A pedra de uma tonelada: como o rock ‘n’ roll ficou pesado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0103

Palavras-chave:

música pesada, rock, guitarra, saturação, peso

Resumo

O presente artigo apresenta pesquisa bibliográfica, dentro do campo de estudo de gêneros musicais, acerca do desenvolvimento do que convencionou-se chamar de som “pesado” (heaviness) ao longo de aproximadamente sete décadas da história do rock. Embora em sua origem essa característica da estética sonora ainda não fosse determinante, o artigo mostra como ela foi se evidenciando progressivamente com o passar do tempo, tornando-se uma preocupação constante de muitos músicos e até mesmo uma característica definidora de diversos subgêneros do rock.

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Biografia do Autor

Leonardo Porto Passos, Universidade Estadual de Campinas

Docente na graduação em Cinema e Audiovisual da Unimep. Mestre e doutorando em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA-Unicamp). Pós-graduando em Processos Didático-Pedagógicos para Cursos na Modalidade a Distância pela Univesp. Pós-graduado em Formação de Escritores pelo Instituto Vera Cruz (2013). Graduado em Letras pela Unip (2008). Pesquisador do Nics. Membro dos grupos de pesquisa C4 e Genecine. Pesquisas nas áreas de composição musical, design de som (sound design), trilha sonora, comunicação sonora para games (game audio), design e desenvolvimento de games, ludologia (game studies), programação de áudio, música computacional, cognição musical, processamento de sinal de áudio (ASP), acessibilidade, gêneros musicais, sonologia (estudo do som), musicologia sistemática, etnomusicologia e narratologia. Atua profissionalmente como compositor, designer de som, programador de áudio e designer de narrativa (roteirista). Guitarrista. Programador amador. Brasileiro, casado, nascido em 1978. https://www.leoportopassos.com.br/

Manuel Silveira Falleiros, Universidade Estadual de Campinas

Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da Unicamp - NICS/Unicamp. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Música do I.A./UNICAMP. Pesquisador carreira PQ-UNICAMP, CIDDIC/COCEN. Compositor, improvisador, saxofonista. Desenvolve pesquisa em improvisação musical, práticas musicais contemporâneas, análise de música improvisada, criatividade e processos criativos. Coordena o grupo Improvisação Contemporânea, Processos Criativos e Cognição Musical dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5225053539670789. Dirige o grupo de música experimental Coletivo Improvisado. manufalleiros.com

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Publicado

2023-09-08

Como Citar

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