Répeter: Uma análise composicional
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530405012020009Palavras-chave:
Composição musical, processos criativos, linhas, análise musicalResumo
Este trabalho introduz a ideia de análise composicional, como uma alternativa, para a área de pesquisa em composição musical, a enfoques analíticos tradicionais de cunho essencialmente musicológico. Para tanto, apresento a análise de uma peça para violão de minha autoria, intitulada Répéter, que, a partir da coleta de uma série de dados, impressões, materiais e registros diversos do processo composicional, ilustra um caminho possível para a prática analítica, na área. Antes de apresentá-la, no entanto, comento brevemente as bases dessa abordagem, através de: 1) uma discussão introdutória acerca dos contextos acadêmicos e artísticos que justificam a proposta; e 2) uma abordagem conceitual da análise composicional a partir das ideias de linhas, lugar, emaranhado e composicionalidade de Deleuze e Guattari (1995), Tim Ingold (2008, 2011, 2012) e Paulo Costa Lima (2012), respectivamente. Com isso, espero lançar um horizonte analítico
experimental, que é mais uma extensão do próprio processo criativo, do que uma busca por representação ou explicação da obra, enquanto produto daquele processo.
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