Pretexto, contexto, hipertexto, mais texto: a disciplina de Libras nas licenciaturas de música a partir dos seus textos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0105

Palavras-chave:

educação musical especial, formação docente, surdez, disciplina de Libras

Resumo

Este artigo tem por objetivo repensar a formação do futuro docente e sua atuação nas salas de aulas com estudantes surdos. A Libras é uma exigência nas licenciaturas porque se compreende que o estabelecimento de uma comunicação funcional com pessoas surdas é determinante para o processo de ensino e aprendizagem, razão pela qual os profissionais da educação devem ser, assim, instrumentalizados com a língua. Para tanto, essa pesquisa se apresenta por meio de uma análise documental, com abordagem qualitativa, realizando um recorte voltado para o exame das bibliografias básicas, definição da disciplina nas ementas e carga horária da disciplina de Língua Brasileira de Sinais – Libras. Além disso, atentamo-nos também para os objetivos disponibilizados em seus Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs), apresentados na disciplina de Libras dos cursos de Licenciatura em Música das instituições de ensino superior (IES) públicas do Brasil, de modo a oferecer possíveis contribuições a fim de potencializar a prática educacional do futuro professor de música.

 

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Biografia do Autor

Ana Carolina dos Santos Martins, Faculdade de Música do Espírito Santo

Licenciada em Música pela Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” - FAMES e Pós - graduada (Lato Sensu) em Educação Especial e Libras pelo CESAP. Atualmente é mestranda em Música pela UFSJ, Professora Assistente da Fames e Presidente do Núcleo de Acessi-bilidade Educacional e Permanência – NAEP – da instituição.

Ana Roseli Paes dos Santos, Federal University of Tocantins

Pesquisadora Produtividade do CNPq. Bacharel em Música pela UNICAMP (1996), mestre em Educação pela UNICAMP (2008) e doutora pela Universidade do Minho/Portugal (2014). Atualmente é Professora Adjunta e Coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu em Música da UFT. Colaboradora na Pós-graduação em Música da UFSJ.

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Publicado

2023-07-29

Como Citar

MARTINS, Ana Carolina dos Santos; SANTOS, Ana Roseli Paes dos. Pretexto, contexto, hipertexto, mais texto: a disciplina de Libras nas licenciaturas de música a partir dos seus textos. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0105, 2023. DOI: 10.5965/2525530408012023e0105. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23566. Acesso em: 22 dez. 2024.