A voz no blues: identidade, questões de gênero e racialização

Autores

  • Paola Menegat Delazzeri Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530403022018072

Palavras-chave:

Racialização, Blues, Questões de gênero, Práticas vocais

Resumo

Este artigo depreende-se da pesquisa que desenvolvi no Mestrado em Música na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que tratou dos significados atribuídos à prática do gênero musical blues na cidade de Caxias do Sul (RS) e, sobretudo, das práticas vocais ligadas a esse gênero musical. Nele, busco compreender como a voz se constrói a partir de valores identitários, de questões de gênero e de racialização. Objetivo, portanto, discutir, a partir da experiência etnográfica, realizada de agosto de 2017 a janeiro de 2018, a voz em performance como meio de desconstruir normatizações e binarismos ligados ao saber-fazer vocal.

 

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Biografia do Autor

Paola Menegat Delazzeri, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestre em Música no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Área de concentração: Etnomusicologia/Musciologia.

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

DELAZZERI, Paola Menegat. A voz no blues: identidade, questões de gênero e racialização. Orfeu, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 73–95, 2018. DOI: 10.5965/2525530403022018072. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530403022018072. Acesso em: 22 dez. 2024.