Interdisciplinary approach between Music and Neurosciences: Strategies for promotion and insertion into the curriculum in Higher Education

Authors

  • Luciane da Costa Cuervo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Renata Menezes Rosat Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530403012018172

Keywords:

Teacher training, Musical cognition, Neurosciences, Musicality

Abstract

This work proposes a discussion of the studies on the musical mind, and reflects on their implications in the academic context of training musicians and teachers in Higher Education. It discusses some problematizations about the gap in knowledge in basic academic formation, and the challenges this presents. The paper also articulates a set of strategies which have been adopted to spread neuroscientific knowledge in the academic context of undergraduate music courses. Finally, this article seeks to deconstruct commonly held myths about the brain and musicality, defending scientific theoretical arguments to support the debate.

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Author Biographies

Luciane da Costa Cuervo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora no Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ministra disciplinas que atendem estudantes dos cursos de Música, Pedagogia, Fonoaudiologia, entre outros, nas modalidades presencial e à distância. Segunda líder do EDUCAMUS - Grupo de Estudos e Pesquisa em Música e Educação do PPGEDU-UFRGS (CNPq), sob coordenação da Dra. Leda Mafioletti. Graduada em Música/UFRGS, com ênfase em flauta doce, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRGS e Doutora em Informática na Educação/PGIE-UFRGS. Atuou como pesquisadora honorária visitante no Institute of Education of University College London sob orientação do profº Graham Welch (2015-2016). Como intérprete, dedica-se à interpretação de música antiga e contemporânea, havendo estreado inúmeras composições de autores brasileiros. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores - práticas musicais (voz e flauta doce), musicalidade e cognição musical, performance no contexto da cultura digital.

Renata Menezes Rosat, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1986), graduação em Educação Física - Licenciatura, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Fisiologia do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neurociências, atuando principalmente nos seguintes temas: fisiologia, neurociência aplicada à educação e produção de vídeos educacionais.

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Published

2018-10-17

How to Cite

CUERVO, Luciane da Costa; ROSAT, Renata Menezes. Interdisciplinary approach between Music and Neurosciences: Strategies for promotion and insertion into the curriculum in Higher Education. Orfeu, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 172–196, 2018. DOI: 10.5965/2525530403012018172. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530403012018172. Acesso em: 25 nov. 2024.