Ensaio: Para estudar o trabalho musical

conceitos e notas de apoio ao trabalho de campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409012024e0108

Palavras-chave:

trabalho de campo, trabalho geral, trabalho musical, etnomusicologia

Resumo

Neste ensaio, reflito sobre processos de trabalho com música, experimentados na trajetória pessoal e também no acompanhamento de pesquisas feitas a partir da universidade, com músicos e conjuntos engajados em atividades da profissão. Apresento um pequeno conjunto de conceitos da literatura sobre o trabalho em geral, que podem ser úteis a novos estudos sobre o trabalho especificamente musical, além de notas sobre teoria e metodologia — no sentido de apoiar esses estudos, principalmente pelo caminho empírico do “trabalho de campo”. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Alberto Salgado, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Trabalha com etnomusicologia e educação musical desde a conclusão de seu mestrado em 2000, após trajetória de atuação como instrumentista, arranjador e compositor. Entre 2001 e 2005, sua pesquisa etnográfica de doutoramento examinou o tema da profissionalização, com estudantes universitários de música no Rio de Janeiro. Tópicos interligados de aprendizagem, técnica, ética, estética e economia – no exercício da profissão e nos estudos de música – continuam a ser investigados nos cursos que leciona, na orientação de pesquisas e nos escritos resultantes, em interlocução com estudantes e colegas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e, desde 2015, na Universidade de Aveiro (Portugal), onde atuou como professor visitante e investigador colaborador do INET-md.

Referências

Adorno, Theodor W. O Fetichismo na Música e a Regressão da Audição. In: Os Pensadores. Trad. de Luiz João Baraúna. São Paulo: Nova Cultural,1987.

Althusser, Louis. Apresentação. In: Harnecker, Marta, Conceitos elementais do materialismo histórico. Ed. Cortez e Morais, 1971.

Appadurai, Arjun. 1986. The Social Life of Things: Commodities in Cultural Perspective. Cambridge: Cambridge University Press.

Bates, Eliot. The Social Life of Musical Instruments. Ethnomusicology, vol 56, no. 3, pp. 363-395, 2012.

Becker, Howard. Outsiders – Studies in the sociology of deviance. New York, The Free Press, 1963.

Becker, Howard. Mundos da Arte. Lisboa: Livros Horizonte, 2010 [1982].

Becker, Howard. Tricks of the Trade – How to think about your research while you’re doing it. Chicago: The University of Chicago Press, 1998.

Blacking, John. Music, Culture & Experience: selected papers of John Blacking. Byron, Reginald (ed). Chicago: The University of Chicago Press, 1995.

Bourdieu, Pierre. The Logic of Practice. Stanford: Stanford University Press, 1990.

Cardoso, Ana Margarida Brito. “Regulação do estatuto e do trabalho musical durante o Estado Novo: o caso do Quinteto Nacional de Sopro”. (Tese de doutoramento). Universidade de Aveiro, 2023.

Clément, Ana Resende. “Para uma compreensão da presença da música nos eventos de temática histórica em Portugal”. Tese (Doutorado), Universidade de Aveiro, 2022.

Cruz, Leonardo Ribeiro da. Os novos modelos de negócio da música digital e a economia da atenção. Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, n. 109, 2016.

Danto, A. La Transfiguración Del Lugar Común: Una Filosofía Del Arte. Volume 31, Paidós Estética Series, Grupo Planeta, 2002 [1976].

Dewey, John. Art as Experience. New York: Perigee, 1980.

Erthal, Júlio Cesar Silva. “Trabalho com música: um estudo etnográfico sobre as formas de organização e sustentação de grupos que atuam em Londrina”. Tese (Doutorado em Música) - Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2017.

Fraser, Márcia Tourinho Dantas; Gondim, Sônia Maria Guedes. Da fala do outro ao texto negociado: discussões sobre a entrevista na pesquisa qualitativa. Paidéia, Vol.14, n.28, p. 139-152, 2004.

Gohn, Daniel. A realidade das redes sociais: uma discussão acerca da educação musical

nas comunidades virtuais. Revista da ABEM, v.28, p.81-93, 2020.

Gregory, Jonathan Alexander Araújo. “Os Carnavais do Monobloco: um estudo etnomusicológico sobre blocos e oficinas de percussão no Rio de Janeiro”. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2012.

Guazina, Laíze. As configurações do trabalho musical e a pandemia da Covid-19: precarização, luto, resiliência e redes de cooperação. Opus, v. 27 n. 3, p. 1-27, set/dez. 2021.

Harnecker, Marta, Conceitos elementais do materialismo histórico. Ed. Cortez e Morais, 1971

Ingold, Tim. That´s enough about ethnography! Hau: Journal of Ethnographic Theory 4 (1), p. 383–395, 2014.

Lacombe, Fabiano Thomaz. “O Cordão do Boi-Tatá: Relação com as noções de indústria cultural, profisisonalismo, tradição e mudança”. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.

Latour, Bruno. Reassembling the social: an introduction to actor-network-theory. Oxford ; New York: Oxford University Press, 2005.

Lehmann, Bernard. O avesso da harmonia. Debates, Rio de Janeiro, n.2, p.73-102, 1998.

