Proposta metodológica de ensino da flauta doce no fundamental I com elaboração de material didático
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0204Palavras-chave:
flauta doce, musicalização, ensino coletivo, produto educacionalResumo
Partindo da constatação de que a música em sala de aula deve receber maior atenção dentro da disciplina Arte, propomos a metodologia de ensino coletivo de flauta doce, buscando mostrar a importância desta na musicalização de crianças do ensino fundamental I. O estudo foi desenvolvido a partir de uma revisão sobre o histórico do ensino da flauta doce no Brasil e de seus aspectos pedagógicos inerentes. Além disso, foram incluídas uma pesquisa narrativa autobiográfica e a elaboração de um produto educacional que visa auxiliar docentes na musicalização dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I. A proposta faz do uso da flauta doce como uma alternativa viável para a inclusão de um instrumento musical na rede pública escolar. Nesse contexto, o instrumento utilizado mostra-se um recurso a ser adequado, não o único, mas importante na musicalização do ensino fundamental. Sendo um instrumento de baixo custo e de fácil aprendizado, a flauta doce é muito utilizada nos anos iniciais. Tendo em conta uma abordagem cultural que considera as músicas das diferentes regiões brasileiras, o produto educacional elaborado consiste em uma sequência didática que visa auxiliar os educadores musicais na utilização da flauta doce no ensino fundamental.
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