investigación Estratégica en Bolivia; Comité Ejecutivo de la Universidad Boliviana, 2007. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/4575/457545365008.pdf>. Acesso em: 9 out. 2018.

MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. In: Revista Epistemologias do Sul. Foz do Iguaçu – PR, (1), p.12-32, 2017.

MIGNOLO, Walter. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2003.

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva; MARINHO, Vanildo Mousinho. Educação musical e etnomusicologia: lentes interpretativas para a compreensão da formação musical na cultura popular. Opus, v. 23, n. 2, p. 62-88, 2017. <https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/477>. Acesso em: 9 out. 2018.

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Traços de colonialidade na educação superior em música do Brasil: análises a partir de uma trajetória de epistemicídios musicais e exclusões. In: REVISTA DA ABEM, Londrina, v.25, n.39, 132-159, jul.dez. 2017. Disponível em: (http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/726/501). Acesso em: 9 out. 2018.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala?. São Paulo: Grupo Editorial Letramento, 2017.

SANTOS, Boaventura Souza. Toward a New Comoon Sense: law, Science and politics in the oaradigmatic transisition. Nova Iorque: Routledge, 1995.

SANTOS, Boaventura Souza. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

Published

2018-12-19

How to Cite

BATISTA, Leonardo Moraes. Educação musical, relações étnico-raciais e decoloneidade: tensões, perspectivas e interações para a Educação Básica. Orfeu, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 111–135, 2018. DOI: 10.5965/2525530403022018111. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530403022018111. Acesso em: 22 nov. 2024.