Marx, Karl. O capital: crítica da Economia Política. Livro 1. São Paulo: Boitempo, 2013.

Meneses, João Luís. Cachê Sangrento: uma etnografia do trabalho musical em Aracaju. Dissertação (Mestrado em Música), Programa de Pós-Graduação em Música - Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2021.

Merriam, Alan P. The Anthropology of Music. Evanston: Northwestern University Press, 1964.

Milito, Flora Kuri. "Tem boi na linha": as práticas musicais no metrô do Rio de Janeiro”. Dissertação (Mestrado em Música), Programa de Pós-Graduação em Música - Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2019

Navarro, Leon dos Santos. “A cena de música autoral independente em Niterói: perspectivas de atuação e profissionalização”. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.

Neres, Hudson Cláudio Lima. “A hierarquia como método: uma etnografia da produção da música de concerto. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro”, 2016.

Oliveira, Ana. Another Typical Day at the Office: Working Life in the Portuguese Independent Music Scene. Ethnomusicology Review, n. 24, p. 23-42, 2023.

Pacheco, Marina Bonfim. “Perspectivas do militar músico sobre a atividade musical”. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013.

Pacheco, Marina Bonfim. “Velhos chorões de Jacarepaguá: um estudo etnográfico sobre as práticas musicais do Regional Tocata do Rio”. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2020.

Peres, Douglas Rocha. "Escola que tem professor de música é outra coisa": um debate sobre as práticas docentes em educação musical no Ensino Fundamental da rede pública municipal do Rio de Janeiro”. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.

Peres, Leonardo Rugero. “Com Respeito aos Oito Baixos: um estudo etnomusicológico do estilo nordestino da Sanfona de Oito Baixos”. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011.

Prestes Filho, Luís Carlos. A Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval. In: CRIBARI, Ana Isabela (Org). Economia da Cultura. Recife: FUNDAJ/Editora Massangana, 2009.

Rêgo, Tânia Maria Silva. “As instrumentistas, suas trajetórias, práticas e expectativas: uma etnografia com viés feminista e interseccional sobre o trabalho com música, na atualidade, em São Luís do Maranhão. Tese (Doutorado em Música) Programa de Pós Graduação em Música - UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2022.

Ribeiro, Jamerson Farias. “O campo de trabalho de músicos-cavaquinistas na cidade do Rio de Janeiro”. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2023.

Salgado, José Alberto. “Construindo a profissão musical: uma etnografia entre estudantes universitários de Música”. (Tese de doutoramento). Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2005.

Salgado, José Alberto. A composição como trabalho semi-oculto e sua revelação em pesquisas acadêmicas. In: Marinho, Helena; Pestana, Maria do Rosário; Artiaga, Maria José; Penha, Rui. (eds.). Hidden archives, hidden practices: debates about music-making. Aveiro: UA Editora, 2020.

Salgado, José Alberto. Questões de método e interlocução em pesquisas com práticas de música. El oído pensante, vol. 2, n°2, 2014.

Salgado, José Alberto. O trabalho musical como temática— um panorama de pesquisas recentes no Brasil (PPGM-UFRJ, PPGM-UNIRIO). In: Anais do IX Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia/XII Encontro de Educação Musical da UNICAMP. Campinas: UNICAMP, p. 516-523, 2019.

Salgado, José Alberto. Estudando práticas de Música — cinco escritos sobre pesquisa e formação. Rio de Janeiro: Riobooks, 2023a.

Salgado, Observando o trabalho musical e sua sustentação em uma banda filarmônica portuguesa. Opus, vol 29, 2023b.

Salgado, J. A.; Neves, K. A.; Silva, L. O. Conjuntos musicais e sua sustentação — um levantamento sobre o trabalho autônomo em grupos de música na cidade do Rio de Janeiro (2016-2020), In: Anais do 6º Nas Nuvens... Congresso de Música, 2020.

Sandroni, Clara. “O ensino de canto popular nas universidades públicas brasileiras”. Tese (Doutorado em Música) Programa de Pós-Graduação em Música - UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2017.

Schafer, Raymond Murray. A afinação do mundo — uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem

sonora. São Paulo: Ed. Unesp, 2001.

Sennett, Richard. The Craftsman. London: Penguin Books, 2009.

Small, Christopher. El Musicar: um ritual em el Espaço Social. Revista Transcultural de Música - Trans 4. 1997.

Swanwick, Keith. Teaching music musically. London: Routledge, 1999.

Tardif, Maurice; Moscoso, Javier Nunez. A noção de “profissional reflexivo“ na educação: atualidade, usos e limites. Cadernos de Pesquisa. v.48. n.168. p.388-411. abr./jun. 2018.

Velón, Marcela S. “Ação e obra de três coletivos de mulheres música na cidade do Rio de Janeiro — análise feminista e decolonial”. Tese (Doutorado em Música) Programa de Pós-Graduação em Música - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2022.

Downloads

Publicado

2024-11-14

Como Citar

SALGADO, José Alberto. Ensaio: Para estudar o trabalho musical : conceitos e notas de apoio ao trabalho de campo. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. e0108, 2024. DOI: 10.5965/2525530409012024e0108. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25737. Acesso em: 23 dez. 2024.