Vinholes e Cage: teorias, indeterminação e silêncio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530410022025e0205

Palavras-chave:

Luis Carlos Lessa Vinholes, John Cage, indeterminação, silêncio, teoria

Resumo

Neste artigo, estudei alguns aspectos da produção do compositor Luiz Carlos Lessa Vinholes, nascido em Pelotas, o primeiro compositor brasileiro a produzir obras aleatórias, comparando-os com aspectos semelhantes da produção do compositor norte-americano John Cage, tais como sua iniciativa de criar novas teorias para a estruturação musical baseadas no ritmo, o uso do silêncio em suas obras e sua opção por uma poética que visa a indeterminação na música, a fim de compreender a posição de Vinholes na esfera da produção da música aleatória desde o início da década de 1960. O artigo detecta pontos de divergência importantes em ambas poéticas demonstrando que a abordagem de Vinholes, aparentemente correlata à abordagem cageana, se distancia bastante desta.

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Biografia do Autor

Valério Fiel da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Compositor, pesquisador, performer e professor de processos criativos e teoria musical da UFPB. Natural de Belterra-PA (1973-), graduou-se em Composição na UNICAMP (2000), universidade onde obteve seu título de mestre (2004) e de doutor (2009) em Processos Criativos. Especializou-se em técnicas de preparação de pianos e no estudo da forma em obras de caráter aberto.

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Publicado

05-08-2025

Como Citar

COSTA, Valério Fiel da. Vinholes e Cage: teorias, indeterminação e silêncio. Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. e0205, 2025. DOI: 10.5965/2525530410022025e0205. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/26871. Acesso em: 1 set. 2025.