O modelo TARGET e possibilidades de sua transposição para a educação musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530410022025e0208

Palavras-chave:

Modelo TARGET, Educação musical, Metas de realização, Motivação

Resumo

O modelo TARGET é um modelo de intervenção pedagógica que propõe a gestão, pelo professor, de seis dimensões (tarefa, autoridade, reconhecimento, agrupamento, avaliação e tempo) que são influentes sobre a estrutura educacional da sala de aula e sobre a motivação para aprender dos estudantes. Tomando como fundamentação esse modelo, o objetivo do presente trabalho consistiu em investigar a aplicação do modelo TARGET na educação e propor formas de transpô-lo mais especificamente à educação musical. A metodologia utilizada para esse fim foi a revisão sistemática de literatura, realizada nas plataformas Portal de Periódicos CAPES, ProQuest e Web of Science, que resultou na identificação e análise de 12 artigos. Como resultado desta pesquisa, foram exploradas possíveis aplicações das seis dimensões do modelo TARGET na educação musical, de modo que futuras pesquisas possam verificar na prática a viabilidade e os efeitos das propostas apresentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Farias, UEA- Universidade do Estado do Amazonas

Musicista. Atualmente cursando Educação Musical na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atuou de 2021 a 2022 no projeto de extensão da UEA Projeto de Orquestras e Bandas Infantis e Juvenis do Amazonas (PROBIJAM). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) por 12 meses de 2023 a 2024. Iniciou participação no projeto de extensão Cursos Livres de Extensão em Música da UEA (CLEM) em 2023, projeto que integra atualmente.

Caroline Caregnato, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2009), graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná (2009), mestrado em Música pela Universidade Federal do Paraná (2012) e doutorado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cognição Musical e em Educação Musical. É bolsista de produtividade CTI da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (modalidade PQFAPEAM II).

Referências

AMES, Carole. Classrooms: Goals, structures, and student motivation. Journal of Educational Psychology, v. 84, nº 3, p. 261–271, 1992. Disponível em: <https://doi.org/10.1037/0022-0663.84.3.261>. Acesso em: 27 abr. 2025.

ANDERMAN, Eric M.; AUSTIN, Chammie C.; JOHNSON, Dawn M. The Development of Goal Orientation. In: WIGFIELD, Allan; ECCLES, Jacquelynne S. Development of Achievement Motivation. San Diego: Academic Press, 2001. p. 197-220.

ANDRADE, Margaret Amaral de; WEICHSELBAUM, Anete Susana; ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Critérios de avaliação em música: um estudo com licenciandos. Revista Científica/FAP, Curitiba, v. 3, p. 53-67, 2008. Disponível em: <https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/1625/964>. Acesso em: 16 abr. 2025.

BARKOUKIS, Vassilis; KOIDOU, Eirini; TSORBATZOUDIS, Haralambos. Effects of a motivational climate intervention on state anxiety, self-efficacy, and skill development in physical education. European Journal of Sport Science, v. 10, nº 3, p. 167-177, 2010. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17461390903426634>. Acesso em: 27 abr. 2025.

BRITO, Teca Alencar de. Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Editora Peirópolis, 2011.

BROPHY, Jere. Goal Theory. In: BROPHY, Jere. Motivating Students to Learn. 3 ed. New York: Routledge, 2010. p.71-100.

CECCHINI, Jose Antonio; FERNANDEZ-RIO, Javier; MENDEZ-GIMENEZ, Antonio; CECCHINI, Christian; MARTINS, Laura. Epstein 's TARGET Framework and Motivational Climate in Sport: Effects of a Field-Based, Long-Term Intervention Program. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 9, nº 6, p. 1325-1340, 2014. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/10.1260/1747-9541.9.6.1325>. Acesso em: 27 abr. 2025.

COUTTS, Leah. Selecting motivating repertoire for adult piano students: A transformative pedagogical approach. British Journal of Music Education, v. 35, nº 3, p. 1–15, 2018. Disponível em: <https://www.cambridge.org/core/journals/british-journal-of-music-education/article/abs/selecting-motivating-repertoire-for-adult-piano-students-a-transformative-pedagogical-approach/BB0811C58E3C43CD1BB09509CB228CF4>. Acesso em: 27 abr. 2025.

CREMADES-ANDREU, Roberto; LAGE-GÓMEZ, Carlos. Different forms of students’ motivation and musical creativity in secondary school. British Journal of Music Education, v. 41, nº 1, p. 20–30, 2024. Disponível em: <https://doi.org/10.1017/S0265051723000232>. Acesso em: 27 abr. 2025.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Flow: a psicologia do alto desempenho e da felicidade. 1 ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2020.

ELBE, Anne-Marie; SANCHEZ, Xavier; OTTEN, Sabine; DANKERS, S. Promoting psychological integration within culturally diverse school classes: a motivational climate intervention in the physical education context. International Journal of Sport and Exercise Psychology, v. 20, nº 6, p. 1651–1667, 2022. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1612197X.2021.2003418>. Acesso em: 27 abr. 2025.

