Razões e meios para o envolvimento com a proposta de Heinrich Schenker

Autores

  • Adriana Lopes Moreira Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP
  • Maria Lúcia Pascoal UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530406032021234

Palavras-chave:

Heinrich Schenker, motivo musical, contraponto musical, harmonia (música), gráfico musical em multiníveis

Resumo

A expansão da percepção de obras musicais que emerge do contato de músicos com a proposta schenkeriana é valorizada neste artigo. Para tanto, as autoras compartilham com o leitor suas experiências docentes junto ao ensino dessa prática analítica, em interlocução com processos harmônicos, contrapontísticos e texturais.

Biografia do Autor

Adriana Lopes Moreira, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP

Adriana Lopes da Cunha Moreira é Doutora em Música (UNICAMP, 2008), pianista, professora livre-docente no Departamento de Música (CMU) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP, 2004-) e professora efetiva no Programa de Pós-Graduação em Música da ECA-USP (2010-). É coordenadora da Graduação do CMU (2017-21), coordenadora do Grupo de Pesquisa TRAMA: Teoria e Análise Musical, voltado à aplicação de conceitos teóricos emergentes para a prática analítica de obras musicais (USP, CNPq, 2015-), e co-coordenadora dos Encontros Internacionais de Teoria e Analise Musical, EITAM (2009, 2011, 2013, 2017, 2019). Foi editora-chefe de publicações da ANPPOM (2011-15), que englobam a Revista OPUS (Qualis-CAPES A1), série Pesquisa em Música no Brasil e coordenação científica dos congressos anuais.

Maria Lúcia Pascoal, UNICAMP

Maria Lúcia Pascoal é Doutora em Música (UNICAMP), professora e pesquisadora na área de Teoria e Análise no Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Seu trabalho de Análise Musical desenvolve principalmente o estudo da música brasileira dos séculos XX e XXI. Colabora nas principais publicações especializadas em música no Brasil e participa de encontros e congressos nacionais e internacionais, entre os quais o Orpheus Music Theory Seminar em Ghent (Bélgica) e Seminário Internacional Jorge Peixinho “Mémoires” (Portugal). É autora de Estrutura Tonal: Harmonia (Cia. Editora Paulista). Foi editora da revista OPUS da ANPPOM e é membro fundador da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical TeMA, da qual é vice-presidente no biênio 2021-2023.

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Publicado

2021-10-14

Como Citar

MOREIRA, A. L.; PASCOAL, M. L. Razões e meios para o envolvimento com a proposta de Heinrich Schenker. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 3, 2021. DOI: 10.5965/2525530406032021234. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20081. Acesso em: 30 nov. 2021.