Proposta metodológica de ensino da flauta doce no fundamental I com elaboração de material didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0204

Palavras-chave:

flauta doce, musicalização, ensino coletivo, produto educacional

Resumo

Partindo da constatação de que a música em sala de aula deve receber maior atenção dentro da disciplina Arte, propomos a metodologia de ensino coletivo de flauta doce, buscando mostrar a importância desta na musicalização de crianças do ensino fundamental I. O estudo foi desenvolvido a partir de uma revisão sobre o histórico do ensino da flauta doce no Brasil e de seus aspectos pedagógicos inerentes. Além disso, foram incluídas uma pesquisa narrativa autobiográfica e a elaboração de um produto educacional que visa auxiliar docentes na musicalização dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I. A proposta faz do uso da flauta doce como uma alternativa viável para a inclusão de um instrumento musical na rede pública escolar. Nesse contexto, o instrumento utilizado mostra-se um recurso a ser adequado, não o único, mas importante na musicalização do ensino fundamental. Sendo um instrumento de baixo custo e de fácil aprendizado, a flauta doce é muito utilizada nos anos iniciais. Tendo em conta uma abordagem cultural que considera as músicas das diferentes regiões brasileiras, o produto educacional elaborado consiste em uma sequência didática que visa auxiliar os educadores musicais na utilização da flauta doce no ensino fundamental.  

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Biografia do Autor

Eliton Perpetuo Rosa Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutor em Ciências da Educação (Universidade de Santiago de Compostela - Espanha). Mestre em Música (EMAC-UFG). Especialista em Tecnologias em Educação (PUC-RJ). Licenciado em Música (EMAC-UFG). No IFG/Brasil atua na Licenciatura em Música e no Mestrado Prof-Artes. Tem experiência em Educação Musical, Canto Coral e Didática em Música.

Marcelo de Almeida, Prefeitura Municipal de Senador Canedo (GO)

Mestre em Artes pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). Licenciado em Música também pelo IFG. Iniciei meus estudos musicais em 1984 na Banda Marcial do Colégio Estadual Professor Pedro Gomes, em Goiânia - Goiás, a partir de 1993 passei a fazer parte do quadro de professores da banda e da Secretaria Estadual de Educação de Goiás. Em 1996 criou-se a Banda Marcial do Colégio Jardim América, em Goiânia, juntamente com o professor Wellington Marques. Atualmente sou professor do quadro efetivo da prefeitura municipal de Senador Canedo - Goiás, onde leciono Educação Musical aos alunos do Fundamental I, onde sou professor e regente auxiliar da Banda Marcial Abdon Ferreira de Carvalho.

Cristiano Aparecido da Costa, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Pós-doutorado e Doutorado em Educação (FE - UFG). Mestre em Música/Educação Musical (EMAC - UFG). Especialista em Música Brasileira (EMAC - UFG) e Docência Universitária (Fago). Possui graduação em Educação Artística/habilitação em Música (EMAC/UFG). Integrante (pesquisador) do Núcleo de Estudos em Educação, Violência, Infância, Diversidade e Arte (NEVIDA/UFG) e do Grupo Interinstitucional Goiano de Pesquisa em Educação Musical (MOUSIKÊ/IFG). Docente de Nível
Médio e Nível Superior na área de Educação Musical no Instituto Federal de Goiás. Docente e orientador no programa de Pósgraduação stricto sensu em Artes (Prof-Artes) do IFG. Pesquisa na área de Ensino-aprendizagem em Música, Educação Musical, Educação Estética e Indústria Cultural.

Ronan Gil de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

É percussionista, pesquisador e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), sendo líder do Núcleo Experimental para o Ensino, Pesquisa e Performance em Percussão (N#926;P). É doutor pela Universidade da Basiléia (Universität Basel, Suíça) e Fachhochscule für Musik FHNW pelo programa de Musicologia (Kooperationsprojekt Musikwissen). Seu trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Matthias Schmidt, Prof. Dr. Georges Starobinski e Prof. Christian Dierstein, tendo
recebido a menção insigni cum laude (2023). É mestre em Composition et Interprétation Musicale pela Universidade de Strasbourg (2011), onde apresentou dissertação sobre o repertório para percussão e música eletroacústica mista sob orientação Strasbourg (2011), onde apresentou dissertação sobre o repertório para percussão e música eletroacústica mista sob orientação de Prof. Dr. Alessandro Arbo e Prof. Emmanuel Séjourné. Cursou a Especialização em teclados de percussão no Conservatoire de Strasbourg (França) sob orientação de Prof. Séjourné (com menção honrosa Très bien). Possui Bacharelado em Percussão pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-2009), onde atuou junto ao Grupo Piap por quatro anos e obteve o Prêmio de Excelência em Pesquisa por seu trabalho de conclusão de curso ("Repertório brasileiro para vibrafone solo").

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Publicado

04-04-2025

Como Citar

PEREIRA, Eliton Perpetuo Rosa; ALMEIDA, Marcelo de; COSTA, Cristiano Aparecido da; MORAIS, Ronan Gil de. Proposta metodológica de ensino da flauta doce no fundamental I com elaboração de material didático. Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. e0204, 2025. DOI: 10.5965/2525530410012025e0204. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25723. Acesso em: 14 abr. 2025.