ELLIOT, Andrew J. Competition and achievement outcomes: A hierarchical motivational analysis. Motivation Science, v. 6, nº 1, p. 3–11, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1037/mot0000164>. Acesso em: 27 abr. 2025.

ELLIOT, Andrew J. A Conceptual History of the Achievement Goal Construct. In: ELLIOT. Andrew J.; DWECK, Carol S. Handbook of Competence and Motivation. New York: The Guilford Press, 2005. p. 52-72.

ELLIOT, Andrew J.; MURAYAMA, Kou; PEKRUN, Reinhard. A 3 X 2 achievement goal model. Journal of Educational Psychology, v. 103, 2011. p. 632–648. Disponível em: <https://doi.org/10.1037/a0023952>. Acesso em: 2 set. 2025.

EPSTEIN, Joyce L. Family structures and student motivation: A developmental perspective. In: AMES, Carole; AMES, Russel (Org.). Research on motivation in education. 3. ed. California: Academic Press, 1989. p. 259-295.

EPSTEIN, Joyce L. Effective schools or effective students? Dealing with diversity. In: HAWKINS, R.; MACRAE, B. (Org.). Policies for America’s public schools: Teachers, equity, and indicators. Ablex Publishing: New York, 1988. p. 89–126.

FREITAS, Alexandre Siqueira de. Avaliar é desvendar metáforas: reflexões sobre avaliação em Educação Musical. Revista Vórtex, Curitiba, v. 6, nº 3, p. 1-17, 2018. Disponível em: <https://periodicos.unespar.edu.br/vortex/article/view/2641/1752>. Acesso em: 16 abr. 2025.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA: CONCEITUAÇÃO, PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1, p. 57–73, 2019. DOI: 10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73.

GREEN, Lucy. Group cooperation, inclusion and disaffected pupils: some responses to informal learning in the music classroom. Music Education Research, v. 10, nº 2, p. 177-192, 2008. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/14613800802079049>. Acesso em: 16 abr. 2025.

GROSSI, Cristina. Avaliação da audição musical: perspectivas de estudantes de graduação e compositores brasileiros. Música em Contexto, Brasília, n. 3, p. 61-92, 2009. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/11055>. Acesso em: 27 abr. 2025.

GROSSI, Cristina de Souza. Avaliação da percepção musical na perspectiva das dimensões da experiência musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, nº 6, p. 49-58, 2001. Disponível em: <https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/442>. Acesso em: 27 abr. 2025.

KEBACH, Patrícia Fernanda Carmem. Desenvolvimento musical: questão de herança genética ou de construção? Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 15, nº 17, p. 39-48, 2007. Disponível em: <https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/279/209>. Acesso em: 11 abr. 2025.

LAZZARIN, Luís Fernando. Música: produto ou processo? A educação musical responde. Educação, v. 32, nº 1, p. 495-506, 2007. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/688>. Acesso em: 11 abr. 2025.

LAZZARONI; Paloma Mattos. A influência do clima motivacional para maestria nas habilidades motoras fundamentais: ênfase na patinação artística. 54f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Educação Física), Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/172040>. Acesso em: 06 set. 2021.

LAYNE, Todd; HASTIE, Peter. Student and Teacher Responses to a High Autonomy Climate in Physical Education within a Sport Education Season. Revue phénEPS, v. 4, nº 1, p. 1-13, 2012. Disponível em: <https://ojs.acadiau.ca/index.php/phenex/article/view/1455> Acesso em: 27 abr. 2025.

LOWE, Geoffrey M. Competition Versus Cooperation: Implications for Music Teachers following Students Feedback from Participation in a Large-scale Cooperative Music Festival. Australian Journal of Teacher Education, v. 43, nº 5, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.14221/ajte.2018v43n5.6>. Acesso em: 27 abr. 2025.

MAEHR, Martin L.; ZUSHO, Akane. Achievement Goal Theory: The Past, Present, and Future. In: WIGFIELD, Allan; WENTZEL, Kathryn R. Handbook of motivation at school. Nova York: Routledge, 2009. p. 77-104.

MANFREDO, J. Effective Time Management in Ensemble Rehearsals. Music Educators Journal, v. 93, n. 2, pag. 42-46, 2006. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/002743210609300219>. Acesso em: 03 set. 2025.

MARANTE, Wallace Oliveira; FERRAZ, Osvaldo Luiz. Clima motivacional e educação física escolar: relações e implicações pedagógicas. Motriz, Rio Claro, v. 12, nº 3, p. 201-216, 2006. Disponível em: <https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/139/349>. Acesso em: 06 set. 2024.

MARQUES, Isabel A.; BRAZIL, Fábio. Arte em Questões. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2014.

