Entre cordas e ornamentos: a adaptação do Concerto RV 93 de Vivaldi do alaúde para a guitarra barroca
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0105Palavras-chave:
concerto RV 93, Vivaldi, Sanz, guitarra barroca, Alaúde, ornamentaçãoResumo
Este estudo explora a adaptação do Concerto RV 93 de Antonio Vivaldi, originalmente concebido para alaúde, para execução na guitarra barroca. Com base em tratados históricos como os de Gaspar Sanz e Johann Mattheson, a pesquisa investiga práticas interpretativas do período barroco, com ênfase em técnicas de digitação e ornamentação. A adaptação utiliza elementos como afinação reentrante, campanellas e ornamentação, revelando a riqueza expressiva e idiomática da guitarra barroca. A obra, preservada em sua essência estilística, ganha nova dimensão sonora, destacando o papel do intérprete como parte do processo criativo. A análise bibliográfica demonstra que essa abordagem não apenas respeita a tradição barroca, mas também amplia as possibilidades performáticas da obra, além de reafirmar a relevância do idiomatismo e do diálogo entre teoria e prática na música.
Downloads
Referências
BARON, Ernest Gottlieb. Historish-Theoretische Und Practische Untersuchung des Instruments der Lauten. Nürnberg: Johann Friederich Rüdiger,1727.
BORTOLETTO, Cláudia, JANK, Helena. Johann Joachim Quantz e a arte de ornamentar: o Arioso Mesto do concerto para flauta e orquestra em Sol maior (QV 5: 174), ornamentado com base no Versuch einer anweisung die flöte traversiere zu spielen. Anais de congresso. XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – São Paulo – 2014.
BROMBILLA, Marcelo Cazarotto. O CONCERTO RV 199 DE ANTONIO VIVALDI: uma transcrição para violão segundo os procedimentos utilizados por J. S. bach no concerto bwv 973. 2013. 117 fls. Dissertação. Programa de Pós-graduação da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia, 2013.
COELHO, Inês Moreira: A vida e obra de Antônio Vivaldi e o seu contributo para a evolução técnica e interpretativa do fagote. 2019. 78 fls. Dissertação. Escola Superior de Música e Artes do espetáculo politécnico do Porto. Portugal, Porto, 2019.
COSTA, G. S. Seis sonatas e partitas para violino solo de J.S, Bach ao violão: fundamentos para adaptação do ciclo. Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
DART. Thurston. Interpretação da música. Tradução: Marina Czertok. Martins Fontes. São Paulo, 1990.
GEMINIANI, Francesco. A tratise of Good Taste in the Art of Musick. Londes, 1749.
HELLER, Karl. Antonio Vivaldi: The red Priest of Venice. Tradução David Marinelli. Amadeus Press, Oregon, 1997.
MANCINI, Giambatista. Riflessioni pratiche sopra il canto figurato de Giambatista Mancini. Viena, Ghelen, 1774.
MATTHESON, Johann. Der Vollkommene Capelmeister. Hamburg: Christian Herold, 1739.
NEVES, Marcus. Francesco Geminiani (1682-1762) Comentários e tradução da obra completa. Escola de Comunicação de Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
NOGUEIRA, Gisela. A Viola com Anima: uma construção simbólica. São Paulo, UNESP, 2008
PACHECO, Alberto Jose Vieira. Mudanças na Prática Vocal da Escola Italiana de Canto: uma análise comparativa dos tratados de canto de Pier Tosi, Giambattista Mancini e Manuel P. R. Garcia. Dissertação, UNICAMP, Campinas, SP, 2004.
REZENDE, Renan. A boa expressão ao cantar ou tocar: tradução comentada do Versuch Eeiner Anweisung Die Flöte Trversiere Zu Spielem de Quantz (extratos). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
RIBEIRO, Roger. Os preceitos de quantz e a ornamentação livre na trio-sonata Teorias, poéticas e práticas da música antiga / Cassiano Barros, Luiz Fiaminghi, Mônica Lucas (organizadores). Curitiba: CRV, 354, p. 2021.
SANZ, Gaspar. Instruccion de musica sobre la guitarra española de Gaspar Sanz. Zaragoça, 1697.
SCHICK, Kyle. Improvisation: Performer as “Co-composer”. Disponível em: . Acesso em: 20/03/2022
TOSI, Pier Francesco. Opinione de' cantori antichi e moderni, o siena osservazione sopra il canto figurato. Bologna, 1723.
TYLER, James. A guide to playing the baroque guitar. Indiana university press, 2011.
VIVALDI, Antonio. Concerto in Re maggiore per liuto, due violini e basso continuo, RV 93 (F. XII, n 15). Turin: Biblioteca Nazionale Universitaria, 1730. (Partitura), 10 páginas. Alaúde, cordas e cravo.
YATES, Stanley. J. S. Bach: Six unaccompanied Cello Suites Arranged for Guitar. Pacific: Mel Bay Publications, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vitor Leite

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.