Motivação de crianças para aprendizagem do violão no contexto do ensino coletivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530402022017147

Palavras-chave:

Motivação, Crenças de Autoeficácia, Ensino Coletivo, Crianças, Violão

Resumo

O estudo das “Crenças de Autoeficácia” é uma das possibilidades para orientar investigações sobre a motivação, uma vez que a confiança nas próprias habilidades está relacionada a aspectos intrínsecos e extrínsecos do processo motivacional. Assim, o escopo para este estudo foi investigar a motivação de crianças para aprender violão sob a ótica das crenças de autoeficácia, num contexto de ensino coletivo. A metodologia foi um Estudo de Levantamento de pequeno porte, realizado com sete crianças entre 9 e 11 anos de idade, e a coleta de dados foi feita por meio de questionário com perguntas abertas e questões com resposta no formato de escala Likert. Os resultados indicaram aspectos da motivação geral das crianças sobre a aprendizagem em grupo, repertório e performance pública, na relação com suas crenças de autoeficácia. Neste sentido, foi observado que as experiências vicárias estavam presentes nas aulas e que os estudantes valorizavam a possibilidade de aprender com os outros; que as experiências de êxito eram pouco percebidas pelas crianças; que os estados fisiológicos eram mais controlados no contexto da performance em conjunto; e que a persuasão verbal vinda do professor possuía efeito positivo maior para o aumento das crenças de autoeficácia nos estudantes em detrimento da persuasão dos colegas. Concluiu-se que os resultados da pesquisa corroboraram com estudos anteriores sobre a aprendizagem em contexto coletivo, demonstrando o potencial que tal contexto traz para motivação do aluno, além de permitir vislumbrar sugestões para que o professor possa contribuir na manutenção da motivação dos estudantes e, consequentemente, para o aumento das suas crenças de autoeficácia.

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Biografia do Autor

Dayane Battisti, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Música da UFPR, na linha de pesquisa Educação Musical e Cognição, sob a orientação da Profª. Drª. Rosane Cardoso de Araújo. Concluiu o Mestrado em Educação Musical em fevereiro de 2016, também sob orientação da Profª. Drª. Rosane Cardoso de Araújo; o curso de bacharelado 'Superior de Instrumento (Violão)' na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (atual UNESPAR), sob a orientação do Prof. Dr. Orlando Fraga em 2013 e a graduação em Administração de Empresas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2008).

Rosane Cardoso de Araújo, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora Associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente nos cursos de graduação e pós-graduação em música. Bolsista de produtividade do CNPq e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPR. Doutora em Música pela UFRGS. Realizou pós-doutorado na Universidade de Bolonha.

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

BATTISTI, Dayane; ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Motivação de crianças para aprendizagem do violão no contexto do ensino coletivo. Orfeu, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 147–174, 2017. DOI: 10.5965/2525530402022017147. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530402022017147. Acesso em: 4 nov. 2024.