Breves considerações sobre o trêmulo e o trêmulo no violão:

estudo em duas obras autorais, Cinéticas de Io e Escritos no pó

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530410022025e0103

Palavras-chave:

trêmulo, violão, composição musical

Resumo

Este artigo investiga a técnica do trêmulo no violão, considerando suas implicações teóricas, composicionais e performáticas, a partir da análise de duas obras autorais – Escritos no Pó (2023), para violão e eletrônica, e Cinéticas de Io (2024), para violão de oito cordas. Inicialmente, o estudo aborda os conceitos do trêmulo na teoria musical e suas variações práticas em distintas famílias instrumentais, destacando seu valor como recurso timbrístico e como solução para limitações técnicas de certos instrumentos, como a sustentação de notas longas. Em seguida, aborda a técnica no violão, apresentando-a com amplo potencial expressivo, sendo capaz de produzir texturas complexas e expandir as possibilidades polifônicas do instrumento. Por fim, a análise das obras evidencia o papel do trêmulo como elemento unificador e estruturante no processo composicional, ao mesmo tempo em que sugere formas de execução, classificação e exploração na música contemporânea. Este estudo busca, assim, contribuir com violonistas, compositores e pesquisadores, oferecendo uma abordagem integradora entre prática e teoria.

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Biografia do Autor

Felipe Mendes Vasconcelos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Música pela UFMG (bolsista Capes) orientado pelo prof. dr. Oiliam Lanna e mestre em Música pela UFRGS (bolsista CNPq) orientado pelo prof. dr. Celso Chaves. Atuou como professor auxiliar na Fames e como professor substituto na UFMG. Primeiro lugar no Concurso Nacional de Composição “Guerra-Peixe: 100 anos”. Primeiro lugar no “4º Concurso Latinoamericano de Composición Electroacústica y Electrónica Gustavo Becerra Schmidt”. Tem se dedicado à composição musical e à pesquisa em Música. Atualmente trabalha como regente e professor.

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Publicado

28-10-2025

Como Citar

VASCONCELOS, Felipe Mendes. Breves considerações sobre o trêmulo e o trêmulo no violão:: estudo em duas obras autorais, Cinéticas de Io e Escritos no pó. Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. e0103, 2025. DOI: 10.5965/2525530410022025e0103. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/27220. Acesso em: 30 out. 2025.