A harmonia segundo Aristóxeno de Tarento: comentários filosófico-epistemológicos sobre teoria musical grega
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530406012021e0007Palavras-chave:
teoria musical, epistemologia, Aristóxeno de Tarento, harmonia, teoria musical medievalResumo
Visando contribuir com os estudos de Harmonia, propõe-se um levantamento, com comentários, de expressões fundamentais da literatura musical grega, com base em Aristóxeno de Tarento (século IV a.C.). Sob essa proposta de análise semântica, também se procura perceber a organização de seu tratado de Harmonia, haja vista suas partes e uma metodologia. Por conseguinte, apontam-se alguns princípios filosóficos que norteiam a atividade musical, como a necessária disposição crítico-poiética do μουσῐκός (mousikós) e o conhecimento da episteme musical. Também incluem-se breves comentários sobre a tradição da literatura musical em latim, expressa desde Martianus Capella e Fabius Fulgentius, aproximadamente no século V d.C., até os teóricos mais tardios, com Sethus Calvisius e Blanchinus Veronensis, já no início dos séculos XVII e XVIII respectivamente, todos herdeiros de Aristóxeno e de seus epígonos, em menção a Aristides Quintiliano, Cleônides e Ptolomeu.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialektik der Aufklärung. Frankfurt: Fischer, 1969 [1944].
ANDRADE, Mario de. Compendio de Historia da Musica. 1. ed. Digitalizado. São Paulo: Cupolo, 1929. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=64516&opt=1. Acesso em: 25 mar. 2021.
ARISTOTELES; Euclides; Nicomachus; Bacchius; Gaudentius; Alypius. Musici scriptores Graeci. Recognovit prooemis et indice instruxit Carolus Janus. Lipsiae: Teubner, 1895.
ARISTOXENOS. Αριστοξνου Αρμονικων τα Σοzομενα (Die harmonischen Fragmente des Aristoxenus). Herausgegeben von Paul Marquard. Berlin: Weidmannsche Buchhandlung, 1868.
ARISTOXENUS. Αριστοξενου Αρμονικα Στοιχεια. The Harmonics of Aristoxenus. Edited with translation notes; introduction and index of words by Henry S. Macran. Oxford: Clarendon Press, 1902.
ARISTOXENUS. Αριστοxενου Ρυθμικών Στοιχείων. In: MARCHETTI, Christopher C. Aristoxenus Elements of Rhythm: Text, Translation, and Commentary with a translation and commentary on POXY 2687. Dissertation (Graduation School-New Brunswick) – Rutgers, The State University of New Jersey. New Brunswick, New Jersey, 2009.
ARISTOXENUS, von Tarent. Melik und Rhythmik. Übersetzt und Erläutert durch R. Westphal. Leipzig: Verlag von Ambr. Abel, 1883.
CAPELLA, Martianus. Les noces de Philologie et de Mercure. Livre IX – L’Harmonie. Paris: Les Belles Lettres, 2011.
CHAILLEY, Jacques. L’imbroglio des modes. Paris: LeDuc, 1960.
CLEONIDES. Harmonicum introductorium [Εἰσαγωγὴ ἁρμονική]. Interprete Georgio Valla Placentino. Venetiis: Simonem Papiensem dictum Biuilaquam, 1497.
CLÉONIDE; EUCLIDES. L’introduction harmonique [de Cléonide] et La division du canon [d’Euclide le Géomètre]. Traduction avec commentaire perpétuel de Ch. Emile Ruelle. Paris: Librairie de Firmin Didot et Cie., 1884.
DE MUSICA Scripta Bellermanniana. Bibliotheca Scriptorum Graecorum et Romanorum Teubneriana. Edidit D. Najock. Leipzig: Teubner Verlagsgesellschaft, 1975.
EUSEBIUS [Cesareae]. Preparatio Evangelica. Liber I. United Kingdom: [s. n.], 1903. Disponível em: http://www.tertullian.org/fathers/eusebius_pe_01_book1.htm. Acesso em: 3 maio 2020.
EYCK, Jan van; EYCK, Hubert van. Het lam Gods. 1432. Óleo e madeira, 3.4 x 5.2 m (12 painéis). Catedral de São Bavão, Gante, Bélgica. Disponível em: https://www.sintbaafskathedraal.be/en/history/the-ghent-altarpiece/. Acesso em: 25 fev. 2021.
