Artista é artista até fritando ovo: mediações históricas, tecnológicas e sociais no mundo do trabalho da música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409012024e0102

Palavras-chave:

música, mundo do trabalho, tecnologia, regimes de historicidade

Resumo

Neste artigo buscamos discutir a configuração do trabalho musical na contemporaneidade, em especial de intérpretes e compositores/as. A investigação, a partir da problemática do músico multitarefas – aquele que concentra em sua atividade uma série de funções antes realizada por outros profissionais na cadeia produtiva – busca relacionar as dimensões de trabalho, informação, tecnologia e tempo. A partir de duas entrevistas realizadas à luz da literatura científica, pôde-se observar nuances históricas de um trabalho em plena transformação ou adaptação. As recorrentes reestruturações produtivas, catalisadas a partir dos anos 1970 em nível global, parecem ter incutido na forma do trabalho musical, uma aguda transformação nas formas de produzir, distribuir e comercializar música nos últimos 20 anos. As condições de trabalho no presente parecem inspirar um horizonte pouco favorável para aqueles que vivem de sua música, tal qual sugeriram as entrevistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Requião, Universidade Federal Fluminense

Professora associada do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense - UFF. Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Breno Ampáro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em História pelo Programa de História na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização ( Lato Sensu) em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUC SP. Mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. Pesquisa História; Música; Cultura; Relações de trabalho no campo musical; História do Brasil e Música brasileira.  Membro fundador da Revista Acadêmica " O Trampo Musical". Editor do Podcast "O Trampo Musical"Cursou formação técnica em música pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul Autor do livro " A construção da brasilidade: apontamentos histórico-musicais na trajetória e obra de Mário de Andrade"

Referências

ANTUNES, Ricardo. Capitalismo pandêmico. São Paulo: Boitempo, 2022.

CERQUEIRA, Amanda Coutinho. Músicos independentes: um conceito em discussão na cena da música brasileira. Is Working Papers, 3. série, n. 5, Porto, dez. 2015

DANTAS, Marcos et al. O valor da informação: de como o capital se apropria do trabalho social na era do espetáculo e da internet. São Paulo: Boitempo, 2022.

DE MARCHI, Leonardo. A indústria fonográfica digital: formação, lógica e tendências. Rio de Janeiro: Mauad X, 2023.

FONTES, Virgínia. Reflexões im-pertinentes: história e capitalismo contemporâneo. Rio de Janeiro: Maud X, 2022.

HARTOG, François. Regimes de Historicidade: presentismo e experiências do tempo. Autêntica, 2023.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Por uma economia política do rádio musical - articulações entre as indústrias da música e da radiodifusão sonora. Matrizes, vol. 5, núm. 1, julio-diciembre, 2011, pp. 247-258.

DE MARCHI, Leonardo. Do marginal ao empreendedor. Transformações no conceito de produção fonográfica independente no Brasil. Revista Eco-pós, v. 9, n. 1, 2006.

DE MARCHI, Leonardo. Do marginal ao empreendedor. Transformações no conceito de produção fonográfica independente no Brasil. Revista Eco-Pós, [S. l.], v. 9, n. 1, 2009.

JUNQUEIRA, A. H.; DUARTE FREITAS, M. do C. No TikTok do seu coração: do jabá às trends. Estratégias e manipulação algorítmica na produção do sucesso musical. Comunicação Mídia e Consumo, [S. l.], v. 20, n. 57, 2023. DOI: 10.18568/cmc.v20i57.2714.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo: estudos sobre história. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.

KOSELLECK, Reinhart. História dos conceitos: estudos sobre a semântica e a pragmática da linguagem política e social. Rio de Janeiro, Contraponto, 2020.

MARX, Karl. O 18 Brumário e Cartas a Kugelmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro 1: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

POCHMANN , Marcio. O sindicalismo tem futuro? 1ª ed.. São Paulo: Expressão Popular, Fundação Rosa Luxemburgo, 2022.

RAULINO, Gabriela. Capital e Trabalho nas plataformas sociodigitais. In: DANTAS, Marcos et al. O valor da informação: de como o capital se apropria do trabalho social na era do espetáculo e da internet. São Paulo: Boitempo, 2022, p145-212.

REQUIÃO, Luciana. “Eis aí a Lapa…”: processos e relações de trabalho do músico nas casa de shows da Lapa. São Paulo: Annablume, 2010.

REQUIÃO, Luciana. Trabalho, música e gênero: depoimento de mulheres musicistas acerca de sua vida laboral. Um retrato do trabalho no Rio de Janeiro dos anos 1980 ao início do século XXI. Rio de Janeiro: Ed. do autor.

REQUIÃO, Luciana. Mundo do trabalho e música no capitalismo tardio: entre o reinventar-se e o sair da caixa. Opus, 26(2), 2020, 1-25.

REQUIÃO e COSTA. “O mercado define isso”: estrutura e adaptação na dinâmica do trabalho de músicos brasileiros na transição do século XX ao XXI. Revista El Oído Pensante, 11.1, abril, 2023 - septiembre, 2023, p.132-166.

RIFKIN, Jeremy. A era do acesso: a transição de mercados convencionais para networks e o nascimento de uma nova economia. São Paulo: Makron, 2001.

SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: as conseqüências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2003.

SILVA, Rafael de Oliveira. A atividade laboral dos músicos de cinema entre os anos de 1896 e 1929: um estudo a partir das atas do Centro Musical do Rio de Janeiro e seus associados. 138 f. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.

SRNICEK, Nick. Platform Capitalism. London: Polity, 2017.

VASCONCELOS, Thaís Lopes; GOMES, Claudia Maria Costa. Capitalismo de plataforma: crise, trabalho e lei do valor. O Social em Questão - Ano XXVII - nº 58 - Jan a Abr /2024, p.13-36.

VICENTE, Eduardo. A música popular e as novas tecnologias de produção musical: uma análise do impacto das tecnologias digitais no campo de produção da canção popular de massas. Universidade Estadual de Campinas: dissertação de mestrado não publicada, 1996.

Downloads

Publicado

2024-09-19

Como Citar

REQUIÃO, Luciana; AMPÁRO, Breno. Artista é artista até fritando ovo: mediações históricas, tecnológicas e sociais no mundo do trabalho da música. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. e0102, 2024. DOI: 10.5965/2525530409012024e0102. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25370. Acesso em: 23 dez. 2024.