MORGAN, Kevin; CARPENTER, Paul. Effects of Manipulating the Motivational Climate in Physical Education Lessons. European Physical Education Review, v. 8, nº 3, p. 207-229, 2002. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1356336X020083003>. Acesso em: 27 abr. 2025.

PENNA, Maura. A função dos métodos e o papel do professor: em questão, “como” ensinar música. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz. Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: Editora IBPEX, 2011.

PICK, Rosiane Karine; VALENTINI, Nadia Cristina. Mastery motivational climate intervention: Motor and social benefits for children with and without disabilities. Sinéctica, Revista Eletrónica de Educácion, v. 59, nº 1429, 2022. Disponível em: <https://www.redalyc.org/journal/998/99874454013/html/>. Acesso em: 27 abr. 2025.

PÍFFERO, Constance Muller; VALENTINI, Nadia Cristina. Habilidades especializadas do tênis: um estudo de intervenção na iniciação esportiva com crianças escolares. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, v. 24, nº 2, p. 149–163, 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1807-55092010000200001>. Acesso em: 27 abr. 2025.

RENWICK, James M.; MCPHERSON, Gary E. Interest and choice: student-selected repertoire and its effect on practising behaviour. British Journal of Music Education, v. 19, nº 2, p. 173-188, 2002. Disponível em: <https://www.cambridge.org/core/journals/british-journal-of-music-education/article/abs/interest-and-choice-studentselected-repertoire-and-its-effect-on-practising-behaviour/0B9C564E2BF0075D2D70CCC5C7E9ABFF>. Acesso em: 27 abr. 2025.

SAMPAIO, Daisy Fernandes; VALENTINI, Nadia Cristina. Iniciação esportiva em ginástica rítmica: abordagens tradicional e o clima motivacional para a maestria. Revista da Educação Física da UEM, v. 26, nº 1, p. 1–10, 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/refuem/a/x3tQKmYcckfbZXX9t6bCQjc/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 27 abr. 2025.

SCOTT, John Anthony. Folk Songs as Historical Literature for Young People. The Lion and the Unicorn, v. 6, p. 54-63, 1982. Disponível em: <https://muse.jhu.edu/article/247409>. Acesso em: 3 set. 2025.

SWANWICK, Keith. A Basis for Music Education. London: Routledge, 1979.

TOIGO, Adriana Marques. Níveis de atividade física na Educação Física escolar e durante o tempo livre em crianças e adolescentes. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 6, nº 1, p. 45-56, 2009. Disponível: <https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1282>. Acesso em: 27 abr. 2025.

VALENTINI, Nadia Cristina. Mastery motivational climate motor skill intervention: replication and follow-up. 1999. 114 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Auburn University, Auburn, 1999. Disponível em: <https://www.proquest.com/openview/5355468f76280f85c1c5927c4348c13e/1?cbl=18750&diss=y&pq-origsite=gscholar>. Acesso em: 27 abr. 2025.

VAZ, Maria Clara Soares de Oliveira; CAMPOS, Wagner de; KERKOSKI, Marcio José; AFONSO, Gilmar. Análise dos efeitos de um programa de intervenção baseado na estrutura TARGET e “Escola da Bola” na coordenação motora grossa. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, nº 1, p. 19–24, 2021. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/25504>. Acesso em: 27 abr. 2025.

VEDDER-WEISS, Dana. Teaching Higher and Lower in Mastery Goal Structure: The Perspective of Students. The Elementary School Journal, v. 117, nº 4, p. 566–592, 2017. Disponível em: <https://www.journals.uchicago.edu/doi/abs/10.1086/691584>. Acesso em: 27 abr. 2025.

WEBER, William. The History of Musical Canon. In COOK, Nicholas; EVERIST, Mark. Rethinking Music. Oxford: Oxford University Press, 2001. p. 336-355.

WEIGAND, Daniel; BURTON, Shane. Manipulating achievement motivation in physical education by manipulating the motivational climate. European Journal of Sport Science, v. 2, nº 1, p. 1-14, 2002. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1080/17461390200072102>. Acesso em: 27 abr. 2025.

WENTZEL, Kathryn R.; WIGFIELD, Allan. Handbook of motivation at school. Nova York: Routledge, 2009.

WIXEY, D. J.; KINGSTON, K. An initial exploration into coaching strategies used to develop a mastery motivational climate within a premier league soccer academy. Journal of Contemporary Athletics, Hauppauge, v. 15, nº 4, p. 229-244, 2021. Disponível em: <https://novapublishers.com/shop/an-initial-exploration-into-coaching-strategies-used-to-develop-a-mastery-motivational-climate-within-a-premier-league-soccer-academy/>. Acesso em: 27 abr. 2025.

Downloads

Publicado

28-10-2025

Como Citar

FARIAS, Aline; CAREGNATO, Caroline. O modelo TARGET e possibilidades de sua transposição para a educação musical. Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. e0208, 2025. DOI: 10.5965/2525530410022025e0208. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/27224. Acesso em: 30 out. 2025.