FULGENTIUS, Fabius Planciades. Opera. Recensuit: Rudolfus Helm. Lipsia: Teubner, 1898.
GALILAEI, Galilaeo. Systema Cosmicum. Augustae Treboc [Strasbourg]: Typis Davidis Havtti, 1635.
GALILEI, Galileo. Siderevs nvncivs. Venetiis: Thomam Baglionum, 1610. Disponível em: www.liberliber.it/biblioteca/g/galilei/sidereus_nuncius/html/sidereus.htm. Acesso em: 4 mar. 2020.
GALILEI, Galileo. Dialogo sopra i due massimi sistemi del mondo Tolemaico, e Copernicano. Fiorenza: Batista Landini, 1632.
GALILEI, Vincentio. Dialogo della mvsica antica, et della moderna. Fiorenza: Giorgio Marescotti, 1581.
GIBSON, Sophie. Aristoxenus of Tarentum and the Birth of Musicology. Edited by Dirk Obbink and Andrew Dyck. New York; London: Routledge, 2005.
GLAREANI, S. D. P. [Henricus Loriti]. Δωδεκαχορδον. Basilæ: Henricus Petrus, 1547.
HESÍODO. Os trabalhos e os dias. Trad. e estudo de Luiz Otávio Mantovaneli. São Paulo: Odysseus, 2011. (Coleção Kouros).
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário da Língua Portuguesa. Elaborado no Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
KEPLER, Ioannes. Harmonices Mundi. Austriae: Ioannes Plancus, 1619.
LAERTIUS, Diogenes. Vitarum Philosophorum Libri. Bibliotheca scriptorum Graecorum et Romanorum Teubneriana. Edidit Miroslav Marcovich. Berolini: Walter de Gruyter, 2008.
NEWTON, Isaac. Philosophiae naturalis Principia mathematica. Londini: Jussu Societatis Regiae ac Typis J. Streater, 1686. [Online]. Disponível em: https://cudl.lib.cam.ac.uk/view/PR-ADV-B-00039-00001/1. Acesso em: 20 mar. 2020.
OVIDE. Les Métamorphoses. Text établi et traduit par Georges Lafaye. Paris: Les Belles Lettres, 1928. Tome I (I-V).
PLATON. Oeuvres complètes. Texte établi et traduit par Albert Rivaud. Paris: Les Belles Lettres, 1985. Tome X: Timée – Critias.
PLUTARQUE. De la Musique (Peri Mousikēs). Édition critique et explicative par Henri Weil et Théodore Reinach. Paris: Ernest Leroux, 1900.
PTOLOMEUS. Harmonics. Translation and commentary by Joh Solomon. Leiden; Boston; Köln: Brill, 2000.
QUINTILIANUS, Aristides. De Musica. Edidit Albertus Iahnius. Berolini: S. Calvaryus et sociis, 1882. Libri III.
REMIGIUS, Altisiodorensis. Scriptores ecclesiastici de musica sacra potissimum. Ed. Martin Gerbert, repr. Hildesheim: Olms, 1963 [St. Blaise: Typis San-Blasianis, 1784]. v. 1, p. 63-94. 3 v.
SCHOLIA enchiriadis de arte musica. In: MIGNE, J. P. (ed.). Patrologia cursus completus. Paris: Garnier, 1844-1904. (Series latina, 221 v.)
SUDA. Suidae Lexicon. Ex recognitione Immanuelis Bekkeri. Berolini: typis et impensis Georgii Reimeri, 1854.
THESAURUS MUSICARUM LATINARUM. Bloomington (EUA), School of Music, Indiana University. Disponível em: www.chmtl.indiana.edu/tml/start.html. Acesso em: 10 jun. 2020.
TRENDELENBURG, Fridericus Adolphus. Platonis de ideis et numeris doctrina ex aristotele illustrata. Lipsiae: [s. n.], 1826.
TROND, Rudolf von [St.]. Die Quaestiones in musica: Ein Choraltraktat des zentralen Mittelalters und ihr mutmasslicher Verfasser Rudolf von St. Trond (1070-1138). Leipzig: Breitkopf und Härtel, 1911. Disponível: http://www.chmtl.indiana.edu/tml/12th/RUDQUA. Acesso em: 20 mar. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Paulo Eduardo de Barros Veiga, Rubens Russomanno Ricciardi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.