Pode-se aprender Openmusic em três dias?
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530402012017243Keywords:
composição musical por computador, música por computador, música e tecnologiaAbstract
Como organizar o ensino da composição assistida pelo computador? Iremos expor algumas sugestões e questões provenientes da nossa experiência na área da pedagogia de meios informáticos destinados a jovens compositores. Depois de ter exposto o contexto do ensino e do público-alvo, faremos uma distinção entre “informática musical”1 e “música informática”. serão analisados os diversos pontos que nos parecem importantes a serem ensinados/ou aprendidos. Entre eles, serão discutidos: os fundamentos, as ferramentas, a formalização, as ferramentas de formalização e de cálculo, a relação entre estruturas formais e a sonificação, a história das técnicas de EAC (escrita assistida por computador) e a integração com a prática. Essa reflexão, ainda que focada sobre a EAC, procura ser a mais abrangente possível e aplicável a outras disciplinas musicais, usando tecnologias digitais ou outras.Downloads
References
AGON, Carlos Augusto. OpenMusic: Un langage visuel pour la composition musicale assistée par ordinateur. Thèse (Doctorat) – Paris VIII, 1998.
AGON, Carlos Augusto; ANDREATTA, Moreno; ASSAYAG, Gérard; SCHAUB, Stéphan. Formal Aspects of Iannis Xenakis’ “Symbolic Music”: A Computer- Aided Exploration of Compositional Processes. Journal of New Music Research, v. 33, n. 2, p. 145-159, june
AGON, Carlos Augusto; ASSAYAG, Gérard; BRESSON, Jean (Eds.). The om composer’s book. V. 1. Sampzon: Sciences Editions Delatour France; IRCAM, 2006. Collection Musique.
BIDLACK, Richard. Chaotic Systems as Simple (but complex) Compositional Algorithms. Computer Music Journal, MIT-Press, v. 16, n. 3, Fall 1992.
BOULEZ, P.; GREUSSAY, P. Et la musique. Entretien avec Philippe Manoury. Traverses, n. 44-45 - Machines Virtuelles, Paris, Centre de Création Industrielle, Centre Georges Pompidou, p. 129-137, 1988.
BRESSON, Jean; AGON, Carlos Augusto; ASSAYAG, Gérard (Eds.). The om composer’s book. V. 2. Sampzon: Sciences Editions Delatour France; IRCAM, 2008. Collection Musique.
HIRS, Rozalie; GILMORE, Bob (Eds.). Contemporary Compositional Techniques and OpenMusic. Musique/Sciences Series, IRCAM/Delatour, France, en collaboration avec la Amsterdam School of the Arts, Amsterdam, Netherlands, 2009.
LEVY, Pierre. La Machine Univers. Paris, France: Editions la Découverte, 1987.
MALT, Mikhail. Lambda 3.99 (Chaos et Composition Musicale). Troisièmes Journées d’Informatique Musicale JIM 96, Ile de Tatihou, Normandie, France, 1996.
MALT, Mikhail. La composition assistée par ordinateur, modèles et calcul, quelques éléments de réflexion. In: POTTIER, Laurent (Ed.). Le calcul de la musique. Saint-Étienne: Publications de l’Université de Saint-Étienne, 2009. p. 163-224.
MALT, Mikhail. La représentation dans le cadre de la composition et de la musicologie assistées par ordinateur, mémoire d’Habilitation à Diriger des Recherches, Université de Strasbourg, soutenue le 04 février 2015. 332 p. Disponível em: <ftp://ftp.ircam.fr/private/pedagogie/mikhail/HDR_memoires/HDR_Le_tout_correct_0051.pdf>.
ROADS, Curtis. The Computer Music Tutorial. Cambridge: MIT Press, 1994.
VEITL, Anne. Musique serieuse et informatique: a formation musicale. en XIXe siècle - 1983. 2008. p. 1-25. Disponível em: www.tscimuse.org/biblios/veitl/chronologie19siecle- 1983.pdf.
XENAKIS, Iannis. Musiques Formelles. Paris: Stock Musique, 1981.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit their manuscripts to be published in this journal agree to the following terms:
1. Authors retain the copyright and grant to the journal the right of first publication, whilst simultaneously permitting their work to be licensed under the Creative Commons License Attribution, which allows the sharing of work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.
2. Contributions in this journal are open access; this means they are based in free use, and non-commercial applications.